Menu

Os robôs gigantes dos animes

Júlio Ashram 11 anos ago 19 1.1 K

Trupe, ainda em êxtase após assistir uma das melhores produções cinematográficas deste ano, o surpreendente e excelente Círculo de Fogo (Pacific Rim), venho falar a vocês sobre os animes de mechas ou, se preferirem, robôs gigantes.

Sim, o rewiew será sobre obras que passaram e que ainda vem retratando esse universo fantástico dos gigantes arranha-céus. Este post vai em especial para nosso querido amigo leitor Cristiano Wolf que sempre vem prestigiando o Senpuu!

tetsujin28_33

Robôs gigantes sempre foram temas de várias obras no Japão desde a década de 50. Uma das primeiras obras foi Tetsujin 28-go (Homem de Aço) escrito pelo mestre Mitsuteru Yokoyama. A série contava a história do jovem Shotaro, que pilotava o robô Tetsujin 28, combatendo todo tipo de inimigos como cientistas, delinquentes e até mesmo alienígenas. O mecha também combatia outros robôs enviados pelo grande vilão Doutor Franken. Com um enredo bem trabalhado, a série ganhou também uma versão em anime e já foi exibido em nosso solo, com o pequeno detalhe que o nome de Shotaro foi mudado para Carlos Centelha (me ajuda aí, pow!).

robogigante
Nos anos 60, outra obra de Yokoyama faria sucesso: a série Robô Gigante. Quem não se lembra daquele robô com cara de faraó controlado por relógio pelo garoto Johnny? Essa produção rendeu uma versão em tokusatsu e ganharia, anos à frente, um remake em anime. Em 1972, a nossa querida Shonen Jump publicaria Mazinger Z, uma das mais famosas séries da época que inspiraria muitas outras do gênero e fora dele também. Apresentando o Robô Mazinger Z, criado pelo professor Kabuto e pilotado pelo neto dele, o garoto Koji. O inimigo era o doutor Hell que queria, pra variar, dominar o mundo. Essa série também apresentava um enredo bem elaborado e sempre destacando o robô Z nas batalhas. Um clássico!

mazinger_z
Ainda na década de 70, mais precisamente no final, veríamos uma das mais amadas séries de robôs gigantes já criadas. Com diversas continuações, spin-offs, OVAs, filmes, games e mangás. Estou falando de Mobile Suit Gundam, ou simplesmente Gundam. Essa série mudaria o conceito de mechas do mundo anime, com tramas mais maduras, personagens extramente fortes e carismáticos e com designer dos robôs sensacional. Além disso, a obra foi um divisor de água do gênero e considerada por muitos a melhor série de Mechas de todos os tempos. Destaque para as séries Gundam Wing, Gundam SEED e Gundam 0083.

Mobile-Suit-Gundam-Episode-4-English-Dubbed
Ainda nessa pegada, pouco tempo depois, precisamente em 1982 (data de nascimento deste humilde servo), seria lançado outro sucesso: a saga The Super Dimension Fortress Macross, ou simplesmente Macross, pelas mãos de Shoji Kawamori do estúdio NUE. Recheada de ação, aventura, romances, intrigas e excelentes batalhas com robôs gigantes que poderiam se transformar em naves também. A saga dos robôs Valkyrie sempre contava com um triângulo amoroso como chave da história. O primeiro filme, de 1982, é uma obra-prima, a animação ficou perfeita e o enredo fantástico! Destaque para as séries Macross Frontier, Macross Plus (há duas versões) e Macross 7 que é o mais querido pelos fãs.

MACROSS VF
Já em 1984, foi lançado pela Toei Animation, Voltron: Defensores do Universo. Baseado claramente nos tokusatsus, contava a história de cinco jovens que deveriam reunir as peças espalhadas no universo do grande robô Voltron. Foi exibido pela Rede Manchete e o protagonista contava com a dublagem de um dos maiores dubladores que já tivemos, o grande Ézio Ramos (Spielvan). Ainda nos anos 80, foi ao ar Patlabor, pela Shonen Sunday. A produção lembrava muito Gundam no design dos Robôs, mas a série tinha um teor humorístico muito forte, tirando um pouco do drama na narrativa, mas conquistou muitos fãs ao redor do mundo.

Na década seguinte, em 1994, do mesmo estúdio de Gundam, era lançado The Vision of Escaflowne, que contava com robôs gigantes, porém, apresentava uma temática bem diferente, regada a magias, reinos e um teor medieval. Essa mistura fez um enorme sucesso, mas dividiu o público do gênero.

VOLTRON

Um ano depois, o estúdio Gainax lançaria o que seria a mais cultuada série de mechas. Estou falando de Neon Genesis Evangelion, que você conhece também por Evangelion. Com uma visão futurista brilhante, com personagens complexos, mas ao mesmo tempo apaixonantes, essa série trouxe vários elementos, e os robôs gigantes chamados de EVA eram apenas complemento de uma trama tão refinada, o que fez a série se tornar cult no mundo inteiro. Robôs gigantes pilotados por crianças através de conexão neural (que provavelmente vão fazer você associar ao excelente filme que citei no início do texto) vão lutando desesperadamente contra os “anjos”, seres que vem do espaço com intuito de destruir a Terra. Evangelion se mostra inovador também em relação aos robôs, uma vez que não eram usados os clássicos manches de comando. Eles tinham tempo para ficarem ativos, sempre encontravam problemas durante as batalhas e eram feitos com pedaços de seus maiores inimigos, os anjos.

evas (1)

Após Evangelion, várias das séries lançadas foram fortemente influenciadas. Nos anos 2000 seguiu-se a estreia de novas produções, mas pouquíssimas de grande destaque, a não ser continuações das clássicas. Vandread, lançado em 2000 por um dos estúdios que mais gosto, o GONZO (Desert Punk e Guntz) tinha como base a guerra entre homens e mulheres (que porra é essa???) vivendo em galáxias diferentes e que estão sempre em conflitos. Esse anime utilizou CG em algumas cenas de ação, as batalhas são eficientes, mas nada de espetacular.

Heroman, lançado em 2009 pelo estúdio Bones juntamente com Stan Lee (sim, aquele velhinho boa praça criador de um tal de X-Men), contava com o garotinho Joey Jones que, após concertar um robô se transforma em Heroman (não sei porque, mas lembrei do Super San do Chapolin).

heroman-final-06

Só pra citar outros, talvez nem tão conhecidos, temos: Guerreiras Mágicas de Rayearth, Hades Project Zeorymer(Zeoraima no Brasil), GunBusterRahxephon (que eu acho muito bom), Red BaronVolt 5 (que citei no podcast de nostalgia sobre a Rede Manchete) e Babel II (que foi exibido no Brasil).

Bem, essa foi a minha homenagem aos nossos queridos robôs gigantes. Seja com manches, controle remoto, relógio, conexão neural, magia ou telepatia, o mundo dos mechas sempre vai existir e cada um de nós nunca vai deixar de gostar desse fantástico universo!

E você? Qual é seu preferido? Deixe seu comentário!

– Advertisement – BuzzMag Ad
19 Comments

19 Comments

  1. Excelente review Julio, deste que é o meu gênero preferido de animes 🙂

    Minha preferência está em alguns da franquia Gundam, Escaflowne, Mazinger, Gurren Lagann..putz, tem coisa demais !!

    E sem querer fazer jabá (já fazendo), dê uma olhada aqui num post q fiz sobre animes de robô no Brasil, embora tu já deva ter visto a maioria né ? http://positroniko.com/2013/01/22/animes-de-robo-no-brasil/

  2. Levy Feliciano de Souza Junior disse:

    Eu gostava do Gundam Wing e do Evangelion.

  3. Júlio Ashram disse:

    Amigo Rodrigo, muito obrigado pelo prestígio, como voce pode ver é vasto o universo dos robos não é verdade? Cara, voce citou um que não conhecia o Gurren Lagann, irei assistir , já fiquei curioso. E claro irei acessar e ver seu post e parabéns também pelo trabalho. valeu.

  4. Júlio Ashram disse:

    Amigo levy, há quem diga que gundam wing é insuperável, confesso que é uma de minhas preferidas também. agora Evangelion é primeiro do ranking hehe.

  5. Maicon disse:

    muito massa a materia, mas faltou Detonator Orgun!!

  6. Asevedo disse:

    Evangelion com certeza é a minha preferida, é uma obrigação anual rever a série pelo menos uma vez, isso desde os tempos de fansubs em VHS.
    Gosto de séries Gundams, sendo a minha preferia a série 00, que foge um pouco da série clássica ou do seu remake que foi o Seed, passando a história em um mundo dividido de uma forma muito semelhante ao real, é uma série que leva a pensar sobre muita coisa.
    Macross também é uma franquia que gosto, apesar de ter a adaptação americana para Robotech ser bem doida de se ver e ler.
    Vandread não é espetacular e obra prima do gênero, mas vale a pena a assistida.
    Duas franquias também podem ser bem adicionadas pela excelente história e animação que são Code Geass e Eureka Seven.

  7. Bruno disse:

    Mechas são legais demais. Ah, e vale muito a pena assistir essa comparação de tamanhos entre vários mechas http://www.crunchyroll.com/anime-news/2013/06/04-1/video-174-mecha-sorted-by-height

  8. Júlio Ashram disse:

    Bem lembrado amigo Asevedo, Ereuka Seven é um anime interessante.

  9. Júlio Ashram disse:

    Obrigado, e que bom que gostou da matéria amigo Maicon. O clássico oitentista detonator orgun não foi incluso porque nao se trata de um anime de robos gigantes e sim com armaduras de combate.

  10. Flavio P. disse:

    Eu adoro os Gundans realmente as melhores series de mechas na minha opinião!!!!

  11. Júlio Ashram disse:

    Flavio, ainda irei assistir toda a série Gundan, um dia ainda faço isso rs. Vale a pena demais, essa franquia sempre foi sensacional.

  12. Fabin disse:

    Evangelion está no top 10 dos melhores animes de todos os tempos !

  13. Thiago - O Rato disse:

    Bom artigo, mas gostaria de dizer:

    Sobre Gundam é interessante notar como ela se ramificou em várias linhas cronologicas, dentres as quais a principal e clássica é UC (Universy Century), onde temos Gundam 79, Gundam Zeta (que é considerado o melhor anime da série), eu particulamente não gosto de Wing (gundam feito pra publico feminino) e Seed (remake nas coxas da série clássica).

    Sobre Macross, ela possui muita fama no ocidente por que chegou lá, e aqui também, como Robotech, na realidade Robotech era um ‘pacote’ com três séries editacas, a incrível série clássica Macross, a muy legal Mospeada e uma outra lá, no final temos uma farofada judicial tremenda, hoje Robotech é mundo aparte. Á proposito Júlio, onde você viu que Macross 7 é a “favorita da galera”, na internet afora só li crítica negativa, que ela traiu o espírito da série, etc.

    E aproveitando que estou a falar dos “real robots”:

    Sabia que uma dos principais influências para o surgimento de Gundam foi o livro “Starship Troopers” de Heinlein, sim no livro Tropas Estrelares os soldados usam Powered Suits, Tomino ao criar Gundam queria o mecha fosse uma powered suit, mas os produtores ($$) falaram mais forte.

    E um dos animes que foi considerado com o mecha design mais realista foi o, recomendo, Armored Troopers VOTOMS, é legal ver na série que os mechas são meros veículos mesmo, se movem duros e lentos (minha exigência básica em animes de mechas), o personagem principal da série esta sempre descartando sua maquina (geralmente ela quebra), enfim bem realista, ah, o autor de VOTOMs também é o mesmo de Fang of Sun Dougram.

    Sobre Eva, é uma série que nutro ódio e amor, acho incrível na parte técnica adoro ver como eles estavam se virando com a falta de recursos, adoro isto, mas fiquei meio irritado com a série, depois de algumas relidas, que aqueles roteiros são meio ilógicos demais, muito ‘conto adolecente’ (posso dizer isto, pois eu escrevia e hoje tenho vergonha de reler), e cresceu um misto em min ao descobrir que aquilo nada mais é que uma crítica metaforizada aos otakus do Japão, no começo odiei, hoje odeio quem não pescou ainda a critica e bate na tecla que Eva é uma história com temas filosóficos e religiosos, sendo que é uma critica que os otakus/nerds, não fazem porra nenhuma, ficam chorando esperando alguém ter pena e não passam de um bando de punheteiros (se bobear já tem até artigo acadêmico sobre o tema).

    E Júlio, como tu me esqueces Patlabor, excelente série que mistura sitcom com “police procedual”, é interessante ver que se existissem mechas no mundo real, seria bem daquele jeito, além disto, é prova que para se fazer um bom anime de mecha, não precisa da velha história de guerra, tampouco a guerra do bem contra o mal, mas se Go Nagai quiser lançar Mazinger Z vs. Devilman and Devilady, tô dentro.

    Nota: Rahxephon é horrível, mera farofada psciologica pseudo-intelectual.

    Nota: nos comentários vi alguem citando Detonator, gostaria de saber se ele reviu recetemente, pois a série é bem ruim, estava revendo junto com outras tralhas do U.S. Manga, dentre os quais o muy tenso e peturpador Genocyber.

  14. Júlio Ashram disse:

    Obrigado pelo elogio , amigo Mouse Thiago – irei responder em partes mas primeiro uma coisa a ser dita.
    Não sei se voce sabe mas sou formado em critica, estilo e forma cinematográfica e ao virar critico pude perceber o quanto era cego em relaçao a filmes, series, curtas e animes. Infelizmente o telespectador medio(nao se ofenda) nao nota mais alem os 20% ou seja historia e personagens, o restante é deixado em branco e nao notando o universo rico tende a ser mostrado.
    Desde que que foi me dado essa oportunidade no melhor site site de toku do brasil, by senpuu procuro levar o melhor do meu trabalho e estudo pela confiança depositada em mim . preciso deixar claro uma coisa. Sou um pouco mais velho que você e que a maioria dos leitores de senpuu(claro que site tem leitores de todas idades) venho de uma epoca onde não se usava internet pra pesquisa e sim entrevistas, artigos, e ligaçoes para os autores para saberem de suas series. Muitos vhs na epoca de animes vinha com entrevistas de seus criadores no final, o acervo que utilizo é vasto e internet acredite ou não é o ulitmo. E uma dica, nao fique sempre na aba de internet, wikipedia e afins, porque varias das coisas nao há base e são feita pelos cocos. Eu nao faço nao uso “achismo” nos texto quando me refiro a historia dos animes, sou parcial e passo um pouco do que sei que alguma das vezes vc nao ira achar em internet, ira achar em enciclopedias, livros, entrevistas em vhs(que possuo varias) entrevistas com diversas revistas da epoca que tinha excelentes colunistas que viajavam ate o japao para entrevistar os criador da series. Infelizmente muito disso se perdeu hoje em dia muitos apenas procuram na internet que é um campo vasto onde todos opiniam e varias vezes colocam coisas sem fontes e sem nexo. Bem vamos lá.
    Sobre Gundan , eu conheço todo o universo da série, mas nao poderia falar de todos senão o texto ficaria chato. Gundan wing não é um anime shoujo ele é foca o publico juvenil/adulto devido a seu tema. Sobre macross, eu conheço toda historia da dela com as séries mospeada que voce citou e southern cross, uma jogada de marketing que acabou dando certo por lá e por aqui também embora o publico brasileira conhecia macross. Não citei robotech porque é uma série ramificada e não inclui no foco do meu artigo. Antes de falar sobre Macross sete , . Macross sete atingiu muito sucesso no japão com seu lançamento e foi até feitos jogos para série devido a esse sucesso, os japoneses e até alguns brasileiros tem a série como a mais querida(não significa que ela é a melhor). Como voce disse, só leu critica negativa de internet, mas voce e muitas dessas pessoas que criticam nao sabe o quanto essa serie estourou no japao e digo mais os personagens, o casal max e miria é queridissimo por lá ate mais que Hikaru e misa. Por isso eu digo, tome cuidado com textos de blogs qualquer, e principalmente wikipedia, porque essa informação sobre gundam voce pegou de lá. Sobre evangelion, o que voce diz se baseia na sua concepção, os roteiros de envangelion nao sao ilogicos ou contos de adolescentes, são roteiros impecáveis feito com maestria Hideaki Anno e vale lembrar que como na maioria dos animes, evangelion tem varios elementos de sensibilidade japonesa sou seja, ha coisas que somente a concepçao japonesa entenda se tratando da cultura. Evangelion ja ganhou premios, e um dos animes mais cultuados no mundo e por isso ganhou as versões em filme chamadas Rebuild. Não me esqueci de Patlabor que inclusive está com uma produçao em filme live action emperrada. Eu disse que ela abusa do uso excessivo de humor, a série se propõem a um foco porém ela não se mantem, é aí ela peca, não e de longe uma de minhas preferidas mas eu até gosto dela. Nota Rahxephon é horrivel pra você, para muitas a série é amada e acredite , mesmo sendo chamada injustamente de clone de evangelion, ela ganhou destaque no japão e no mundo. Agora Maicon citou detonator orgun que dá pra ver que voce nao gostou também mas ela nao é uma série de robo gigante( que foi o tema do post). Essas tralhas do U.S mangá são admiradas por muitos. Genocyber concordo com voce que é uma tentativa frustrada de imitar akira. Mas M.D geist foi uma série bem aceita no japao, tem um otimo enredo. zeoraima um otimo anime de robo gigante que não citei mas merece seu destaque(obs: com a dublagem brasileira ficou ainda melhor). è isso fico feliz com seu comentario, vejo que vc é fan do universo anime como eu mas quando for contestar algo ou for colocar seu ponto de vista, esteja certificado, e nao julgue uma serie apenas por voce nao gostar dela ou achar farofa, por que a mesma farofa que voce acha é a mesma que virou cult no pais do sol nascente. Obrigado, espero contar com mais comentarios seus em minhas matérias. Um abraçao do humilde servo.

  15. Thiago - O Rato' disse:

    Ok. Calma, desculpe se ofendi. Não foi a intenção.
    Confesso, que assim como você é passional com algumas séries eu também sou para com outras.

    Gostei de saber que você é formado em crítica isto dá propriedade ao que você diz. Contudo, desculpe a arrogancia, mas não como, eu não sou mero espectador médio, embora (motivo de dinheiro e já estar cursando outra coisa) também não seja formado em crítica nem em letras ou algo similar, mas sou o que se classifica como interessado ou estudioso amador. Quando tive interesses em mangas, fui pesquisar quais as origens do manga, quando cismei com quadrinhos americanos, fui atrás de livros teóricos sobre o tema, com tokusatsu posso contar até um caso muito legal, que mesmo ouvindo o povo falando que Turboranger é bizarro por misturar carros e fadas, em outros sites ouvi falar que dá metade em diante rola revivoltas legais – o que me despertou interesse pela série. Claro que se um formado é engenheiro, o curioso não passa de um pedreiro, mas garanto que dona-de-casa (que fala pilastra ao invés de pilar) eu não sou.
    Ah… imagino que devo ter a mesma idade que você, ou bem próxima, nasci em 86, então sei sim o que ter que fazer pesquisa em sebos, revivar revistas velhas e afins, e sei que a wikipedia não é lugar de confiança.
    à proposito, sobre a minha visão de Eva, como crítica ao mundo otaku, veio não somente das minhas andanças na net, em especial ajudada por um site, hoje off, o Maximum Cosmo de um colega meu da finada comunidade de Ficção Cientifica no Orkut, Alexandre Lancaster – sim aquele da Ação Magazine, mas também em observar outras obras da Gainax, como Otaku no Video. Á proposito, ontem eu estava a buscar no site de periodico Capes se havia algum artigo cientifico sobre Eva, infelizmente não achei nada que me ajudasse lá, mas mês passado achei um bacana que cita Godzilla e Ultraman e imagem destes personagens relacionados com as bombas nucleares.
    Infelizmente, nãto tenho tempo, nem dinheiro (tanto que estou a viver de internet discada, quando tenho) para consumir tudo que quero. Foi assim que descartei Macross 7, mas mantive Macross clássica (e não me arrependo), e coloquei VOTOMs na lista (ainda quero ver a sérei todo, somente começei). Mas tem algo que é primordial para min, minha vida é muito curta (sim, eu sou uma daquelas pessoas paranoicas que calculam quantas horas te vida possuem pela frente, que planejam a vida pra daqui a 10 anos etc, etc) e gosto de fazer valer a pena meus hobbies, posso não fazer meu mestrado com base neles – quem sabe? – mas que meu tempo empenhado em ver uma animação, tokusatsu ou em ler um gibi, não seja mero ‘matar o tempo’.

    Enfim, não quis ofender.
    Tanto que, se estou a escrever isto, ao invés de estar fuçar em outras abas da internet, significa que sim, gostei da sua resposta, gostei do seu texto, e certamente lerei os seus artigos vindouros.

  16. Júlio Ashram disse:

    Obrigado mais uma vez amigo Thiago RSRSSRS e estou calmo. Esclarecendo eu tenho 31 anos. Voce me entendeu mal jovem, eu nao achei seu comentário anterior desrespeitoso, arrogante e muito menos me ofendi com ele, apenas fiz algumas obervações baseadas nos seus comentários. Quando digo “telespectador médio” nao falo pra desmerecer mesmo pq ja fui um, mas é um nome dado em geral pra quem apenas curte qualquer coisa do genero por diversão.(isso é registrado não sou eu quem disse) Gostei do que falou de verdade, mas teve coisas que realmente foram ditas pela falta de conhecimento, não que voce seja obrigado a ter, mas como autor do post me sinto na obrigaçao de responder a todos. Outra coisa, voce nao precisa dar esclarecimentos sobre sua vida pessoal, nosso portal se baseia no entretenimento entao deixemos os comentarios apenas nisso. Como te falei alem de minhas profissoes sou fa como voce, mas como profissional e pela credibilidade que o senpuu me deu, tenho que ser totalmente imparcial com as noticias, sendo assim minhas pesquisas são muito aplicadas, ou seja,com entrevistas oficiais dos autores falando sobre suas obras, enciclopédias que possuo em japones e tive de pagar alguem pra traduzi-las, vhs com depoimento de autores, livros especializados e originais do japao e por aí vai. Agradeço novamente pela credibilidade , abraçao!

  17. luiz disse:

    muito bom esse site!! reportagens boas! adoro os gundams, evangelion, e maioria com mechs…porque sempre fui fa de mech… desde daileon, deus jiray… changerobo,…. mas na maioria sao da hora….
    valeu… continue assim..

  18. Diego disse:

    Olá, estou procurando um anime que eu assisti na Record nos anos 90. Eu lembro que começava com um garoto lamentando sua vida sem sentido. Ele achava que tinha nascido para um propósito maior. Então um robô cai do espaço no Japão e ele o encontra. Ele é um tipo de roupa que se adapta ao corpo do garoto. A roupa/robô fala com o garoto e o convida a entrar nele. Neste momento ele se tornam um só. Eu não consigo lembrar o nome. Você poderia me ajudar? Eu sei q não é o Zeoraima, Rahxephon nem Gundam.

  19. Diana Soeiro disse:

    Meu favorito é o Ceres de Guerreiras mágicas de Rayearth, tambem gosto muito de Neon genesis evangelion, Gundam wing, Robô gigante e Code geass…eu particularmente não consegui gostar de Rah xephon…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad