Menu

Sentai Recomendado – Choujin Sentai Jetman

Luiz Gustavo Mendes 10 anos ago 10 128

ChoujinSentaiJetman

Não é surpresa para ninguém que eventualmente chegaríamos em Choujin Sentai Jetman aqui nos sentais recomendados. O status da série como uma das melhores de todos os tempos é lendário, mas a pergunta é: essa fama toda é justificada? E a resposta simples é: sim, é sim.

Mas, vamos voltar um pouco no tempo. Lá em 1972 foi exibido um anime muito, muito bacana chamado Kagaku Ninjatai Gatchaman. Essa série não só foi a grande inspiração para a franquia dos sentais, mas por si só foi uma série muitíssimo bem trabalhada. É um anime com ótimas cenas de ação, uma animação e o traço acima da média para a época e uma trama simples, mas bastante efetiva. Porém, o ponto alto da produção eram seus cinco protagonistas. Cinco heróis muito diferentes e que aos poucos foram sendo trabalhados para mostrar todas suas facetas.

G-Force_-_group_shot2

Jetman Begins

E chegamos a 1991, quando tivemos uma série que foi um tributo diretíssimo aos Gatchaman. Não só a temática era a mesma, como os personagens também eram bastante similares. Temos o águia como líder trágico e resoluto, o condor como segundo e comando e rival, a cisne como sensata do grupo, envolvida no meio de um triângulo afetivo e o coruja como grandalhão com coração de ouro. Apenas o papel da andorinha mudou um pouco mais, mas ainda manteve a característica de criança inconsequente do grupo.

Império do Chapéu Gigante Vyram

Império do Chapéu Gigante Vyram

No entanto, mesmo sendo um meio que normalmente não é conhecido por personagens complexos, Jetman foi além. Ele pegou essas características herdadas de Gatchaman e levou a outro nível, tornando mais entrelaçados os personagens e isso inclui os vilões. Por sinal, o império dimensional Vyram é um dos melhores grupos de vilões que já apareceu em um tokusatsu e isso se deve muito ao fato de que eles são amarrados e desenvolvidos quase tanto quanto os próprios heróis.

Porém, se temos uma trama fantástica e personagens incríveis, há que se ver também a parte de ação. Jetman é uma série com lutas bem diferentes do que víamos, mais curtas e diretas. Não são maravilhosamente coreografadas, mas têm um senso de urgência bem bacana. E caros amigos, os robôs são absolutamente fantásticos, todos eles. E uma coisa legal é que há um grande uso antes do gattai, o que é bem legal.

Oooh, shiny!

Oooh, shiny!

Enfim, amigos, vocês já devem ter ouvido muitas vezes o quanto Jetman e incrível e eu vou apenas corroborar com isso. É uma série que você quer devorar de tanto que fica envolvido.

Portanto, leitores, vejam Jetman. Simples assim!

– Advertisement – BuzzMag Ad
10 Comments

10 Comments

  1. Fernanda disse:

    Jetman… Até assisti o primeiro episódio da série, mas desisti. Óbvio que a série merece todo essa purpurina e o título de “Melhor SS de todas as eras”, mas não tive tanto desejo de assisti-la. Na minha opinião, tem um enredo MUITO diferenciado da grande maioria. talvez seja por isso e pelo fato de ser tão adorada que eu acabei deixando pra depois. Tenho certa aversão a séries com fãs babões, quase sempre é a mesma coisa “Jetman é perfeito”, “Abare Killer Rules”, “Changeman e Flashman são ótimos” e blábláblá… Tem hora que enche o saco! Por isso estou curiosa pra saber qual será o próximo Sentai Recomendado. Falando nisso, você se importaria de me dizer quais sentais realmente merecem ser assistidos(e talvez quais eu devo evitar)? Estou terminando Kiva(Wataru seu gato) e pretendo assistir um Sentai, às vezes Kamen Rider é tão tenso! Preciso descontrair um pouco. Aproveito também para elogiar o post, as férias tem me ajudado e agora posso comentar os posts(acredita que eu tinha que visitar o Senpuu escondida?). De qualquer maneira, parabéns pelo post, beijos.

  2. EDUARDO disse:

    este vou ver se eu pego lá na liberdade em sp no meu niver que é em 11/02 (msm data de fundação do japão :D) assim como bioman que eu tbm esto udoido pra ver a serie toda completa e legendada 🙂
    e falando de jtman este foi um sentai que escapou por pouco do facão do contrato entre a toei/saban/disney pra virar um power ranger
    ufa!!! 🙂

  3. Raphael Soma disse:

    Na minha humilde (ainda que muitas vezes polêmica) opinião, Jetman já foi o melhor Sentai EVER, só que agora ele divide esse título com Shinkenger… :3

  4. Kingform disse:

    Olá pessoal!

    Gosto bastante de Jetman, justamente pelo roteiro mais sério. Tenho assistido Sentais ultimamente, terminando a década de 80, recentemente assisti a três que chamaram a atenção: Liveman, Turboranger e Bioman. Liveman é o sentai menos infantil que eu já vi, quase não há referências infantis nele. Turboranger me surpreendeu, série bem diferenciada. Gostei bastante. Assisti a quase todos os Riders, incluindo o V3, agora falta o Hibiki. E agora estou assistindo os Ultras. Vocês do Senppu, logo que possível, poderiam escrever um pouco sobre eles?
    Ótimo post sobre Jetman, abraços!

  5. Oi Fernanda,

    o próximo sentai recomendado ainda é uma surpresa, mas se você acompanha o Senpuu eu posso dizer que é meu sentai favorito de todos os tempos 😉

    Sobre recomendações, tenho várias, mas vou falar apenas das séries que eu vi completas. Como você falou que quer algo mais descontraído, duas séries que eu gosto muito são Dairanger e Hurricanger. Ambos tem pegadas mais leves, ótimas cenas de ação e muito humor. Dekaranger, que eu já recomendei aqui, também é uma série muito legal e fácil de acompanhar. Um pouco mais tradicional tem GoGoV que é muito empolgante, apesar de não tão criativa. Vale a pena.
    Evitar já é outra história. Carranger eu achei cansativo o humor, mas tem bastante gente que gosta. Gingaman achei bem arrastada, assim como Zyuranger. apesar de que essa merolha um bocado no final.
    E eu entendo sua ressalva quanto a séries com hype muito grande, eu também fico com um pé atrás. Mas dê uma chance a Jetman, vale a pena.

    Um abraço e fique ligada para as próximas recomendações!

  6. jonas disse:

    Jetman junto com Fashman,Liveman e Dairanger sao as melhores series sentais dos anos 80 e 90.E eu aposto que o proximo sentai recomendado sera Genkiranger que e muito bão da conta nao tao bom como o sentai [equipe] do Raja Casablanca ne mozenjaa

  7. YUMI MORINAGA disse:

    Eu adoro jetman uma serie incrivel e uma das minhas favoritas junto com changeman,flashman,maskman e fiveman

  8. Fernanda disse:

    Puxa, Dairanger parece ser interessante, dizem que é uma das melhores séries dos anos 90 o enredo parece legal e tem o Kiba, já Hurricaneger… Ah, eu tenho um ódio tremendo de Hurricaneger! Não pergunte o porquê, nem eu mesmo sei, assisti Gaoranger vs. Hurricaneger(nunca vi nenhuma das séries, mas até que eu curti) e detestei a equipe, além disso, também odiei os episódios deles em Gokaiger. Já vi Dekaranger é maravilhoso, foi meu primeiro tokusatsu. GoGoV eu deixarei para depois de assistir Timeranger, quando estiver meio fula da vida e quiser assistir desgraça(SPOILER), mesmo sabendo que o infeliz morre, com certeza vou chorar com Time Fire(FIM DO SPOILER).

    Carranger é tãããoooo legal, vi apenas seis episódios, mas com certeza vou assistir o resto! Passo longe de Gingaman(e daquela droga chamada Turboranger, que quase afundou SS), segundo a wikipédia, não é lá a melhor série, tem uma história pouco interessante, ignoro Zyuranger completamente, essa coisa de dinossauros enche o saco(tá, Kyoryuger é diferente só porquê os protagonistas são gatos)!

    Mas, como sempre, eu tenho que meter Go-Onger na história! Isso sim é uma série maravilhosa(sem ironias). Confesso que comecei a assistir só pelo Masahiro Usui(O Hant-Green), mas me apaixonei por quase todos, exceto o Gunpei(versão malfeita do Hoji) e a enjoada Saki. Tenho pena pois todo mundo critica a série e talz, eu realmente amei, foi a minha segunda série de tokusatsu e era o tipo que eu queria, cenas de ação, personagens especiais e ótimo design.

    Erh… Não sei se é o melhor local para fazer sugestões, mas bem que vocês poderiam falar dos filmes de SS e KR, né? Principalmente os crossovers, tem muita coisa legal por aí, Super Sentai vs. Gaoranger e GOD SPEED LOVE seriam ótimos começos! Seria legal também ver matérias sobre o desaparecimento da Yellow Four I, o “quase-hiatus” de SS na década de 90(que começou mesmo em 1989 com aquela coisa chamada Turboranger e só terminou com o grande Carranger) e confrontos entre equipes de SS(semelhante ao Tokusatsu vs HQ, sabe?).

    Bem, agradeço pela resposta, foram ótimas sugestões, eu que sou fresca pra assistir mesmo.

    Até o/

  9. jonas disse:

    Teletubbies pode se considerado um super sentai

  10. Din disse:

    Na minha opinião, Jetman tem sim uma trama boa e personagens e vilões bem construídos, mas acho que não para um Sentai, a história, os personagens… tudo ficou BEM diferente, é estranho o Jetman ser um Sentai…Tipo, ele ta mais para uma novela rsrs

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad