Menu

Akira [Review]

Júlio Ashram 11 anos ago 8 11

No ano de 2019, após uma grande explosão, a cidade japonesa Tóquio é reconstruída. Agora, com o nome Neo-Tóquio, ela vira palco de decadência, violência e subversão. Kaneda, um adolescente das ruas líder de uma gangue, está sempre em combate com grupos rivais e com a polícia. Um dia, seu melhor amigo, Tetsuo, é capturado pelo exército para servir de cobaia para eles.

AKIRAsgsdrtjh

Obra original do mestre Katsuhiro Otomo (Memories, Stean Boy), publicada em 1982 pela editora Kodansha e animação produzia pelo estúdio Tokyo Movie Shinsha (conhecida por muitos graças ao lançamento de Cavaleiros do Zodíaco The Lost Canvas) com roteiro de Izo Hashimoto, Akira foi lançado em 1988 no Japão. Esse filme não só mudaria a história dos animes, mas também a história do cinema. Esse anime espetacular está completando 25 anos e ainda continua sendo uma das melhores produções já criadas de ficção científica e mantém forte influência para muitos animes, games e filmes. Farei um resumo aos saudosistas e, para os que ainda não assistiram, fiquem tranquilos porque não irei revelar partes importantes da trama.

O ano é 1988 e Tóquio de repente entra em colapso numa grande explosão de origem desconhecida. Trinta e um anos depois, com a reconstrução, a cidade vem sofrendo com desemprego, violência, corrupção. A maioria dos jovens agora anda em gangues usando motocicletas que fazem a cidade ainda mais barulhenta. Kaneda, líder de uma dessas gangues, é o protagonista da história e, junto de seus amigos, está sempre em guerra com outros grupos e também com os representantes da lei.

Tetsuo 1

Outro membro da gangue, Tetsuo é o melhor amigo de Kaneda e sempre nutriu um tipo de inveja do líder que, na maioria das vezes o olha com desprezo e sempre o inferioriza. A primeira cena entre os dois mostra isso quando Tetsuo está admirando a moto de Kaneda e diz que Tetsuo não conseguiria pilotá-la e, nesse momento, vemos claramente o olhar de raiva. O grupo do protagonista sai pela cidade, cada um em sua moto deixando rastros de luz (lembrando muito o filme Tron) e nos presenteando com uma das cenas mais incríveis do anime, mostrando também prédios, carros, outdoors com uma animação que até hoje é surpreendente .

Em meio à perseguição, Tetsuo em sua moto azul que contrasta com as roupas, após conseguir derrubar um membro da gangue dos Clows se depara com uma criança de aparência bastante envelhecida e não consegue frear a tempo, colidindo com ela e causando uma explosão. Porém, nada acontece com o garoto. Sem saber o que está acontecendo, ele pergunta à criança quem ela é. Tetsuo não obtém resposta e, na sequência, o exército sob o comando do coronel Shikishima, (personagem importantíssimo da trama) chega levando a criança e Tetsuo. Kaneda e os demais presenciam, mas não conseguem fazer nada e são encaminhados para a delegacia, onde o personagem principal conhece Kei, membro de um grupo de “guerrilheiros”.

coronel 1Tetsuo acorda em um laboratório e enquanto isso, em outro ponto do local, está o doutor Onishi e o coronel conversando sobre o poder imenso que ele possui e o médico comenta ainda sobre a possibilidade de fazer experimentos em Tetsuo.

Sentindo muitas dores e ainda sem entender o que está acontecendo, Tetsuo consegue escapar e, ao voltar para a cidade, encontra Kaori, uma garota que gosta muito dele. Na intenção de fugir da cidade, ele rouba a moto de Kaneda porém, sem muito sucesso, no caminho ele é perseguido pela gangue dos Clows e acaba sendo atacado junto com Kaori. Kaneda aparece e salva os dois.

A Gangue dos Clows foge, mas Tetsuo consegue agarrar um dos membros e começa a bater nele sem parar.  Kaneda pede para que ele pare, mas Tetsuo grita dizendo para ele não dar ordens nesse momento e o protagonista então percebe que algo mudou em seu amigo. De repente, alguém grita o nome Akira na cabeça de Tetsuo e ele começa sentir dores por todo o corpo. Uma pessoa entrando na mente dele diz que pode aumentar ainda mais seus poderes. Tetsuo se contorce em dor e o pessoal do laboratório chega o levando novamente. Kaneda, indignado, tenta impedir mas não adianta.

crianças velhas

À noite, Kaneda se pergunta o que aconteceu com Tetsuo. Ele ouve barulhos de explosão e tiros e logo vê Kei fugindo junto com guerrilheiros armados. Kei está sendo perseguida pelo exército por um esgoto e Kaneda a ajuda novamente. Em recompensa pela ajuda ela resolve levá-lo para o esconderijo dos “guerrilheiros”. No laboratório, Kiyoko, uma criança também de aparência envelhecida chamada de número 25, tem um pressentimento e diz ao coronel que Akira vai acordar novamente.

Na cidade, podemos ver pessoas de algumas seitas dizendo sobre o “despertar” de Akira e os altos governantes da cidade temem que isso possa se tornar um problema. O coronel diz quer mais fundos para preparar o laboratório para a ressurreição de Akira, mas os outros governantes parecem não concordar. Tetsuo, ainda mantido no laboratório, tem uma visão assustadora (porém, linda e genial por parte de Otomo) na qual brinquedos começam atacá-lo.

kaneda 2Ele tenta fugir, porém não consegue e acaba caindo num rio de leite. Kiyoko, Masaru e Takahsi (as três crianças velhas) percebem que Tetsuo vai acordar Akira (que não irei revelar para quem ainda não assistiu o anime) e este era um método defesa produzido por eles. Como se trata de crianças, justifica os brinquedos e o leite. Tetsuo fica bem nervoso e consegue chegar ao quarto onde eles estavam explodindo todos os guardas em seu caminho. Enquanto isso, Kaneda e Kei entram no laboratório junto com o grupo de guerrilheiros. Uma excelente cena de ação de combate com naves nos túneis estreitos se inicia.

Kaneda Rouba uma destas naves e vai para a sala das crianças e percebe que Kei está sendo controlada telepaticamente por Kiyoko, que tenta vencer Tetsuo, mas percebe que não pode acabar com ele. Tetsuo fica sabendo da existência de Akira pela telepatia e, agora completamente mudado, brinca e minimiza o amigo dizendo que a partir de agora ele irá proteger Kaneda.

Usando seus poderes e se teletransporta para fora do laboratório, vai até o Bar Harakuya para comprar drogas e, um tempo depois, Yamagata e Kai entram no mesmo local e veem o dono de lá morto e Tetsuo rindo. Yamagata questiona o que está acontecendo e acaba sendo atacado por Tetsuo. Kaneda e Kei voltam e se encontram com resto da gangue. Agora, Kaneda está determinado a parar Tetsuo com as próprias mãos.

Podemos dizer que foco dessa trama é a amizade entre duas pessoas e no final mostra que, por mais poderoso que Tetsuo tenha se tornado, ele vai precisar da ajuda de Kaneda por não conseguir suportar tudo aquilo. Isso nos faz refletir que tudo tem seu preço. Este anime foi revolucionário não só por ter sido uma obra ambiciosa e ter uma excelente animação, mas também por tratar de tantos temas como exploração do poder, governo corrupto, sociedade em constante conflito com os governantes, religião, evolução, conspiração e por aí vai.

kei1

O governo tenta, a todo instante, dominar uma cidade em caos e o exército tenta controlar uma força desconhecida para ser usada em uma ocasião propícia a eles. Os personagens, outro ponto forte da série, são todos reais e muito humanos. Kaneda líder de uma gangue de adolescentes que é o protagonista do filme, mas é Tetsuo é quem rouba a cena por ser um garoto problemático, com complexo de inferioridade e que nunca teve uma mente estável para lidar com os poderes, o que o levou ao limite e, querendo ser um homem que todos procuravam, ele acabou se tornando o medo de todos.

Kei é a mocinha revolucionária e o coronel deixa, durante toda a trama, a dúvida sobre de qual lado ele realmente está. O coadjuvante Yamagata amigo de ambos, mas com uma personalidade firme, parece não se importar muito com Kaneda ser líder e é bem mais expressivo que os dois.

Akira está entre as melhores produções de todos os tempos. Foi exibido nos cinemas brasileiros, lançado em VHS, DVD E BLU-RAY. Já foram realizadas três dublagens brasileiras que tive o privilegio de ver e em todas elas posso garantir que são fantásticas (cada uma com sua adaptação adequada).

Uma obra sensacional obrigatória para todos que curtem um bom filme.

– Advertisement – BuzzMag Ad
8 Comments

8 Comments

  1. EDUARDO disse:

    SAUDADES DE 1991 E AINDA Ñ HAVIA A EXPLOSÃO DDE CDZ NO BRASI LPOREM O BRASIL VIVIA AINDA A EEXPLÇOSÃO DOS TOKUSATSUS ENTRE O FI MDA DECADA DE 1980 E INCIO DA DECADA DE 1990 E O FILME DO AKIRA PASSOU NOS CINEMAS DAQUI E FEZ UM CERTO SUCESSO POR AQUI TBM E SOBRE OS ANIMES DA ÉPOCA O BRASIL AINDA RESPIRAVA SPEED RACER, PATRULHA ESTELAR, HONEY HONEY (FAVO DE MEL) E + ALGUNS OUTROS ANIEMS MAS ERA BEM POUCO EM RELAÇÃO AOS DIAS DE HJ E FAZ TEMP OQUE Ñ PASSA NOS CIMENAS DAQUI UM LONGA METRAGEM DE ANIME COM OS FILMES DOS CDZ (1995 E 2006) E O DO STREET FIGHTERS (1996) POR EXEMPLO FORAM OS ULTIMOS QUE EU ME LEMBRE ASSIM DE KBÇA NESSE EXATO MOMENTO NAS TELONAS DO BRASIL + RECENTEMENTE.

  2. Marcello Godoy disse:

    sem dúvida akira é um clássico, revolucionou os animes e o cinema
    depois desse sucesso, a ficção científica nunca mais foi a mesma naquela época
    na década de 90 eu ainda era um garotinho q como qqr outro assistia cavaleiros e speed racer

  3. Fabin disse:

    Excelente observação, faz referencias à vários filmes, fora que é uma obra prima !

  4. Fabricio disse:

    esse anime é um dos melhores que ja vi, deu ate vontade de ve denovo.

  5. Rodrigo Emílio de Paula disse:

    Julio, muito obrigado!
    O seu comentário sobre o anime foi perfeito.
    Saudade desse tempo…

  6. Júlio Ashram disse:

    Valeu Rodrigo, que bom que voce gostou cara, esse anime é sensacional, marcou a nossa geração e ainda marca as futuras. Valeu pela força

  7. Júlio Ashram disse:

    Exatamente Eduardo, antes as distribuidoras se arriscavam mais em trazer grandes animações em cinema, agora isso diminuiu consideravelmente. Lembro-me de ter visto Cowboy Beboop que aqui foi chamado de esquadrão beboop, ghost in the shell e cavaleiros do zodiaco prologo do céu. Saudades desses tempos

  8. Cássio Nicolini disse:

    Se eu ver Akira daqui a 50 anos, esse anime ainda me surpreendera.
    Sensacional, o melhor anime de todos os tempos, roteiro padrão obrigatório para qualquer desenvolvedor de animes.
    Bem contra o mal, rivalidade entre amigos, energia sem limites da origem do universo dentro de cada um, colapso da civilização … Enfim, se reconhece um pouco de AKIRA em praticamente tudo que se tem no mundo anime/manga hoje em dia, um marco para a arte estabelecendo um “antes e um pós AKIRA”.
    Agora é esperar uma versão hollywoodiana, já li sobre alguns projetos, mas por se tratar de uma obra tão espetacular, qualquer projeto que envolva o nome AKIRA tem ser no mínimo sensacional e acho que o medo do fracasso é o motivo que fazem os projetos ate hoje de um longa ficarem na gaveta.
    Gostei demais do review, muito bem escrito, bem elaborado e instigante, quando chegar em casa vou correr para baixar e ver novamente.
    Parabéns ao site e ao autor do review.
    AKIRA pra sempre.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad