Menu

Primeira Parada: Alameda dos Anjos

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 10 144

imagem10
Um dia estava na casa da minha mãe e minha sobrinha de quatro anos pediu o iPad para assistir alguma coisa. Qual foi a minha surpresa ao ver que ela havia escolhido Power Rangers Samurai. Então algo estalou em mim: de uma forma ou de outra, ela está vendo tokusatsu. Ela estava assistindo o episódio no qual aparece o Kaijiki Origami (ou Zord Peixe Espada). Tudo bem, não era Ryonosuke, era Kevin, mas tinha o mesmo monstro, o mesmo robô, as mesmas lutas. Ela vibrou com as mesmas coisas que eu vibrei vendo Shinkenger.

Será que usaram o Minhoca Origami?

Será que usaram o Minhoca Origami?

Hoje a grande maioria das pessoas que acompanham tokusatsu o fazem por meio de fansubs. Antigamente, essa era uma tarefa árdua de garimpar fontes e usuários do YouTube e outros serviços similares, encontrar legendas e resoluções pelo menos aceitáveis e muitas outras dificuldades. Atualmente temos tudo isso disponibilizado facilmente e nem mesmo a barreira da língua é problema, visto os ótimos fansubs em português, como o brilhante trabalho do GenerationBR do nosso amigo Thunder.

Mas, o que muita gente se esquece, é que pouquíssimos começaram nesse meio. A maioria de nós começou com obras trazidas pelas “vias normais” para o Brasil, em especial a geração Manchete (que eu sei, não era só na Manchete). Eu sou um deles. Minha infância foi recheada de tokusatsus em língua tupiniquim. Era o que tínhamos e era excelente. Quem é um pouco mais novo talvez tenha começado já na primeira geração dos Power Rangers. A clássica, com Jason, Billy, Zach, Trini e Kimberly, e mais tarde Tommy. E por muito tempo não via ninguém reclamando.

Complete essa frase: Maldito....

Complete a frase: Maldito….

O que acontece é que, com a facilidade de acesso às obras originais, começou um movimento de ódio às versões americanas. Sem dúvidas, eu prefiro as originais. Inclusive faz alguns anos que eu realmente não acompanho uma série dos Power Rangers. Porém, temos que pensar que nem todos podem começar assim.

Voltando ao caso da minha sobrinha. Ela tem apenas quatro anos e não vai ver uma série, mesmo que seja a mesma, legendada. Isso vai ser uma realidade por vários anos ainda. No entanto, na forma de Power Rangers Samurai, ela tem contato com tokusatsu. Se ela continuar gostando, daqui a alguns anos eu poderei trazê-la até as séries nipônicas, inclusive fora do gênero Super Sentai. Ela pode vir a gostar de Riders, Ultras, e qualquer outra coisa que venha pela frente. E tudo porque a semente foi plantada com Power Rangers.

Ocidente também tem lendas

Ocidente também tem lendas

Sei da aversão que muitos dos nossos leitores e ouvintes têm dos Rangers, mas amigos, tentem pensar de outra forma. Existe toda uma nova geração de consumidores de mídia nascendo e crescendo. Se esses novos espectadores não se interessarem pelos nossos heróis, o tokusatsu pode ir sumindo aos poucos desse lado do mundo. Acho que ninguém quer isso.

Estamos todos aqui porque compartilhamos uma paixão. Se é assim, vamos usar tudo ao nosso alcance para poder trazer mais pessoas para o lado de spandex da força.

 

– Advertisement – BuzzMag Ad
10 Comments

10 Comments

  1. Marcello Godoy disse:

    eu assistia power rangers qdo era pequeno mas não deixei de gostar dos sentais
    meu primo de uns 12 anos já assistiu algumas das séries rider q eu tenho em dvd, como o kiva e o fourze, e ele até chegou a assistir um episódio dos changeman
    por enquanto é um começo pra ele gostar dos sentais e dos riders

  2. João Pedro disse:

    Eu gosto muito das duas coisas.

  3. Lucas Marins disse:

    Poxa, vou falar uma coisa aqui. Eu comecei a gostar de Sentai e outras séries tokusatsu por causa de Power Rangers. Eu não peguei por muito tempo a geração Manchete, mesmo sendo um pouco mais velho, por algum motivo não assistia muito tokusatsu, porém quando chegou Power Rangers eu comecei a gostar bastante e comecei a acompanhar as séries por um tempo (Acho que até Força Animal). Depois disso eu me desliguei desse mundo e nisso eu conhecia só animes. Porém com o avanço da internet e de sites como o Senppu, o TokuBahia e outros, eles me fizeram começar a assistir os Sentais, Riders etc e conversando com pessoas que gostava desse gênero comecei a acompanhar cada vez mais. Meu primeiro contato com Tokusatsu atual foi assistindo ao filme Gokaiger vc Goseiger em uma sessão de cinema do grupo TokuBahia.

  4. mailson disse:

    é isso… ai 😀
    Power Rangers foi a porta de entrada pra muitos Hatters de Hoje, que falam que só têm episódios ruins sem ter visto uma temporada completa.
    abram o coração isso traz bastante gente para as séries nipônicas, eu fui um deles 😀

  5. Marcos disse:

    Sinceramente eu já cheguei uma época a pensar que as produções americanas eram uma droga , mas hoje eu vejo com outros olhos , muitos power rangers aliais ficam bem melhores que os sentais em que são baseados , tipo o RPM que é mil vezes melhor do que Go-onger , e até mesmo esse novo , o mega force que parou no episodio 9, eu sou da geração MMPR e ainda hoje continuo gostando muito dessas series , afinal como foi dito nessa postagem se não fosse power rangers eu nunca teria conhecido o mundo dos tokusatsus =D

  6. Tio_Panda [Marco_Ramos] disse:

    Eu não tenho nem nunca tive nada contra os PR não… Eu peguei a era de ouro da Manchete sim, mas de Changeman e Flashman eu não lembro nada pois era muito, MUITO pequeno… Só sei que eu tenho uma foto com meu irmão mais velho e primos cada um com uma máscara dos Changeman (obviamente não tinha ninguém com a máscara rosa, em compensação tinha dois Change Dragon! XD)
    .
    Da era da Manchete eu lembro mais mesmo é do final, Jiban e principalmente Winspector e Solbrain.
    .
    Eu acompanhei bastante PR do primeiro até o PR Zeo ou Turbo… Depois fiquei um tempo sem ver, aí retomei entre 2000 e 2001 acampanhando o Lost Galaxy e PR no Espaço – esse eu achava muito bom e curtia mt o ranger prateado lá… XD
    .
    Depois em 2002 eu já tava com 13 anos e vi inteiro o PR Time Force na Fox Kids e lembro de ter achado mt foda, tbm! Pagava mó pau pro Ranger Vermelho e preto (que não era o líder/protagonista… O protagonista era vermelho e branco)… E depois abandonei de novo PR…
    .
    Aí só 2008 que descobri o mundo dos fansub de tokusatsu e resolvi naquele ano acompanhar KR Kiva e o GekiRanger (que era o sentai mais recente visto que eu já tinha achado o GoOnger – sentai de 2008 – uma merda… O visual e estilo de luta dos GekiRangers era mt mais legal!).
    .
    Na sequencia, eu vi o Boukenger e KR Faiz. Gostei até de GekiRanger e Boukenger, mas definitivamente acabei viciando demais nos KR e larguei de novo os sentai… Aí 2009 vi KR Blade, fui rever o KR Black (pra quê, né? XD) e vi tbm KR Kabuto e o Decade e daí em diante tenho acompanhado certinho os riders do ano… XD
    .
    Enfim, acho sim extremamente válido termos os PR como uma porta de entrada mesmo para o Tokusatsu para públicos mais novos… Afinal, o PR clássico, o PR in Space e PR Time Force marcam bastante minha infância/pré-adolescencia, foram séries que me empolgaram mesmo e contribuíram sim pra nunca deixar apagar totalmente a chama do tokusatsu da minha memória e coração!

  7. Rafa M. Rock disse:

    O priminho da minha namorada tem 4 anos e adora Power Rangers, outro dia fui encarregado tomar conta dele e coloquei flashman e jaspion na cabeça dele era o power rangers e dias depois dei uns 3 DVD do jaspion para ele, e agora assisti várias vezes no dia. ^_^

  8. Flavio Gomes de Souza disse:

    O Tokusatsu, o anime e o Mangá tem sua origem no Japão, mas não significa que outro país não possa pegar a formula e dar o seu próprio “molho”.
    O Tokusatsu faz parte da cultura pop não apenas japonesa, mas geral e power rangers contribuiu muito para isso.
    Por exemplo, eu sou partdário das obras originais, mas admito que power rangers amadureceu muito até aqui, mas para ganhar meu 10 de uma vez por todas, a Saban deveria fazer uma série mais desapegada da Toei(com uniformes e robôs/zords originais).e quem sabe, a Toei estaria adaptando essa série relizando o caminho inverso.
    Eu reconheço power rangers como tokusatsu sim! Pois não adianta os “puristas” de plantão falar mal só porque não foi feito no Japão, uma das lendas do tokusatsu era sobre o projeto de uma versão brasileira de cibercops, vejam bem, se esse projeto vingasse, quem ia apoiar, quem ia bancar o purista? Nunca saberemos.
    Tokusatsu é uma forma de dramaturgia que está aí para qualquer produtora de qualquer lugar do mundo adaptar no seu próprio país.

  9. Eduardo disse:

    ASHUASHUASHU
    PRA MIM ASSISTIR QUALQUER TEMPORADA DE POWER RANGER QUE SEJA É O MSM QUE VER MALHAÇÃO POIS ATE HJ EU Ñ CONHEÇO UM ATOR QUE SE PREZE TER VINGADO EM HOLYWOOD E NA FRASE ALI DO MACGAREN MALDITO AO INVES DE MALDITO DEVERIA ESTAR ESCRITO NA LEGENDA DA IMAGEM ONOREEEEEEEE
    ISSO SIM

  10. Patrine disse:

    Bom, Eduardo, a dublagem clássica com a qual a equipe do Senpuu foi acostumada na televisão dizia “maldito” mesmo, então, tá valendo 😉

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad