Menu

O Kamen Rider que gastou os truques antes da hora

Patrine 11 anos ago 15 146

tumblr_mla3ceRFdV1qaben4o2_500
Na loucura e correria que foram as últimas semanas, finalmente consegui terminar Kamen Rider Wizard e concluir um texto com as minhas impressões fresquinhas exatamente depois do episódio final.

Lembrando que já foi ao ar um SenpuuCast sobre a primeira metade da série e estamos preparando uma edição sobre o desfecho da história que vai contar com muito mais detalhes e opiniões diferentes sobre tudo.

Outro detalhe é que esse é um post recheado de SPOILERS! Portanto, se você ainda não teve a oportunidade de ver os 53 capítulos de Wizard e não quer ser pego de surpresa por nenhuma informação, deixe para voltar aqui depois!

kamenriderwizard01

Quem acompanha o Senpuu sabe que eu sou uma pessoa um tanto quanto observadora no que diz respeito à estrutura das séries e também à construção dos personagens. Na conclusão da minha graduação estudei sobre isso e gosto muito de ver como esses quesitos são colocados em prática, especialmente nos tokusatsus.

Para começar, a questão que pretendo lançar aqui é a de que Kamen Rider Wizard promoveu a elaboração de uma ideia em volta da qual toda a trama se desenvolveu e, com a proximidade do glorioso fim, tudo foi derrubado e começou a ser construído novamente com muito menos tempo para trabalhar e lapidar as ideias.

Haruto existe e é um Rider para proteger as pessoas dos Phantom, fazendo com os humanos não caiam em desespero e, consequentemente, não surjam mais monstros. Só que vemos que não é bem assim… O que a gente descobre, ao final, é um pai que, envolvido no próprio desespero e tendo que lidar com a perda da filha, acaba colocando todo mundo na roda para satisfazer um desejo pessoal.

whitewizard

Partindo deste ponto, portanto, imagino duas reações do espectador (inclusive dessa que vos escreve): “Poxa, toda a história dos vilões, a motivação pela qual o herói e seus aliados lutaram o tempo todo, foram jogados no lixo assim mesmo?” ou “Nossa! A série teve o poder de me surpreender e sair do lugar comum de destruir o mal e alcançar um objetivo!”

Embora a minha tendência tenha sido mais forte para a primeira afirmativa, devo admitir que gostei sim de ser surpreendida com a reviravolta relacionada ao Fueki-Mago Branco-Wiseman. O enredo deu uma mudada do marasmo em que se encontrava, levando em conta que o protagonista só vencia e vencia e vencia tão facilmente, sem muitos obstáculos (conforme o nosso colaborador Luiz Mendes relatou muito bem em outro post aqui no site).

A falta do chamado “momento de tensão” já estava me dando nos nervos, realmente. É muito ousado chegarmos ao episódio 50 e o herói começar a questionar tudo o que fez na série inteira. Ele achava que tinha se transformado em mago para proteger as pessoas, mas, no fim, era só o plano de um cara para ter a filha de volta.

koyomiwizard

Agora, parando para pensar no momento em que comecei a acompanhar essa história e o tanto que os personagens todos e o próprio público se envolveram na luta para defender os Gates, tudo isso me deixou meio decepcionada porque deixou a impressão de que a trama inicial não foi suficiente para sustentar o caminho do Rider e por isso teve que ser mudada de última hora, dando foco específico na Koyomi.

Não posso aqui dizer que houve furos no roteiro ou coisa parecida, porque os fatos são totalmente conectados de maneira até bem lógica e concisa, porém, deixaram aberta essa porta do querer ver mais algo focado na construção do Haruto como Kamen Rider, como personagem principal e como fio condutor que foi estipulado desde o início (como não poderia deixar de ser…)

Como sempre falo da parte sentimental, me emocionei, apesar de só um pouco, com essa relação entre a moça e o protagonista, mas nada que me fizesse tomar o partido e torcer incondicionalmente por eles…

kamenriderwizardinfinity

O sacrifício final do Beast para mim também foi um ponto mega positivo no desfecho da trama! Porém, mais uma vez, me fez pensar sobre como o personagem poderia ter sido melhor aproveitado caso o roteiro tivesse tomado um rumo mais “luta mano a mano” com os vilões, além do fato de o conflito principal dele sobre se alimentar ou não ter sido deixado meio de lado para resolver todas as pontas soltas que a guinada promoveu.

A Medusa foi descartada logo de cara, sem muita conversa e a tentativa de fazer o Gremlin colar como vilão nos capítulos finais pra mim não foi nada inteligente nem interessante… Bem como o festival de Kamen Riders! Gostei do visual deles, ressalto que a aparição faz sentido no contexto que o enredo seguiu, porém, na minha opinião desviou mais ainda o foco do protagonista e fez parecer que somente Wizard e Beast não foram suficientes para prender a atenção e conquistar o telespectador.

gremlinwizard

O mago que começou mostrando demais parece que chegou ao final realmente sem muitas cartas na manga e precisou “improvisar” e mudar demais para surpreender os fãs. Novamente lembrando que essas são as minhas considerações e opiniões, a impressão que me passou é que as dificuldades se esgotaram e foi necessária essa volta para tentar dar um sentido ao universo construído.

Para fechar de maneira mais esquisita ainda, temos os dois “episódios extras” que, sinceramente, serviram para mostrar mais heróis e passar o tempo, o que me deixou com a pulga atrás da orelha novamente sobre os rumos escolhidos para o desfecho da história.

iqZFtKcppxbM6

Acredito que essas são basicamente os pontos que me encantaram e me incomodaram na reta final de Wizard! Aguardo os comentários de vocês sobre o que acharam, detalhes que eu não tenha citado e me digam o que concordam e discordam dos meus devaneios!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

15 Comments

15 Comments

  1. Zaider disse:

    a única coisa que posso completar nisso tudo é que foi muito previsível o rumo e seu fim, mesmo antes da metade da série…

    PS.: A única coisa imprevisível na série inteira, foi o sacrifício final do Beast…

  2. Franco Kurosaki disse:

    Patrine eu entendo perfeitamente o que tu disse e posso resumir perfeitamente todo o seu encanto e frustação com uma coisa: Wizard é uma série com um ótimo roteiro mas com uma péssima direção.Se não me engano(corrija-me se estiver errado) a dupla responsável por Wizard nunca tinga trabalhado na série e por isso a direção dele não foi boa.
    Clichês diversos,lentidão,a falta de oponentes e subtramas fechadas pouco interessantes e a falta de carisma dos personagens azedaram uma temática e enredo tão brilhantes.
    E é por isso que a fórmula atual dos Riders não vai pra frente um misto do que vimos nos Super Sentais e as fórmulas de sucesso de Den-O não funcionam sem uma direção boa.

    Por isso que Gaim em dous episódios já mostra o quão é importante a renovação pois nós vemos o crescimento do protagonista tentando descobrir como usar seus poderes,rivalidades,sem arcos fechados que atrapalham o desenvolvimento dos personagens e do enredo e deixam tudo muito previsível e repetitivo demais

    Eu sinceramente fiquei de boca aberta com a trama final de Wizard e se não fosse a direção e a fórmula gasta seria o melhor Rider pós Decade

  3. Daniel Orochi disse:

    O que me encomodou foi que demorou demais para explicar as motivações dos vilões, faltaram camadas para eles, pois no final quis mais que o Mago Branco se lascasse, já em W e Fourze senti tristeza e pena pelo vilões por mais errados que eles tivessem foram fundamentadas suas atitudes. Em vez de fazer esse plano de matar uma galera para ressucitar a filha era mais fácil ele ter feito um Anel Time que nem o Haruto usa no Movie Ultimatum em teoria ele poderia voltar no tempo e impedir que a filha morresse, se bem que isso causaria uma realidade paralela e o Decade ia aparece do mesmo jeito haha.

  4. Ton disse:

    Assisti Wizard na tentativa de voltar a ver tokusatsus com frequência, como fazia quando criança e por isso mesmo estipulei que veria todos os episódios, mesmo que não valesse a pena a história em si. Concordo que parece ter dado uma guinada inesperada, como se quisessem justificar todas as situações estranhas e sem cabimento até então. O fato do Wiseman aparecer no começo deitado, se recuperando, por exemplo, foi meio ignorado, ainda que possamos pensar em um motivo para tanto. Wizard não mostrou todo seu potencial, mas ao menos o episódio final FINAL (ignoremos os dois últimos) foi bonito.

  5. Danilo Mortari disse:

    Wizard não é uma série perfeita, mas fez o que na minha opinião W E Fourze deveria ter feito, deixar um dos protagonistas morrerem e não reviverem de forma corrida, pelo menos até o Movie Taisen

  6. Danilo Mortari disse:

    Sempre achei que o Gremlin seria o vilão final da série

  7. mailson disse:

    gostei muito de wizard, uma trama sem muitos rodeios, sim ela foi previsível em alguns pontos, mas nada que deixasse a série horrenda, Nito kosuke chamando a responsabilidade para ele no final foi muito boa.
    e só um aviso pro amigo Franco, com dois Episódios não dá para dizer que essa “renovação”, que já aconteceu em ryuky, 555, DCD, OOO e fourze, vão definir se a trama vai evoluir de uma maneira bacana.
    abraço

  8. Luã Heancio disse:

    O final de wizard me surpreendeu bastante. Quando vi o Wiseman virar Fueki OMG meu. Fiquei a serie inteira pensando q o fenix ia voutar e se tornar o chefao final mas enfim.
    Agora to vendo Gaim e ele ta agradando

  9. Ghile Arms disse:

    Bom, gente, ainda ñ assisti Wizard todo.
    Porém vale para mim resaltar q eu sou fã quando o Heroi mete a porrada, isso quer dizer q ele realmente é forte ou o mostros são realmente fracos.
    Mas isso se dá ao fato de, em grande parte dos TOKUSATSUs, principalmente nos antigos, os heróis n eram tão fortes e apanhavam muito, vide Flashman e Changeman. Acredito q como revi essas séries a +ou- um ano, fiquei com isso na cabeça. É bom sim quando há um momento tenso, mas geralmente esses momentos não são bem produzidos deixando sempre o obviu de q o vilão fódão q chegou vai meter a porrada e o herói vai arrumar um jeito d vencer. Pois bem, Isso foi oq me atrai de kra no Wizard, até onde vi ele realmente dá um show, chega e bota geral no chão, e acho q mais heróis deveriam ser assim, para então aparecerem vilões realmente forte.
    Fiquei bastante interessado no final de Wizard e obrigado pelo belo post Patrine!!!

  10. ShinkenBlue disse:

    Para mim, Wizard foi o melhor Rider desde Faiz. A história foi legal, os personagens são carismáticos e o estilo de luta de Haruto é uma coisa linda de se ver. Espero que Gaim seja bom assim.

  11. Se olharmos atentamente perceberemos que Wizard era mesmo um enredo pequeno que permitia a estrutura convencional de dois arcos fechados.No inicio acreditavamos que Haruto tinha de evitar quevos Phantoms se multiplicassem fazendo as pessoas entrar em desespero e seguiu assim com Haruto protegendo uma pessoa,a história dessa pessoa era contada,ele vencia o Phantom e se repetia no seguinte com ele evoluindo seu poder até chegar na reviravolta.
    Era o mesmo caso de Sailor Moon onde pra compensar a diferença do lançamento do mangá com anime eles criavam essa estrutura com as Sailors encarando o monstro do dia e se repetindo até o mangá andarce usá-lo no climax da série.Essa estrutura é bem simples pra criançada,o principal público alvo possa entender facilmente a trama mas também trouxe essa repetição que poderia ter sido contornado se fosse divertido como Fourze ou W foram pelo menos(fizeram falta Riku Sanjo ou Yasuko Kobayashi)

  12. Roberto Junior disse:

    A série começou devagar, me cativou no duplo da golpista (06 e 07), que estava para perder a casa que fora de sua família, me empolgou com o arco duplo do primeiro embate entre Fênix e Wizard, e desde então só melhorou. Foram vários momentos marcantes, com histórias que se desenvolviam no tempo da série – e que era sim mais devagar. E pra mim, que prefiro as coisas dessa forma, estava no ritmo certo. O arco com o passado do Yugo e a decisão com o Wizard foi excelente. Gremilin também chegou de forma mansa mas aos poucos foi se tornando um personagem interessante. Medusa teve um de seus melhores momentos com o arco revelador envolvendo seu passado – o que deu uma ótima margem de desenvolvimento para a personagem e ainda mostrou toda a versatilidade da atriz Erina Nakayama. A mudança de forma para a Infinity – que não foi só uma mudança visual, e sim no intimo do Haruto, foi simplesmente emocionante. Aí a série chegou no ponto onde eu desanimei um pouco. A casa dos trinta deu uma decaída considerável nas histórias e nas lutas. Destaco aqui apenas os capítulos 34 e 35, que serviram neste ponto quase nulo da série para nos mostrar a verdade sobre quem realmente era o vilão Sora/Gremlin. Quanto ao início da casa dos 40 e o desenrolar dos últimos capítulos, bem, este novamente colocou a série nos eixos, e mostrou que Tsuyoshi Kida e Junko Kômura sabiam muito bem o que estava fazendo. Foram episódios bem estruturados e que de uma forma coerente com a história e com seus personagens, desencadeou uma das sequências finais mais bem desenvolvidas e emocionantes que eu já assistira. Quanto aos embates, que voltaram a empolgar, bem, finalmente pude ver uma luta com emoção e sem frescuras. O clímax entre Wizard e o Mago Branco, ambos lutando pela frágil Koyomi – e cada qual defendendo seu ponto de vista sobre o que era ou não justo -, foi uma das mais belas lutas já vistas no gênero: superando todas as minhas expectativas. Por fim, o derradeiro capítulo final, onde Haruto coloca todo o seu coração – sua verdadeira magia, no combate com o mais ambicioso e ardiloso vilão da série. Enfim, acredito que ainda leve um bom tempo até que algo tão bom quanto Wizard seja feito novamente.

  13. carlos ferreira disse:

    No final do 2º ep extra o haruto entrega o infinity ring para o “jovem haruto”, que coisa horrivel!!! o anel mais forte ele entrega assim de bandeja!!!
    Adorei os episodeos finais da série, me impressionei, não ficaram corridos como geralmente finais de rider são, mas os 2 eps extras realmente atrapalharam minha opinião, a série teria terminado muito bem se acabasse no ep 51, mas fazer o que, só fazer de conta que os eps 52 e 53 nunca existiram!

  14. Carlos Leon disse:

    Muito bom o post patrine, concordo com você em quase tudo sobre a série menos na parte sobre o visual dos outros riders, aquilo ali para mim ficou bem feio mas enfim.
    Agora um ponto que eu queria ressaltar a respeito do rider principal que é o fato de ele ser poderoso o suficiente para não ter difuldades nas lutas, lembro inclusive de vocês do sennpuu terem criticado isso no kabuto também. Eu não vejo problema algum em o rider ser tão “fodão” assim, na verdade eu até gosto disso para fugir um pouco do cliche da “jornada do herói” e focar na dificuldade do rider em outro ponto por exemplo um tempo limite para se conseguir o objetivo, coisa que ai sim eu vejo que a toei não soube fazer, eu ja trabalhei com histórias e desenvolvimento de personagens e eu sempre fui cuidadoso com esse ponto das dificuldades e momentos de tensão no desenrolar das histórias.
    Mas enfim eu acho que o principal ponto negativo em wizard foi a pressa nas retas finais mesmo eles atropelaram tudo e não deu tempo de desenvolver melhor as coisas que eles queriam e para acabar a tempo fizeram o que fizeram, bom é isso e parabéns pelo post Patrine XD gosto muito de vocês e do trabalho que fazem alem de serem um dos poucos podcasters que falam sobre tokusatsu são também os que realmente são bons nisso!

  15. jotah disse:

    roberto junior fez pra mim a resenha perfeita. se teve falhas? comcerteza mas nao tao gravez pra condenar a serie. como a infantilidade de fourze, as frutas de gaim, a inverossimilhança de w. o que espero de uma serie de efeitos especias?? efeitos especiasi e lutas legais. e nisso wizard da show! ficando atrás apenas de 000 e kabuto. ghost parece que vem praatropelar todos.. tomara..

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad