Menu

Nova Era do Metal

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 9 157

gavan-wall

Em breve veremos a sequência daquela bomba que foi Super Hero Taisen (sobre a qual falamos no senpuucast 95)e que  incluirá como protagonista os Metal Heroes, liderados pelo novo Gavan. Aí vamos às especulações: os Metal Heroes estão voltando? Bem, talvez. Vamos aos fatos.

Durante sua exibição, Gokaiger mostrou o esforço da Toei de unificar suas séries. Primeiro fez estabelecendo que todos os sentais existiram em uma mesma realidade. Em janeiro de 2012 nós vimos entrar nesse universo também os Metal Heroes, com o icônico Gavan fazendo um excelente crossover, que também já comentamos aqui no Senpuu.

Mas, por que o Gavan? Vários motivos, na verdade. Primeiro, a cultura de reverência aos senpais é muito forte no Japão. Vimos isso no tratamento que eles deram aos Goranger e, talvez um pouco menos, com o Kamen Rider Ichigo, isso só falando das séries da Toei. Na família Ultra isso é ainda mais forte. Além disso, Gavan era não só um personagem simbólico, mas interpretado por uma lenda, Kenji Ohba. Contanto que Gokaiger era uma série que já apostava na nostalgia como um atrativo, foi uma escolha perfeita.

Metal is life! Metal is sports! Metal... is... flexibilidade!!

Metal is life! Metal is sports! Metal… is… flexibilidade!!

Porém, este foi apenas o teste inicial. A recepção desse crossover foi muito boa e então a produtora seguiu com o plano de tentar trazer esse herói para a modernidade. Foi assim que aconteceu Uchuu Keiji Gavan: The Movie, no qual temos a passagem do manto metálico para um novo herói, o Gavan Type-G, na figura de Geki. Pela primeira vez desde Robotack, em 1998, tivemos um novo Metal Hero nas telas. Mas acredito que nunca tenha sido a intenção da Toei que esse novo Gavan se tornasse uma série.

Querendo ou não, mesmo com uma personalidade nova e um visual ligeiramente renovado, Gavan ainda é um herói do passado. Não se pode fazer uma série sem se atrelar ao histórico, mas toda essa carga nostálgica tem um limite a ser usado. Gokaiger se beneficiou de um histórico contínuo de 35 anos, enquanto uma série do novo Gavan se prenderia a acontecimentos de séries de mais de 20 anos atrás. Isso não funcionaria para uma nova geração.

Além disso, não acredito que seria bem sucedido um retorno dos Metal Heroes em um formato que já nasceu e morreu. Os Kamen Riders também passaram por isso, morrendo com RX lá em 89 para serem retomadas apenas em 2000 com Kuuga. O que acontece é que Kuuga era bem diferente de seu antecessores, trazia uma roupagem muito mais madura e adolescente, o que se tornou progressivamente a fórmula que deu certo nos Riders, e provavelmente o motivo de seu sucesso. Um retorno dos Metal Heroes teria que passar por um processo similar, encontrando uma nova abordagem. Isso se torna ainda mais difícil pois a franquia é composta de séries segmentadas, sem uma constância como as outras. Isso talvez seja a maior barreira.

Agora que eu tenho orçamento eu sou um luxo!

Agora que eu tenho orçamento eu sou um luxo!

O que já vimos recentemente da franquia é que temos Gavan no centro, mas que os Xerifes espaciais são o destaque. Em Super Hero Taisen Z teremos a aparição de outros, como Jiraya e Jiban, que ganharão Ranger Keys. Mas parece para mim bem claro que a Toei tentará retornar com um novo Uchuu Keiji. Acho correto, afinal são séries até hoje lembradas com carinho e que se destacam entre. É especulação total minha, mas se eu fosse apostar seria nisso. E eu seria um assistindo.

E então, vocês acham que um novo Metal Hero conquistaria o público japonês? Deixe aí sua opinião e repitam comigo: SOUCHAKU!

– Advertisement – BuzzMag Ad
9 Comments

9 Comments

  1. Daniel Orochi disse:

    Acredito que se voltar vai ser que nem os Kamen Riders o herói vai ter um monte de formas diferentes para se tornar um produto comercialmente viavel e agradar novas gerações, ou seguir uma linha mais sombria que nem Garo para atrair um publico mais adulto.

  2. Asevedo disse:

    Tanto o filme com os Gokaigers, por trazer a lenda de volta em um super papel, quanto o filme próprio do Gavan, por ter apresentando um novo Sharivan e Shaider foram interessantes.
    Seria legla voltar, mas tentar a mesma coisa que os Riders seria um processo que poderia falhar pela repetição. Eu gostaria de ver filmes com esses 2 Metal Heroes antes de tentarem criar um novo Uchuu Keiji, seja em série ou em um filme novo, algo meio semelhante ao que é feito com Ultraman. A audiência dos Riders e dos Sentais caiu bastante, acho que a Toei não investiria em uma nova franquia sem antes salvar as atuais, mas torço para que Gaim e Tokkyuger façam sucesso para a Toei investirem em outra franquia.
    Só que temos que concordar, parem de fazer SHT.

  3. kingform disse:

    E ai pessoal!

    Acho que seria muito legal uma volta dos Metal Hero. Mas sou da idéia também que é preciso renovar, assim como dito com os Kamen Riders. Acho que o processo poderia se dar também nos sentai. Mas falando de MH, creio que séries mais adultas, com mais suspense seriam uma chave para atrair um novo público. Apenas minha opinião, claro!

    Abraços!

  4. Eduardo disse:

    senpais? o.o
    bom… o gavan teve todo o booommm em 2012 devido ao encontro dele no filme com o gokaiger e com oem 2012 o gavan estava completando exatos 30 anos e era uma novidade para boa parte da nova geração de jovens da terra do sol nascente resolveram fazer um filme comemorativo so para ele e no meio de toda aquela espectativa de como seria o filme a exatamente um ano atras (outubro de 2012) veio a desilusão pois o filme nd tinha a ver com a serie original de 1982 e na vdd alem da comemoração dos 30 anos do heroi, a ideia já er faze uam nova serie com um novo roteiro pra o heroi de metal em uam nova serie e um novo ator (que participou do filme com o kenji) e dali em dinte dar um novo up a franquia que esta inativa desde a metade da decada de 1990 mas pelo visto isso ñ deve acontecer devido ao fiasco do movie de 2012 mas veremos como foi (se positiva ou negativa) opinião de super hero taisen z e se teremos um novo movie de outro heroi a ñ sero o gavan que pode ser o sharivan (que em 2013 faz 30 anso e ngm falou nd sobre isso), shaider, jiban. janperson ou ate msm sobre o jiraiya. e outubro de 2013 chego ue é a hora de ver esse dvd e bluray no mercado msm.
    demour mas chegou e agora é isso que importa neste momento.

  5. Marcello Godoy disse:

    se o ultraman ressuscitou com o ginga, pq não um novo metal hero???
    quero muito ver o super hero taisen z!!!!!!!

  6. Ghile Arms disse:

    Brother adorei o post. Muito bem sitado tudo. Imagino q uma série nos mesmos moldes q as anteriores, msm socando efeitos especiais, não agradaria ninguem. Eu provavelmente assistiria sim pq sou TIETE de tokusatsu. Mas eu espero realmente uma abordagem nova. Acharia muito interessante criarem um novo metal hero que tivesse de alguma forma sua história relacionada as dos heróis antigos. Mas num todo acredito q a TOEI ainda é insegura a respeito disso. Mas estou especulando tudo isso tb, e são realmente vontade de fã. Eu adoraria ver o Jiraya passando a espada olimpica pra um novo herói, ou o Daileon ajudando numa luta contra um monstro gigante, ou até msm a galera do Winspector dando uma forcinha para solucionar um fato de investigação. Um novo herói q mostrasse isso acho q pode dar certo e é no q eu investiria, mesmo sabendo q pode ser um tiro no escuro.

  7. Metalhero disse:

    Ótimo texto. Acho que hoje em dia os Riders fazem o que os Metalheroes faziam antes, e fico imaginando se haveria espaço para os dois. Talvez a renovação dita no texto, poderia ser uma mudança na narrativa da série, talvez fazendo histórias mais séria ou adultas, mais ou menos como fizeram no filme do Gavan.

  8. Rafa disse:

    Se fossem voltar com os Metal Heroes, primeiro a Toei teria que criar um inédito e não uma nova versão como o Gavan type-G.
    Uma ideia que seria legal que o 1º metal hero da nova geração seguisse a linha do Gokaiger e Decade, ou seja, um que se transformasse nos antigos Metal Heroes.
    Poderia até ter um bom enredo tipo: a Terra está sobre ameaça e a única esperança é um jovem que tem que reunir os poderes do antigos Metal Heroes.
    De cada um, além da forma ganharia um poder especial, tipo no caso do Jaspion ele ganharia uma nova versão do Daileon

  9. Ellias disse:

    Gostei da idéia de voltar os metal heros, Gostaria de ver reebot’s e não remakes…Outra coisa que aconteceu nos Riders e Nos Sentais, e pra mim, repetindo: pra mim eles perderam a Mágia que teve nas decadas de 80 e 90. Exemplo: os sentais das 2 décadas passadas, eram pobres em efeitos, mas tinha aqueles dramas e suspenses, que nos prendia-nos na frente TV, e qo que transformou milharees de fãs no BRASIL. O de hoje é muita “fanfarrice” Não tem dramas nem suspense, não cria espectativas, pra o proximo capitulo.. na minha opinião uma palhaçada! Jaspion tinha as cenas de suspenses e dramas incriveis, a familia Nambara, Os Flashman, uau chorei em diversos capitulos ao assistir, Black Kamen rider , puets! Inumeras vzs me emocinei…. OS de Hoje cansa a gente.. não dá pra ver mais! Espero que aToei invista com qualidade, suspenses e dramatizações.. Me desculpem os excessos rsrs té mais povo! Ahhh…. obrigado pelo SITE QUE VCS ME OFERECEM, COM QUALIDADE E CARINHO, GRATO MESMO!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad