Menu

Entendendo Super Sentai: O Sexto Ranger

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 14 197

joshoncreek-gokaisilver

Teve um singelo personagem em Maskman que na verdade pouca gente se lembra: Mask X-1. Ele era um protótipo do que seriam os Maskman atuais e apareceu em apenas um episódio. Mas, nesse personagem, foi plantada uma semente de um dos elementos mais importantes que os sentais acrescentaram a seu repertório: o sexto ranger.

O primeiro esquadrão a receber outros membros além dos iniciais foi Liveman, alguns anos depois. No episódio 30, entraram na trama os irmãos dos dois amigos dos heróis que foram mortos no começo da série e que se tornaram GreenSai e BlackBison.

Todo mundo comigo: pan pan pananan pananaaaaan

Todo mundo comigo: pan pan pananan pananaaaaan

Então, finalmente, em 1992, tivemos oficialmente o primeiro sexto ranger: Dragon Ranger, em Zyuranger. Burai (familiar para o público tupiniquim por ser o mesmo ator do Oozora) entrou no meio da série, com outro robô e até mesmo como vilão, para só depois passar para o lado do bem. E, desde então, sempre podemos esperar alguém mais entrar.

Mas vocês podem estar se perguntando por que os dois personagens de Liveman não são incluídos neste grupo, afinal, eles também apareceram depois e, igualmente, tinham seu próprio robô. Enquanto isso é verdade, GreenSai e BlackBison entraram como parte da equipe, a parte que na verdade estava faltando pela morte de seus irmãos no começo. Burai, por outro lado, era uma entidade totalmente separada do grupo principal, tendo até um diferencial notório na roupagem, o colete dourado.

A partir daí existiram, em praticamente todas as séries, um sexto (que pode ser na verdade quarto, quinto ou até sétimo). Veja, bem, assim como Liveman, tivemos alguns membros adicionais que não entram nessa categoria. Qual o critério? Principalmente, sua integração com a equipe. Sextos rangers normalmente têm uniformes e henshins totalmente diferentes. Na maioria dos casos, até mesmo outro aparto de transformação. Eles também começam a série com um nível de poder notoriamente maior que o dos iniciais, mesmo quando são menos experientes. Essa, na verdade, é a grande justificativa para ele existir para começo de conversa.

Não, ele não é do País do Trovão

Não, ele não é do País do Trovão

Podemos separar, em geral, os sextos em dois grandes grupos: os dos mais experientes que os heróis e os menos experientes, mas ainda mais poderosos. Burai cai no primeiro grupo, assim como outros notórios como TimeFire, os Goraigers e, mais recentemente, KyoryuGold. Esses são heróis normalmente mais velhos que os protagonistas e costumam ser ou senpais (o que é um caso bem raro, visto que essa figura normalmente é reservada para o mentor da equipe) ou rivais dos heróis. O segundo é de longe o mais comum e, muitas das vezes, eles começam até mesmo como inimigos ou heróis que atuam sozinhos e não querem se misturar, como o GoseiKnight.

Genta demandando respeito

Genta demandando respeito

Do outro lado, temos os aprendizes. Esses heróis, apesar de serem mais poderosos inicialmente, querem se tornar tão bons quanto os principais, seguindo-os e muitas vezes tentando se provar. Esses sextos rangers nunca são antagônicos e são usados frequentemente como alívio cômico (vide Gai/GokaiSilver). Também é comum apresentarem habilidades especiais únicas, como é o caso do Genta/ShinkenGold que conseguia criar seus próprios origamis.

Bem, pessoal, essa é uma pincelada rápida pelo mundo dos adicionais!

Deixe aí seu comentário dizendo qual é o favorito de vocês, e até a próxima!

– Advertisement – BuzzMag Ad
14 Comments

14 Comments

  1. GokaiBlack disse:

    Cara essa demorou já tinha até perdido a esperança de ler a continuação de os guerreiros coloridos mas a demora valeu a pena gostei muito .
    PS: Os meus sextos favoritos são o kibaranger,boukensilver,shinkengold,eo gokaisilver.

  2. Thiago Machado - O Rato disse:

    O sexto predileto não é de sentai, é de Power Ranger. Tomie Oliver, o Dragon Ranger.

  3. Vou tentar não demorar tanto com a próxima Gokaiblack. Agora, seus sextos favoritos batem muito com os meus. Adoro esses, tirando pelo KibaRanger que eu acho um chato de galochas 😀

  4. gokai silver disse:

    Concordo que todos os extras vinham com um poder especial de fábrica… um exemplo é do próprio Ikari Gai (Gokai Silver) e meu prediléto…
    o que o tornava mais que especial era o fato dele entrar no mundo da imaginação e conversar com os rangers (sentais) passados, e converter todas as rangers keys extras em uma só… exceto por um episódio que ele une duas keys normais do vermelho e do verde criando o kristmas ranger… adorei esse episódio

  5. Giovani Machado disse:

    O Mask X-1 é mais ranger que o insuportável Gokai Silver .

  6. Ghile Arms disse:

    Adoro os “sextos membros” q de vez em quando não são sextos. Sempre e sempre dão um gás na série. Só acho fraco e sem explicação o fato de, quando são anti-heróis, sentarem o pau nos cinco juntos e quando se tornam heróis apanham pros “Bonecos de massa”. Mas de forma geral, sempre são os q salvam a série de uma possível queda. Cito o fato dos sentais da década de 80 q eram bons d+ porem começavam q serem arrastados da metade adiante. Espero um dia poder ver uma mulher como “sexto membro” do tipo Burai.

    #timefireomelhor

  7. CodeSaint disse:

    1º Utsusemimaru (Kyoryu Gold) só por usar uma espada elétrica e ter ataques impressionantes já vale a posição. Sem contar que o Zyudenryu dele é o mais legal de todos. Mas ele também tem uma personalidade muito boa e é muito ver ele se adaptando ao presente, principalmente quando ele apagou os telefones de mulheres do parceiro.

    2º Ikari Gai (Gokai Silver) O sexto ranger, que tem acesso aos poderes de todos os sextos rangers anteriores, sem contar que é um fã de sentai igual a gente. E acho engraçado o jeito como ele se veste. O problema é que se vê mais ele usando o Gold Mode do que as habilidades dos outros sextos.

    3º Ramirez (Kyoryu Cyan) O primeiro ranger caucasiano da história dos sentais que parece ter saído de um filme sobre bárbaros. É um personagem com sotaque engraçado e muito gente boa. Adorei quando ele colocou aquele pano do Yu Yu Hakusho na cabeça para indicar que era um fantasma(desculpe não sei o nome daquilo). Na verdade ele seria o sétimo, mas acho que todos que não fazem do grupo principal contam como sexto ranger, e ele aparece menos que o Utsusemimaru.

  8. Na verdade, Ghile Arms, já tivemos uma mulher como sexto, a Go-On Silver. Mas concordo com você que seria legal uma mulher como única sexto.

    E CodeSaint, excelente lista, porém, apesar de eu também adorar o Ramirez, ele entraria em outra categoria: o dos rangers adicionais. Essa normalmente tem personagens sensacionais, como Shurikenger, DekaMaster, WolzardFire entre outros. Mas valeu peloa contribuição, um abraço!

  9. Thiago disse:

    Estava a pensar melhor, não seria o primeiro sexto ranger, na verdade o quinto. Digo isto por JAKQ, o quinto menbro entrou depois e, dizem, era mais forte que o outros.

  10. Joe disse:

    Os sextos, quando bem planejados e executados, saem otimos personagens. Gaosilver, Timefire e principalmente Abarekiller foram alguns dos melhores. Agora, para cada bom, ha um erro grotesco, vide Kibaranger e as tragedias GoseiKnight e GokaiSilver.

  11. o primeiro foi shouta o magnet warrior em bioman e depois ryu o mask x1 em maskman mas estes dois sao considerados prototipos de sexto rangers nao oficiais agora os outros como bullblack ninjaman signalman entre outros sao considerados bangai heroes mas desde burai em zyuranger todo super sentai passou a ter um sexto ranger

  12. burai e considerado o primeiro sexto heroi do super sentai por ter se estabelecido na serie

  13. tambem teve o dan em jetman

  14. em gogoV TEVE O DEMON BEAST HUNTER que usava os poderes do cristal ZEEK e depoi de sua morte passa seus poderes para uma garota ele foi adaptado para o ryan em PRLR mas foi totalmente diferente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad