Menu

Por que tão sério?

Luiz Gustavo Mendes 10 anos ago 10 81

why_so_serious-wide

Nós não somos o público alvo dos tokusatsus. Somos fãs, talvez os maiores que o gênero possua, mas o leitor e ouvinte médio do Senpuu não é o público alvo.  As séries que tanto amamos são direcionadas a espectadores de até uns 14 anos, muitas vezes até menos. E nós entendemos isso, para falar a verdade, até faz parte da magia.

No entanto, mesmo sem perceber, muitas vezes cobramos dessas produções como se fossem feitas para gente da nossa idade. É fácil perceber que as séries mais amadas são aquelas que tem tramas e personagens mais desenvolvidos, mais adultos. O exemplo cabal disso é a aclamadíssima, e com todos os méritos, Choujin Sentai Jetman. Temos outras séries, essas sim voltadas para um público mais velho, como GaroAkibaranger, mas estas são um tópico à parte.

Mais real impossível!

Mais real impossível!

No entanto, se sabemos  que não devemos esperar isso, por que ainda sim cobramos? Simples! Porque não é possível desvencilhar totalmente quem você é. Nossa suspensão da descrença está sempre no máximo para aceitar o mundo com monstros gigantes de borracha, armaduras de spandex que soltam faísca e tudo mais. Mas a imersão é uma parte importantíssima de qualquer obra de arte e a falta de um vínculo com a realidade nos faz, muitas vezes, perder o interesse.

Isso faz com que julguemos alguns tokusatsus de uma forma diferente do que foi pretendido. Em seu cerne, esse tipo de série, por definição, é sobre ação e efeitos especiais e muitas das que consideramos fracas se enquadram bem nessa definição. Kamen Rider Kabuto, que é só um Rider bonito, que o diga. Então por que se importar com uma trama que um adulto pode seguir e apreciar? Mais simples ainda! Porque usar a desculpa que é uma série para criança é uma saída fácil.

Repitam comigo: Kabuto é só um...

Repitam comigo: Kabuto é só um…

Por mais que as empresas tenham um foco infanto-juvenil, elas sabem que existe uma grande parcela de pessoas mais velhas assistindo. E mesmo os jovens de hoje têm uma cabeça mais madura e mais difícil de “enganar” do que era antigamente.

Isso pode ser bem ilustrado no mundo ocidental com os desenhos da Disney e da Pixar. Vejam bem, leitores, eu sou fã incondicional do império do Mickey, mas até meus filmes favoritos, como a Bela e a Fera por exemplo, são difíceis de acompanhar com toda atenção. Por outro lado, produções como Toy Story pegam qualquer idade. Crianças riem das trapalhadas do Rex, da afetação do Buzz, enquanto os adultos apreciam o quão profundo são os temas.

Qualidade escrito com 5 letras

Qualidade escrito com 5 letras

O mesmo se aplica aos tokusatsus. É fácil justificar que GoOnger é uma série que cumpriu seu papel porque agradou crianças, mas o roteiro da série é fraco e as atuações são inexpressivas.

Uma série que, na minha opinião (e eu sei que muita gente discorda), foi excelente e voltada ao seu público alvo foi nosso cabeça de foguete, Kamen Rider Fourze. Os personagens eram totalmente caricatos em tudo, a série cheia de piadinhas e frases de efeito que agradam crianças e monstros bem plásticos e muitos power ups para vender bonecos. No entanto, a trama foi muito bem armada e desenvolvida, e conseguiu me agradar muito.

Equipe Rocket voando na velocidade da... Opa, série errada!

Equipe Rocket voando na velocidade da… Opa, série errada!

Enfim, espero que os escritores de tokusatsu continuem fugindo da desculpa do infantil e prossigam seus trabalhos nos dando séries de qualidade, para qualquer idade.

Até a próxima e sempre olhe pro lado bom da vida!

– Advertisement – BuzzMag Ad
10 Comments

10 Comments

  1. Caio Esteves disse:

    Concordo com tudo dito no texto, menos que os atores de Go-Onger são inexpressivos. Acho que é justamente o contrário, a atuação deles é extremamente exagerada.

    E eu não tenho problemas com essa série, pra quem gosta de comédia japonesa ela é muito boa.

    Acho bizarro certos fãs de Tokusatsu exigindo uma maturidade na série que na verdade nunca existiu, nem na era Showa, que muitos viram uma série ou outra na infância, veja bem, e hoje falam da dita maturidade. Ou nem viram coisa alguma. Só ver de gente falando de seriedade e dramaticidade dos Riders Showa, usando o Black como exemplo, quando na verdade o tipo de história, caracterização dos personagens e tal é muito mais próximo da Era Heisei, quem fala isso nunca deve ter visto outro Rider Showa na vida.

    E eu não entendo essa noia em desmerecer tudo que eles consideram mais infantil. Muitas séries infantis conseguem ter tanta ou até mais qualidade que muita série “adulta” por aí.

  2. EDUARDO disse:

    precisa ver como a molecada do japão irá ver este novo sentai por lá e o sentai de 2013 ñ agradou ngm por lá e ate que foi bem aceita por aqui no brasil via interent pelo que eu pude observar ao longo de todo o ano de 2013 e pode ser que aconteça o contrario em realçao a isso em 2014 com o sentai em forma de trem… ou ñ pode ser que ñ agrade ngm
    nem japoneses
    nem brasileiros
    nem norte – americanons (versão power rangers) e assim por diante
    so o tempo dira isso msm a partir de fevereiro do ano que vem em diante

  3. Wolf disse:

    Concordo com o post, mas eu acho que existe uma diferença em entre ser e achar. Eu acho Fourze infantil, mas ele pode ter sim lá seu enredo bom e agradar a gregos e troianos, vai muito do gosto pessoal mesmo.

  4. Erza disse:

    haha Dizer que Kabuto é só um Kamen Rider bonito é sacanagem, primeiro porque o visual nem é lá tão grandioso, segundo porque tem um ótimo aprofundamento na história, do jeito que foi dito parece que é uma trama “simples” e tão fácil de entender quanto Abarenger, são Worms, Clock Up, ZECT e Tendou Souji, parece ser simples, mas não é, ainda mais depois de assistir God Speed Love . E Go-Onger nunca teve um cast inexpressivo! É uma série “quase-comédia”, como diabos os atores seriam inexpressivos? Cadê a lógica?! Eles possuem uma atuação demasiada, é completamente diferente, são, de certa forma, caricatos, mas nem um pouco inexpressivos. Eu adoraria compreender o porquê de tantos ovos arremessados contra séries assim, e nem adianta dizer que o roteiro é ruim, se fosse assim, as histórias de Abarenger, Gaoranger, Turboranger e outras séries também seriam uma bela bosta(não estou desmerecendo as séries, mas vai me dizer que são grandes roteiros?).

  5. Oi pessoal,

    me expressei mal falando que os atores de goOnger são inexpressívos. Meu ponto não é que eles não tem expressão, mas que eles não são marcantes.
    Mas Erza, para mim, o problema com essas séries é que eu acho que você pode fazer algo com mais qualidade ainda tendo um tema bem infantil, como citei o exemplo de Fourze. Mas não é a única, tem várias séries mais bobinhas que são excelentes porque conseguer manter uma trama bem armada por trás de todos os fogos e monstros de borracha.
    Por mais que a série tenha várias outras falhas, Kyoryuger é uma série mega infantil e boba, mas que consegue criar personagens com algum desenvolvimento e uma trama razoavelmente coesa.
    Você mesmo citou outros exemplos de série que, apesar de bobas, eu gosto. Gaoranger é um excelente exemplo, afinal Abaranger tem seus momentos um pouco mais densos. Eu gosto bastante do esquadrão das 100 bestas, e ela não cansa.

  6. Fernanda disse:

    Tá, eu discordo da sua opinião em relação aos personagens de Go-Onger, mas agora fiquei curiosa, quem são esses personagens memoráveis? O pessoal vive falando dos Flashman, Changeman, Black Condor, Kamen Rider Black, do Abare Killer e, bem raramente, do Time Fire, os dois primeiros e o Rider Black provavelmente pela nostalgia e blá, o Condor Black pois é o rival do Sentai mais amado(é o que parece) de todos os tempos e o Killer e o Fire por serem “sextos” anti-heróis, mas há mais outros além destes? Eu realmente fico frustada com tanto Sentai bom que é desmerecido, Megaranger, Bioman, Fiveman e até mesmo JAKQ são ofuscados, não que estas sejam melhores do que Jetman, por exemplo, só acho que falta citar essas que são varridas para debaixo do tapete.

  7. Rockmanbalboa disse:

    Bem, acredito que apesar de muitos serem feitos para crianças, muitas vezes acabo notando que, há certos toques de realidades, normalmente dependendo da serie, porem o toque de irrealidade acaba me afetando mais, não que aqueles que possuem realidade maior não me atraiam, pois vejo todos como únicos cada um tendo aquilo que me faz ver aquela serie, como o kamen rider shin que tem um toque mais adulto.

  8. Grimmjow disse:

    gostei do post, porem falar que kabuto é só um rider bonito é até mancada, a estoria tem alguma complexidade, junto com o filme e tudo mais.. e tem personagens bem marcantes, são rider fortes com poderes bem simples, sem exageros e tals..
    diferente dos novos da era hesei.. tipo o fourze e agora o gaim ^^’

  9. Kingform disse:

    Sobre Gaim, não vou nem comentar, é um dos Riders mais legais que já vi. Pelo menos esses doze primeiros episódios estão muito bons. Quem torcia o nariz precisa dar o braço a torcer.

  10. Michel disse:

    Jetman é boa, mas enchia o saco as vezes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad