Menu

Os 19 anos dos Cavaleiros do Zodíaco no Brasil

Júlio Ashram 11 anos ago 12 96

Trupe, hoje a matéria é especial! Nesse mês, comemoramos dezenove anos de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil! Vamos saber um pouco do que essa série fez pra alcançar e manter tanto sucesso por aqui.

Quem não se lembra dos bonequinhos com as armaduras de metal? Quem nunca fez teorias de qual cavaleiro de ouro era o mais forte? Quem nunca brigou com a mãe para ver cavaleiros porque passava no mesmo horário da novela? Esse anime é muito especial para mim, se não fosse por ele eu não estaria escrevendo esse post. Dezenove anos de muito cosmo e grandes aventuras. AVE FÊNIX!!!

cavaleiros do zodiaco 11
No dia primeiro de setembro de 1994 estreava na saudosa Rede Manchete o desenho que seria um divisor de águas de animações japonesas no Brasil. Estou falando de Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya). Na época, as propagandas de anúncio do anime já podíamos ver que nos esperava. Guerreiros trajados de armaduras de suas respectivas constelações lutando até a morte com direito a muito sangue jorrando.

O que? Sangue? Esse desenho tem sangue? Morte? Sim meus amigos, me fiz essa pergunta ao ver o primeiro episódio, mesmo porque até então estava acostumado a ver Pica-Pau , Punk a levada da breca e He-Man. Numa sorte enviada pelos deuses, a Manchete começou a exibir o anime porque ele foi oferecido gratuitamente pela Samtoy, que era a distribuidora da Bandai no nosso país.

O trato seria: os primeiros 52 episódios da série em troca de fazerem propaganda da linha de bonecos (action figures). Os produtores da manchete aceitaram e isso explica porque a linha de brinquedos foi exibida uma semana antes do anime passar em sua grade de programação.

cavaleiros 5

Os episódios começaram a ser dublados nos estúdios Marshmallow, sob a direção do nosso querido dublador e diretor Mário Lúcio de Freitas. Como assim Júlião? Não era Gota Mágica, brow?

Calma! Como diria o Zangado Games, o tio explica! Embora desde primeiro capítulo fosse creditado como estúdio Gota Mágica, na verdade ainda era o Marshmallow, de onde Mário estava saindo, mas ficou ainda por um ano, que dublou os primeiros 51 episódios. Por lá, ele contou com a ajuda de Gilberto Barolli (Saga/Kanon de Gêmeos). Somente após esses episódios aí sim a dublagem seria feita pelo estúdio novo, chamado “Gota Mágica”.

E ainda falando em dublagem, cavaleiros do zodíaco ajudou muito essa amada e respeitável profissão a ser reconhecida no Brasil inteiro. Todos dubladores do anime agradecem a série porque, depois dela veio o reconhecimento. Todos queriam saber quem gritava: Me dê sua força, pégasus!!!

Mas não parou por aí. Como já citado, o foco eram os bonecos e isso também deu muito certo. Apenas dois meses depois da estreia do desenho, já haviam sido vendido mais de 300.000 mil miniaturas e foi preciso fazer ação especial para as vendas de Natal, pois já estava em falta em muitas lojas (na época minha mãe conseguiu somente achar o Shido de Mizar, que eu nem fazia ideia de quem era no desenho). Sucesso garantido, era hora de obter os novos episódios que, claro, a Manchete pagou rindo, porém, para assistí-los foi necessário aguardar um ano, pois o canal de TV reprisou o máximo que pôde para manter audiência e tempo de vida do desenho em sua programação. Quem não se lembra do último capítulo que era exibido antes das reprises voltarem com o Aiolia gritando: “Morra, Seiya!”. Então, o anime estava de volta com episódios inéditos e no mesmo ano, exatamente em 14 de julho de 1995, estreava Cavaleiros do Zodíaco O Filme, que narrava a história da luta dos defensores de Athena contra o terrível Deus Abel. Preciso dizer? Foi um sucesso de bilhteria (eu estava lá).

cavaleiros 1

Com os novos episódios, o tema de abertura foi mudado e quem cantava dessa vez era o garoto Willian e a garota Larissa Tassi que, recentemente, cantou o tema de abertura do novo anime de cavaleiros, Saint Seiya Omega. Muitos discos foram vendidos e também VHS, roupas, cadernos, adesivos, figurinhas, máscaras, fitas cassetes, entre outras coisas. Esse amado anime se tornava um fenômeno nacional citado em jornais, revistas e até mesmo em outras emissoras como Globo e SBT. Não se falava em outra coisa, era em escolas, ruas, casa de amigos ou trabalho, só dava cavaleiros!

A série foi ainda responsável pelo boom do anime no Brasil. Quase ninguém sabia que significa o termo “anime”, na época, a televisão exibia muitos cartoons, existiam sim alguns desenhos japoneses, mas não sabíamos a diferença. Após cavaleiros, viriam dezenas de animes e dessa vez em praticamente todas as emissoras, como YuYu Hakusho, Shurato, Samurais Warriors e outros. Várias revistas especializadas em cultura japonesa começavam a surgir e praticamente todas falavam sobre os cavaleiros de Athena que já estampavam as capas. Destaque para revista Herói, que foi uma das primeiras e sempre tinha matérias sobre Saint Seiya.

A série foi exibida durante dois anos ininterruptos, sendo as três sagas: Santuário, Asgard, Poseidon. Em cada fase havia um “intervalo” quando voltavam a reprisar o desenho. O anime atingiu médias incríveis de audiência, ganhando várias vezes da programação da Globo, fosse com novelas ou telejornais. O anime começou a ser exibido nos finais de semana no horário nobre e, acreditem, conseguia tirar a audiência do Fantástico.

cavaleiros 4
Após o final da série, no episodio 114, a Manchete ainda usava jogada de marketing fazendo propagandas dizendo que teria uma “fase final”. Como não utilizávamos de acesso a internet, ficávamos ansiosos. Eu mesmo tinha ligado algumas vezes perguntando sobre uma quarta fase e me diziam que estava sendo dublada e logo logo iria estrear (me disseram isso também quando liguei para perguntar sobre Yu Yu Hakusho. Confesso que o pessoal da Manchete era bem treinado, inclusive os atendentes! Risos).

Os quatro filmes também foram exibidos várias vezes. Mas cavaleiros não parou por aí. Depois de voltar a ser exibido antes da Manchete sair do ar, o anime passou também no Cartoon Network exatamente no dia primeiro de setembro de 2003, nove anos após seu término na Manchete. O anime ficou na grade da emissora durante 1 ano e 8 meses e foi sucesso novamente e contou com uma redublagem corrigindo muito dos erros da antiga e com o mesmo quinteto principal, mais amadurecido, que deu uma nova vida a Seiya e os outros. Os dubladores que não voltaram foi devido a não estarem exercendo mais a função ou terem falecido.

Em 2004 e o anime foi exibido pela Bandeirantes e assim como o Cartoon, obteve sucesso nos horários que exibiu. A série foi passada na íntegra, incluindo a Saga de Hades que até então era inédita na televisão aberta. Há pouco tempo a Rede Brasil também começou a passar a série, porém sem licenciamento.

1511545342-seiya-e-shiryu-em-cavaleiros-do-zodiaco
Por onde passa, Cavaleiros do Zodíaco é sucesso. Uma série que mudou nossa concepção sobre animação japonesa e em geral. Foi graças a ela que hoje existem vários grupos dedicados a cultura japonesa, festivais de animes, sites especializados e muitas outras coisas.

E não acaba por aí! Tenho certeza que ainda terão muitos anos de Cavaleiros do Zodíaco aqui no Brasil, seja com a série clássica ou com as novas que estão por vir. Avante, cavaleiros da esperança! Nós estamos sempre contanto com vocês! Parabéns!

E você? Tem alguma história dessa época com cavaleiros? Compartilhe conosco deixando seu comentário no site.

– Advertisement – BuzzMag Ad
12 Comments

12 Comments

  1. EDUARDO disse:

    simplesmente o pel dos animes no brasil e se ñ fosse cdz, o brasil estava ate os dias de hj vendo e revendo os tbm maravilhosos speed racer, patrulha estelar, favo de mel (honey honey), doraemon, o pequeno principe (versão anime) e + alguns outros que passaram por aqui.
    e o engraçado é que o apresentador jose luiz datena detonava em 2004 o anime dos cdz que passava antes do programa dele que esta n oar ate hj com ele apresentando e hj ele ñ fala nd sobre o desenho do hommer simpson que pssa antes tbm de seu programa policial… pois é… 2 pesos 2 medidas…

  2. tiago disse:

    Cavaleiros marcou minha vida,não so a minha como o de muita gente,me propocionou momentos maravilhos e me encinou valores como amizade e proteger aquela pessou querida.
    Se tem uma coisa que fazinha junto do meu pai todo dia era asistir cavaleiros do zodiaco na frente da a noite e levo isso no meu coração.
    sou fanatico pela serie ate hoje e fico feliz por ter vivido a era de ouro da tv brasileiris por causa de u unico canal a rede manchete e por isso a serie levo no meu coração não so hoje mas para sempre.

  3. Marcello Godoy disse:

    esse anime foi um marco na minha infância
    eu tinha a fitinha com as musicas dos cavaleiros, minha mãe botava pra mim ouvir no carro, às vezes até cantava junto q até hoje eu sonho em cantar as musicas da fitinha com a larissa tassi, q hoje, depois de muitos anos, tá bonitona e o canto dela parece com o de uma sereia, irresistível e marcante
    tb tinha um bonequinho com uma armadura mas n me lembro qual era
    enfim, “cavaleiros” mudou minha vida e fez a minha infância ser muito feliz, e assisto até hoje acompanhando o omega, e tb me fez ser um apaixonado por animes e cultura japonesa
    AVANTE CAVALEIROS DA ESPERANÇA!!!!!! RUMO A MAIS 20, 30, 40 E MUITOS ANOS DE EXISTÊNCIA EM NOSSAS VIDAS!!!!! PARABÉNS!!!!!!!!

  4. luizAries disse:

    po tem muitas historias de Cavaleiros do Zodíaco ,entre essas na epoca eu e meus Amigos assistiamos tv na varanda do Tio deles , todos sentados no chão foi uma cenas mais legais !!!!! bom
    essa é minha historia !!!!!

  5. Júlio Ashram disse:

    Isso ai amigo Marcelo. Que cavaleiros permaneça muitos e muitos anos ainda em nossas vidas e de nossos filhos.

  6. Júlio Ashram disse:

    Bakana demais luiz. Lembro-me que assitia CDZ na varanda da minha tia também com meu primo rafael que ainda era muito mais jovem do que eu mas acompanhava todos os dias.

  7. CharleeBrown disse:

    CDZ é muito marcante, o anime fez da minha infância a melhor, ficava com os olhos grudados na TV em cada episódio, foi um fenômeno o que ocorreu nos anos 90 sem dúvida nenhuma, o sucesso que a série obteve gigantesco, com razão é o anime dos animes já exibido no Brasil, parabens CDZ, avante Cavaleiros de Atena.

  8. Uma nova série de anime da Toei Animation, com o nome Saint Seiya ? , começou a ser exibida em abril de 2012. É uma história original (spin off), que não segue a continuidade do mangá de Kurumada. A história se passa 25 anos após a série original (se passando por volta de 2012), contando a história de Kouga, uma criança que foi criada por Saori Kido e treinado por Shina de Cobra para se tornar o cavaleiro de pégasus. Nessa era, Seiya, Shun, Shiryu, Hyoga e Ikki são considerados cavaleiros lendários e Seiya, apesar de ter sumido anos atrás, é conhecido como o maior dos lendários cavaleiros. Quando Kouga era bebê, houve uma guerra contra o deus Marte (é como Ares, deus da Guerra, para os romanos), onde saíram-se vitoriosos, porém Seiya sumiu na batalha final, Shiryu perdeu os cinco sentidos, além de todos (incluindo Saori) terem sido corrompidos por um cosmo negro que corrói aquele que usa cosmo. Uma das novas coisas acrescentadas na série são elementos naturais do cosmo, onde para você ser um cavaleiro, não basta ter e saber usar o cosmo sabiamente, você deve aprender a usar seu elemento cósmico. Eles são: água, terra, fogo, ar, raio, luz, sombra/trevas. Os seis protagonistas do anime possuem elementos diferentes respectivamente: Ryuho de Dragão (filho de Shiryu com Shunrei), Haruto de Lobo, Souma de Leão Menor, Yuna de Águia, Eden de Órion e Kouga de Pégasus. Outra coisa nova na série é o design das armaduras que é muito diferente das armaduras comuns vistas em qualquer outra saga de Cavaleiros, possuindo um design bonito, porém partes da armadura (principalmente as golas) parecem serem feitas de pano. Urnas das Armaduras foram banidas! Lembram-se de Seiya usando uma caixa para carregar? Aquelas caixas foram transformadas nas Cloth Stone, que são pequenas pedras que invocam as armaduras para o cavaleiro. Por exemplo, o Kouga de Pégasus usa um colar como Choth Stone e Ryuho de Dragão usa um anel.

  9. taison disse:

    eu seique todo mundo gosta de desenha o seya e seus amigos encluzive eu tambem gosto muito

  10. Antº. Joaquim P. de Carvalho disse:

    Xegá arrepia! Só d lembrar d tudo ky eu vivi na infância… “A melhor infância do mundo, ñ volta já mais, mas permanecerá pra sempre na lembrança daquele que nunca deixará a crinça interior morrer”.Antonio Joaquim Pereira de Carvalho Tive td ky foi possível (Álbuns, figurinhas, bonecos, Camisas, Boné, Caderno, Mochila, Mangás, wallpapers, Revistas, Paper Toys, Posters, Montagem de fotos, Coxa de cama Toalha, Tênis, Sandália, Tatoo, CD, Filmes, episódios em DVD e Trailers).? Tive e tenho até hoje embora muitas dessas coisas eu ñ tenha mais 😉

  11. Muito interessante o texto – Parabéns!… Há quase 20 anos, a TV brasileira conhecia um desenho animado que se tornaria um dos maiores fenômenos mercadológicos (e de audiência) de todos os tempos no Brasil. E cuja influência pode ser sentida ate hoje.

    Criados por Massami Kurumada, os Cavaleiros no Zodíaco foi uma saga lançada em capítulos semanais na revista Shonen Jump. Ela se torna um sucesso junto aos seus leitores, ganhando em pouco tempo a sua versão animada produzida pelo estúdio Toei Animation, patrocinada pela fabricante de brinquedos Bandai (que via no desenho animado, uma grande vitrine para a venda de brinquedos relacionados à série). E foi com este mote mercadológico que a série veio para o Brasil no ano de 1994, através de um vantajoso acordo comercial celebrado entre a Santoy – representante da Bandai no Brasil – com a extinta Rede Manchete de Televisão.

    Em pouco tempo, o desenho animado se torna um fenômeno de audiência dentro da emissora. Era a época da revista Herói (e de tantas outras), que traziam para o público não só o resumo do que aconteceria na saga… Foi uma época também EM que os fãs passavam a conhecer as vozes por detrás dos personagens. Começava ali o reconhecimento do trabalho dos dubladores junto ao público.

    20 anos após a sua estréia na TV brasileira, qual foi o legado de Cavaleiros? Diversos eventos foram criados, aglutinando fãs das animações japonesas em convenções específicas. Mesmo que você não tenha mais visto Cavaleiros do Zodíaco na sua TV, um evento de anime que seja (com jovens desenhistas, dubladores ou cosplayers), são um legado mais do que importante: Muitos fãs deixaram de ter uma postura “passiva”. Foram influenciados, se tornando (de forma “ativa”), também criadores de cultura: Artesãos, músicos, professores, artistas. Uma referência que talvez fosse até impossível se pensarmos no contexto cultural no Brasil de 1994 A.C. – Antes de Cavaleiros.

    P.S.: Se for possível verem (e compartilharem) o meu vídeo acerca do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=0RvpVxGM-Os

  12. pedro disse:

    da os bonecos para mim so muito fa assito desdo 5 anos eu tenho 11 adoro todos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad