Menu

Games que viraram animes

Júlio Ashram 10 anos ago 8 18

Fala trupe! Estamos no final de novembro e este mês foi marcado por lançar dois consoles novos no mercado: Playstation 4 e X Box One. Eu, como bom gamer que sou, resolvi então falar de alguns animes baseados em jogos. Citarei alguns, pois não caberiam todos na matéria.

pocket monster

Começando a lista com o sucesso absoluto Pokemon (Pocket Monster), um jogo criado para vídeo game em 1996 que em pouquíssimo tempo se tornaria um anime pelas mãos do estúdio Oriental Light and Magic e vem sendo lançado até hoje, somando mais de 600 episódios. Pode-se dizer que a marca Pokemon arrecadou muito mais dinheiro com o anime e suas dezenas de movies, ovas, spin-offs lançados do que com o próprio jogo.

Voltando um pouco atrás, em 1992 foi lançado o anime Fatal Fury: A Lenda do Lobo Faminto pelo estúdio VIZ. Contando a historia dos irmãos Terry e Andy Bogard que buscavam vingança pela morte do pai pelas mãos do vilão Geese Howard. Excelente adaptação do jogo de mesmo nome lançado 1991 pela saudosa empresa de games SNK. O anime rendeu mais dois ovas, sequencias que foram lançados aqui no Brasil e exibidas pelo também saudoso U.S mangá, programa exibido pela Rede Manchete entre 1996 a 1998 e que trouxe outros animes baseados em jogo da SNK .

O sofrível Art of Finghting, um anime que não tinha nada a ver com o jogo , com péssima animação e um enredo ridículo. E ainda Samurai Shodown, que conseguiu ter uma animação pior assim como o enredo. Só para vocês terem uma ideia, o grande vilão da série, Amakusa Shiro, se tornou mulher na adaptação do anime (não preciso dizer mais nada).

Street Fighter II The Animated Movie

Em 1994 foi lançado o que é considerado até hoje o melhor anime adaptado de jogos de todos os tempos: o incrível Street Fighter The Animated Movie dirigido pelo mestre Gisaburo Sugii (Astro Boy, Captain Tsubasa) de forma magistral e com o mesmo enredo do jogo, esse filme é um divisor de águas mostrando que games poderiam sim ser adaptados e terem uma história tão brilhante quanto filmes, séries e romances. Contando a história dos amigos Ryu e Ken em busca de seus destinos como lutadores, cada um com seu ponto de vista mostra todos os personagens do até então Street Fighter 2, jogo mais rentável da CAPCOM.

Com um hora e quarenta minutos de pura ação, drama e aventura, esse anime é bem focado no drama de seus personagens principais, uma obra obrigatória para quem não viu. Já foi exibido no Brasil, é a dublagem em português está sensacional. Ainda na pegada de Street Fighter, o jogo já teve uma versão em anime para TV lançada 1995 e exibida também no Brasil, contando com a mesma dublagem do filme e mais quatro filmes lançado posteriormente, porém não distribuídos aqui. Mas, todos animes de Street Fighter são impecáveis.

505856-12511_mega_man
A série Mega Man, também da CAPCOM, foi outra que teve suas versões para animes, sendo que a última foi exibida na Rede Globo, embora fosse um enredo totalmente voltado para TV, sem ligação com o game. Darkstalkers, um jogo de luta com personagens vampiros, lobisomens, e até figuras folclóricas (sim, esse era do Brasil) também teve uma adaptação para anime dividido em quatro ovas e é exatamente igual ao jogo.

Outro game de luta que posso citar e que foi animado, é da franquia Tekken. Produzido em 1998, esse anime não tem muita relação com o jogo em si e não teve muita popularidade, na verdade, pode-se dizer que foi uma catástrofe.

dragon quest
Dragon Quest,
uma série que também veio de jogos, foi lançado em 1986 pela Square Enix e, acreditem ou não, foi desenhado pelo mestre Akira Toryama. Talvez alguns de vocês não estejam lembrando, mas nas terras tupiniquins este anime foi exibido com nome de As Aventuras de Fly, ou Fly O Pequeno Guerreiro ou simplesmente Fly (nota: O SBT tinha mania de mudar nomes de desenhos, séries, animes e filmes para tentar ludibriar o telespectador, a ponto de que o público achasse que veria algo inédito). O anime foi exibido em meados dos anos noventa, pelo canal do Silvio Santos.

Um pouco mais recente, outra franquia que virou anime foi o jogo de sucesso Devil My Cry, que tem uma trama também feita apenas para anime e há poucas referências dos jogos. Ele foi exibido em 2007 pelo consagrado estúdio Madhouse. A franquia famosa, Final Fantasy, teve sua versão em anime. Na verdade, é um curta-anime que serve de complemento para o filme em CG Final Fantasy Advent Children VII. A produção se chama Final Fantasy VII The Last Order. Outro bem recente é o anime Persona 4 que também gosto muito e teve seu berço nos jogo lançando 2008 pela ATLUS.

persona 4

Hoje em dia já se tornou normal um game virar anime e isso acontece cada vez mais frequentemente no Japão. Há muitos outros jogos baseados animes, só para não deixar de citar mais alguns rapidamente: jogo de RPG famoso on-line Ragnarok, Tales of Symphonia, Sonic, Monster Rancher e por aí vai!

Nada é por acaso, as empresas já fazem os games pensando nessa possibilidade, claro, querendo visar mais lucro, uma vez que, se o jogo for bom, o anime também será (teoricamente). É óbvio que também acontece o inverso: vários animes se tornam games como, por exemplo, Dragon Ball, One Piece, Naruto e até um novo jogo de Cavaleiros do Zodíaco chamado de Saint Seiya Brave Soldiers.

Trupe, é isso aí, se tem algum que não citei e que você saiba e goste, não deixe de comentar e diga também qual é seu preferido! Torçamos para que sempre jogos legais tenham suas versões em anime e que sejam tão boas quanto.

Bons jogos e bons animes!

– Advertisement – BuzzMag Ad
8 Comments

8 Comments

  1. Eduardo disse:

    o filme do street de 1996 foi o melhor ue eu vi desta lista feita por vcs do senpuu disparadamente

  2. Ghile Arms disse:

    Otimo post, parabéns. Sou fã dessas coisas de animes q saíram dos games. Pensei que citaria o The King of Fighters Another Day.
    Eu acho impressionante que até hj ñ tenham feito uma série de anime decente para o KOF, que n minha opinião é um dos games de luta de enredo mais interessante. Another Day ñ foi ruim, eu gostei bastante de ver auqles personagens tão adorados alí, mais dá pra se fazer muito mais por eles. Ñ intendo msm o pq disso nunca ter acontecido, alguem sab o porque?

  3. Júlio Ashram disse:

    Muito obrigado aos amigos Eduardo e Ghile Arms. Eduardo realmente esse streer fighter é a melhor série de jogo adaptada em anime, sem duvida. Amigo Ghile Arms, a SNK chegou a produzir um anime de The King of Fighters, porém nao foi a frente e cancelou o anime que seria lançado em 1999 devido ela já estar falando e logo depois veria a Play more para compra-la. Another Day é um anime pra promover o game na epoca(que nao foi muito bem recebido pela critica e pelos fas), quatro episodios mas animação é excelente. Obrigado pelo prestigio.

  4. Marcello Godoy disse:

    o anime do persona 4 é bom e muito fiel ao game, eu jogava todo dia no play2
    e tb esqueceram de mencionar devil survivor 2 e blaz blue

  5. Júlio Ashram disse:

    Sim persona 4 ficou muito bom amigo Marcello, mas não esqueci de mencionar como citei no texto nao daria pra colocar todos pois a lista é imensa mas conheço esses dois jogos. Valeu pelo seu comentário, abraços!

  6. Wolf disse:

    Fala Júlio, muito bom a postagem mais só complementando também, eu já tinha te falado pra fazer um review sobre Jojo Bizarre Adventure, e me lembrei que o OVA (que fala do 3° arco lançado em meados anos 90 também) foi impulsionado pelo jogo de Arcade/PS1 que aposto que você também deve ter jogado, abraços.

  7. Júlio Ashram disse:

    Fala amigo Wolf, joguei sim , to preparando uma matéria especial sobre os dois animes lançandos de jojo bizarre e também do game que já joguei muito. Abraços.

  8. Francisco disse:

    Também a o excelente anime Gungrave.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad