Menu

Momento de Tensão

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 9 26

Kamen Rider Wizard

Eu sou fã de tokusatus já faz um bom tempo, mais de vinte anos, na verdade. Como era  de se esperar, nesse meio tempo, eu já assisti muitos clássicos, séries fantásticas e empolgantes. E muito lixo também. As ruins vão desde de produções com roteiro bem ruim (Decade), a séries sem o menor carisma (Turboranger) e também aquelas simplesmente irritantes (Go-Onger). Mas nenhum tokusatsu até hoje me deu tanta preguiça de assistir quanto Kamen Rider Wizard.

Veja bem, tokusatus são séries inerentemente de ação. Esse é o foco, sempre foi. Não importa se a produção da vez tem temática adulta como Garo, ou totalmente infantil como MachineMan, tokusatus são séries de heróis e vilões e o combate entre eles. É dessa forma que elas exprimem o conflito e a superação do(s) protagonista(s). E aí que vem meu problema com Wizard. Na grande maioria dos episódios, o nosso herói vence com bastante facilidade. Não tememos por ele, afinal ele já começa em um nível de poder muito alto e isso é chato, muito chato.

Digidin digidin

Digidin digidin

Kamen Rider Wizard não é uma série ruim, tem bons personagens, boas cenas de luta, uma trama misteriosa e interessante e bons atores no geral. Mas Haruto é um protagonista que não gera, ao menos para mim, nenhuma empatia. Admito que não vi a série toda ainda, mas até o final do segundo terço, Wizard nunca falhou em salvar um Gate. Nunca ouve uma situação realmente tensa, ele sempre tem uma solução à mão. Quando um poder novo é necessário, ele normalmente é obtido ANTES de sua necessidade, o herói não tem que correr atrás.

Não é problema um herói ser poderoso, mas os protagonistas têm que ser sempre mais fracos que os vilões. A superação faz parte da jornada do herói. É bom na série ver os vilões ameaçando e deixar o espectador pensando como o herói vai se safar daquela situação, até que ele encontra uma saída, um poder ou uma ideia e, no último segundo, a vitória. Se isso vem fácil, não tem empolgação, não tem emoção.

Se ele fosse o protagonista, o anime durava uns 4 episódios...

Se ele fosse o protagonista, o anime durava uns quatro episódios…

Para quem curte anime, é igual termos uma série sobre Seijuro Hiko ao invés do Kenshin. Hiko é um cara imensamente poderoso e ele provavelmente sairia detonando todo mundo em um piscar de olhos. Personagens poderosos assim são excelentes, mas como coadjuvantes. Eles aparecem, detonam, mostram o poder, mas o protagonista tem que ser alguém almejando a chegar nesse nível.

Até mesmo em filmes de Hollywood, especialmente aqueles de esporte. Os protagonistas são sempre o time fraco sem chances, mas que se vira e se supera. Ia ser um saco ver um filme sobre o Dream Team de basquete americano em sua conquista da medalha sem o menor esforço.

Então, meu ponto é, herói bom é herói que se ferra. Espero que a Toei não volte a se esquecer disso. Até a próxima, Pleeeeeeeeaaaaaaaaaaaaaase.

– Advertisement – BuzzMag Ad
9 Comments

9 Comments

  1. Rodrigo disse:

    Concordo em numero, gênero e grau com a opinião exposta neste tópico. Assisiti Kabuto a pouco tempo e no meu ver ela, alem da temática chata da culinária, tem o mesmo problema de Wizard. Apelidei a série de Kamen rider Steven Seagal, nunca apanha, só bate. Claro, não posso deixar de mencionar que ela melhora um pouco nesse quesito em sua reta final, bem no final mesmo!!!!!

  2. Marcus Barros disse:

    Concordo com você Luiz. A série se perdeu um pouco com relação a alguns quesitos, como por exemplo: O Wizard nunca mais precisou entrar no mundo de um Gate pra salva-lo de seu desespero, e evitar que ele se torne de fato um Phantom, até porque nenhum se tornou na série até hoje.
    O Haruto também nem come mais as roscas.
    Uma coisa que me incomoda também é com séries em que não existe um clã grande de vilões, a série fica lenta, repetitiva porque não tem vilões pra matar, somente monstros.

  3. DaniloRK disse:

    Eu gostei da série, e ela é uma das únicas que me fizeram acompanhar semanalmente, normalmente espero a série chegar na reta final pra poder começar a assistir.

  4. Metalhero disse:

    estou gostando muito, mais até que outras, como o próprio Fourze. O protagonista mesmo realmente não tem tantos dramas, os outros personagens foram melhor desenvolvidos, como o passado da Koyomi, ou a treta da Mayu vs Medusa.

    Vamos ver o que reserva a reta final.

  5. caio disse:

    antes de começar, vc e um baka por que herói bom e herói forte se ele não for forte e poderoso ele nunca poderia proteger as pessoas principalmente o wizard se ele falhar e a mesma coisa que ver ele sendo derrotado pelos vilões, termine a série e sepois de o seu veredito baka por que vc vai se surpreender com esse perfeito e emocionante tokusatsu

  6. Daniel Orochi disse:

    Concordo, realmente em certos momentos o Wizard se torna poderoso demais e em outras midias além da serie também, no jogo Battride War no modo História na Cutscene ele derrota sozinho os Heisei Riders e até mesmo o Decade usando a Magia Copy para emular a carta Ilusion do Decade que era já era apelona, no filme tem até a Magia Time para viajar no tempo, e tem tudo isso na base da farofa de prima. Mas o maior problema para mim são os Vilões, assisti até o 45 e até agora nao explicou direito o que aquele vilão quer. O único vilão que cativou foi o Gremlin por ele ter virado Phanton mas conservado a essencia, não é que nem o Gamon de Fourze e o Sonozaki de W que eles eram viloes mas voce respeitava o ponto de vista deles algo como o Magneto dos X-Men. Eu nao entendi nada do objetivo do vilão se alguem souber por favor me explica.

  7. KrSaPow disse:

    Concordo contigo, inclusive os episódios mais fodas são os que o Haruto quase morre (infinity arc) e os arcos do Beast… O Arco final tá bem foda também, mas pela enrolação da série eles vão ter que correr mais com a história do que nos arcos finais de Fourze… De qualquer forma, tô curtindo wizard bastante, mas isso também me incomoda pra caramba: Haruto é fodão no começo, meio e fim. Nem mesmo as coisas que o ameaçavam, tipo o uso constante das draco forms, mudaram a situação dele… Mas vamos pra próxima e que Gaim mostre mais o aspecto herói do protagonista…

  8. Rafa M. Rock disse:

    Antes o apelão era o Kabuto depois o Decade e agora o Wizard… rsrsrsrs

  9. valmir disse:

    O beast que ta sustentando esse rider pra mim terminar de ver…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad