Menu

Shingeki No Kyojin – Attack on Titan [Review 2]

Júlio Ashram 10 anos ago 6 63

Trupe, mais uma vez venho falar sobre essa fantástica obra chamada Shingeki No Kyojin – Attack on Titan que foi a maior surpresa de 2013, nos mostrando um anime maduro, envolvente, coerente e com uma história magnifica.

Deixo claro que não li o mangá e essa análise foi baseada na primeira temporada do anime. Quem ainda não assistiu cuidado, spoilers vão rolar. Boa leitura!

Shingeki.no.Kyojin toda turma

Shingeki no Kyojin termina sua primeira temporada nos trazendo aqueles bons tempos onde animes eram regados de uma boa e convincente história e não como muitos desses da atualidade que, além de serem “infinitos”, se perdem na história de tanto encher linguiça. Foram exibidos 25 episódios e cada um adaptado com maestria pelo diretor do anime Tetsuro Araki que já dirigiu outras excelentes obras como Death Note e High Scholl of Dead.

Por que maestria? Eu respondo. A cada episódio fomos presenteados com excelentes rimas visuais, ação desenfreada, enredo coerente e uma trilha sonora de cair o queixo. Uma das coisas que mais surpreendeu foi o realismo de Attack on Titan. Trazendo de um modo convincente um mundo onde a humanidade luta desesperadamente contra os terríveis titãs e mostrando o lado das Sentinelas, os soldados responsáveis pela defesa dos seres humanos, com seus problemas casuais como o gás de seus aparelhos de gancho precisarem sempre ser carregados e desistências de alguns membros durante a luta contra os titãs. Os personagens são outro ponto forte da série, bem conduzidos e com personalidade.

cabo rivailli

O anime também mostrou que não se pode apegar a personagens, porque a cada capítulo um deles era morto nos causando surpresa e frustração. No início era apresentando o protagonista Eren Jaeger que sempre contestava o modo de viver da civilização, vivia dentro de enormes muralhas sem poder ver o mundo externo e, após o ataque dos titãs em sua cidade, teve que lidar com a morte de sua mãe, o que levava a crer que Eren seria o típico herói de anime, o famoso “looser” que após muito treinamento se tornaria um guerreiro de qualidades incríveis e salvaria a tudo e a todos.

Mas não foi bem assim. Na primeira temporada vemos Eren vivendo um dilema após descobrir que pode se transformar em um Titan com consciência (que ele demora pra dominar) e sendo mal encarado pelos amigos e colegas de trabalho. Ele então passa o tempo todo sob vigia e julgamentos e está em constante observação pelas autoridades do governo já que muitos acreditam que ele possa ser um perigo eminente para sociedade. Mesmo quando ele consegue fazer coisas úteis, as pessoas ainda tendem a desprezá-lo.

eren vs titan femea
Os outros personagens são muito bem trabalhados, Mikasa, a irmã adotiva de Eren, tenta a todo custo protegê-lo, deixando de lado até mesmo conceitos morais para fazer isso. Armim, melhor amigo de Eren está sempre disposto a ajudar o amigo, mas ele nunca deixa de mostrar seu lado realista, ou seja, há momentos que ele questiona até quanto tempo irá durar essa luta e se a humanidade terá chances de continuar sobrevivendo.

Os demais personagens todos com uma vital importância para a trama fazendo a história deslanchar de vez. Capitão Irwin, de personalidade séria, porém sempre disposto a ouvir a opinião de qualquer um, se mantém firme como líder. Cabo Rivaille, que com certeza já virou o preferido de muitos, é um ex-bandido que entrou para grupo de Sentinelas e tem uma habilidade fora do comum em combate com os titãs. Além da belíssima Annie Leonhardt, que surpreende ao se mostrar a terrível ameaça que quer capturar Eren, a Titã fêmea.

mikasa
Attack on Titan sem dúvida é o melhor anime de 2013. Ainda não foi confirmada uma segunda temporada, mas muito provavelmente o estúdio Wit Studio irá animá-la. Alguns estúdios de Hollywood já estão de olho na série devido ao estrondoso sucesso. Pode se esperar ainda mais surpresas para o futuro do anime, já que a franquia parece que não cairá em centenas de episódios fillers.

Vamos torcer para que venha uma segunda temporada tão boa quanto à primeira. Odeio dar estrelas, mas Attack on Titan merece as cinco!

– Advertisement – BuzzMag Ad
6 Comments

6 Comments

  1. Marcello Godoy disse:

    assisti shingeki até o final da temporada e gostei muito, a trilha sonora é REALMENTE de deixar qqr um de queixo caído
    gostei mais da primeira abertura (guren no yumiya), simplesmente um anime FANTÁSTICO e merece uma segunda temporada
    imagina qdo o mangá sair nas bancas, vai esgotar rapidinho

  2. mailson disse:

    totalmente Fiel ao mangá, só troca a ordem de alguns fatos, que eu considerei ótimos para a trama.
    o animê é um pouquinho menos violento que o mangá.
    baita anime \o/

  3. fabio quatro e vinte! disse:

    Excelente anime!
    Parabéns pela matéria!

  4. Júlio Ashram disse:

    Muito obrigado pelo prestigio e confiança amigo Fabio. Abraços.

  5. john uchiha disse:

    vai lançar a segunda temporada do attack on titan em janeiro ou fevereiro

  6. Rafael Lino disse:

    Olha tive que vir comentar aqui, porque achei você descreveu exatamente tudo o que penso a respeito dele. Apesar de gostar de animes, confesso que deixei de assistir muita coisa porque ultimamente o pouco que vi não me chamou a atenção. Histórias fracas, personagens superficiais, excesso de clichês e tantas outras coisas…
    Mas num belo dia, resolvi “tentar” assisitr a mais um, e não sei porque resolvi escolher esse… talvez porque mesmo sem saber como era, já tinham alguns elementos que eram diferentes dos outros. Mas quando vi… nossa! É isso que estava faltando! É por esse tipo de história e narrativa que eu gosto de animes!
    Sua crítica foi ótima! Parabés pelo trabalho!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad