Menu

Bastard [Review]

Júlio Ashram 11 anos ago 6 257

Fala trupe! Hoje o review é dedicado ao nosso grande amigo Senpuranger, Mozenjaa! Segundo ele, Bastard uma das melhores obras já lançadas e irei falar um pouco desse anime divertidíssimo que conta com muita aventura, magia e rock and roll.

Trupe, não deixem de comentar e fiquem à vontade para pedir matérias de seus animes favoritos que irei fazer com prazer. Boa leitura a todos!

bastard trupe 01
Criado pelo mangaká Kazushi Hagiwara (Bakuen Campus Guardress), publicado em 1988 pela editora Shueisha e lançado na revista Shonen Jump, Bastard conta a historia de Dark Schneider, um terrível feiticeiro que foi trancafiado pelos clérigos do reino de Metalicana. Durante seu reinado de terror, Dark Schneider tentou conquistar o mundo por uma única razão: provar ao mundo sua sagacidade.

Quinze anos após ser aprisionado, seus velhos amigos dos lados das trevas, os Quatro Senhoras da Destruição, decidem dar continuidade à conquista de onde Schneider havia parado. O alto bispo Geo, um dos responsáveis pelo aprisionamento do feiticeiro, percebe então que, se alguém poderia deter esses quatro, seria Dark Schneider. Estando confinado no garotinho Lushe se inicia um ritual que conta com a filha de Geo, a garota Yoko. Ao beijar Lushe, ela traz de volta Dark Schneider que, no inicio, parece não se importar, mas aos poucos começa a ter um carinho por Yoko e proteger o reino.

bastarde dark 05Essa pérola ganhou seis episódios (infelizmente) em formatos OVA pelo estúdio AIC (Bubblegum Crises) em 1992 e serei sincero, o anime tem uma das introduções mais bacanas que já vi, toda narrada em inglês. A produção em si é uma verdadeira “zona”. Dark Schneider é um tipo de anti-herói que sempre é o fodão, sempre vence e quando consegue um jeito de matá-lo ele ressuscita e tem um golpe escondido na manga.

Os efeitos visuais são muito bons. As lutas são frenéticas, recheadas de golpes com nome de bandas ou músicas. O que? Como assim? Kazushi Hagwara é fã declarado de Heavy Metal e rock e utiliza vários elementos durante toda história. Podemos ver Dark Schneider usando suas magias Venom Noir, Helloween, Megadeth, entre outras. Além disso, o reino conta com o capitão Bon Jovina (putz). Isso se mostra bastante interessante na série, uma boa jogada de criatividade do autor, que embeleza mais as cenas de luta com os personagens gritando nomes de banda ao utilizar suas magias, logo, a trilha sonora do anime é composta por muito Rock e Metal.

A narrativa em si é bem complicada, sinceramente é difícil entender a cabeça Kazushi. O protagonista é odiado por todos, inclusive sua filha adotiva, mas sem motivo aparente. E falando em filha, a personagem Arshes Nei é uma cópia descarada de Pirotess do anime Record of Lodoss War. O ninja mestre Gara, inimigo de Dark que depois se torna amigo, é também muito parecido com Gatts (Berseker).

bastard manga 06Outro ponto a se analisar é se a série é levada a sério ou seria uma paródia de outros animes. Bastard, tanto no mangá quanto no anime, tem um pequeno apelo sexual, várias vezes as personagens aparecem semi-nuas e Dark está sempre fazendo comentários pseudo-sexuais. Apesar de tudo, a trama tem um bom teor medieval para quem gosta do gênero. Há magos, feiticeiros, clérigos, bruxas, vampiros, demônios, elfos e outras coisas desse universo.

Até hoje não foi explicado o motivo de não lançarem o restante em anime dessa série que possui muitos fãs. O mangá está sendo publicado até os dias atuais, mas agora pela Ultra Jump e a história continua sem pé nem cabeça, com lançamentos em intervalos que duram às vezes mais de cinco meses (embora seja normal esse tipo de coisa no Japão).
Um anime recomendado para quem curte magias e também Heavy Metal.

Após 21 anos é bem provável que não será feita uma continuação em anime ou uma nova produção, infelizmente. Mesmo com tamanha incoerência e confusão, Bastard ganha méritos por ser diferente, não seguir tendências da época, mostrar o protagonista sempre escrotizando tudo ao seu redor e sem se importar com as consequências.

Vale pelas cenas de luta que são bem trabalhadas e empolgam quem assiste. Poderia ter um clima mais sério? Claro. Mas não acho que seja a intenção do criador. O protagonista é dublado por Kazuki Yao (vários tokusatsus e o Harbinger de Touro de Cavaleiros do Zodíaco Omega) que consegue fazer muito bem a voz de canastrão de Dark Schneider.

bast

Esqueça a história, esqueça enredo e se divirta com Bastard! Caso não tenha assistido eu recomendo e pra quem assistiu comenta aí e diga que acha dessa obra excêntrica.

– Advertisement – BuzzMag Ad
6 Comments

6 Comments

  1. Sennaffogo disse:

    Belo post Júlio, eu vi o OVA e realmente uma coisa é certa: não sabemos se devemos levar Bastard! tão a sério quanto ele aparenta. Mas com certeza que vale muito a pena, afinal, são apenas 6 episódios, não é mesmo?

  2. Marcello Godoy disse:

    se tem musica mencionada nas magias n me lembro quais eram, mas as bandas tem aos montes
    metalicana = METALLICA
    bon jovina = BON JOVI
    geo noto soto = JEFF SCOTT SOTO
    alguns termos são exclusivas do mangá:
    VENOM (banda q criou o metal satânico)
    megadeath = MEGADETH (dispensa apresentações)
    halloween = HELLOWEEN (tb dispensa apresentações)
    sodom = banda alemã de trash metal
    anselm = provavelmente referência ao ex-vocalista do pantera phil ANSELMO
    exodus = banda americana de trash metal
    voy vot = VOIVOD (banda canadense de trash metal)
    skead low = SKID ROW
    guns-n-ro = GUNS’N ROSES
    whiteos-neiki = WHITESNAKE
    anslasax = ANTHRAX (uma das bandas do big four do trash metal)
    ung vwei = YNGWIE MALMSTEEN
    di-amon = KING DIAMOND (vocalista do mercyful fate)
    kai harn = KAI HANSEN (vocalista do gamma ray)
    lars ulu = LARS ULRICH (baterista do metallica)
    tem muitas outras magias e personagens com muita referência ao metal, se souberem de outras me falem

  3. Júlio Ashram disse:

    Muito obrigado amigo Sennaffogo, cara vc disse tudo, mesmo a historia sendo maluca o anime é muito bom. As homenagens que faz as bandas de rock e metal é um prato cheio pra quem curte boa música. O que não entendo até hoje foi porque o estudio AIC nao quis fazer mais alem do seis episodios. Essa serie é muito querida pelos fas.

  4. Júlio Ashram disse:

    Bela lista amigo marcelo, tem umas que nao me lembrava. Que lembro agora tem também uma magia com nome de nazaré, impperius.

  5. Dam Carvalho disse:

    Eu sempre Achei o Mangá Fantástico! E o Anime Também, porém há várias diferenças entre os 2, no início com cenas com e sem Sumo Sacerdote Geo. Enfim, O Mangá pula de um universo Medieval pós apocalíptico para um universo apocalíptico legítimo, de anjos e tudo mais, não ficou ruim! Há quem saiba apreciar.
    Minha humilde opinião pra quem não gostou é porque esperava que o mangá continuasse pós apocalíptico medieval. Bom, Ótima postagem pra equipe, ficou sensacional! Acabou tirando várias dúvidas minhas e de muita gente sobre a produção do anime. Ótimo trabalho!

  6. Júlio Ashram disse:

    Muito obrigado pela credibilidade amigo Dam. Bastard é uma obra que adoro, seria fantástico lançarem o restante em anime. Fique sempre ligado que sempre farei Rewiews e analises sobre animes conhecidos ou não. Mais uma vez obrigado pelo carinho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad