Menu

Sentai Recomendado: Choushinsei Flashman

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 9 141

Flashman_Title_Card

“Um dia, cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas aos confins do Universo. E após 20 anos… Comando Estelar Flashman!”

Olá pessoal. Vou me manter ainda no meu top 5 de sentais recomendados e vou hoje falar sobre um totalmente desconhecido: Comando Estelar Flashman! Ou, o nome original muito mais maneiro, Choushinsei Flashman (Supernova Flashman).

Sei que a grande maioria já está careca de saber como Flashman é bom e provavelmente já viu a série, mas devemos lembrar que é um tokusatsu de 1986 que passou no Brasil lá em 1989, ou seja, a mais de 20 anos. Por isso, acho que vale uma olhada mais cuidadosa.

Quase 30, com tudo em cima

Quase 30, com tudo em cima

Entre os 36 super sentais  finalizados, o que leva Flashman ao meu top 5? Das cinco séries escolhidas por mim como favoritas, Flashman é a mais básica de todas. Não tem um enredo particularmente inovador, nem um clima diferenciado, e traz poucas inovações. Sim, eu sei, é a primeira vez que temos um segundo robô o que foi uma quebra enorme de paradigma, mas isso foi um pequeno arco dentro da série. Não estou minimizando, porém, as outras quatro séries inovam como um todo. Sendo assim, volto a perguntar: Por que Flashman merece estar entre as cinco melhores?

Aí vou usar uma classificação engraçada: Flashman para mim é uma série de vovó. Explico. Sabe aquele arroz com feijão da avó da gente? Era só isso, um arroz com feijão, uma carne, ou outra coisa, nada de diferente. Mas era tudo feito com tanto amor e zelo que tornava esse prato simples uma refeição espetacular. Assim é Flashman.

A criadora de Flashman

A criadora de Flashman

Começando pelo básico, temos cinco heróis muito carismáticos, mesmo que um pouco rasos. Jin é até hoje um dos meus Reds favoritos. Se eu estivesse naquela situação, eu o seguiria com certeza. Mais do que Tsurugi, mais do que Marvelous, tanto quanto Takeru. O esquadrão é bem balanceado, o que faz você se importar com eles sem destacar mais nenhum.

A parte de visual também era demais. Foi usada uma variação pouco vista antes, cada um tinha sua arma (ou uma bolinha, no caso do coitado do Go), uma bazuca que se desmembrava em armas maneiríssimas (nada de uma mirazinha merreca, viu, Changeman?) e dois robôs excelentes. Honestamente, gosto muito mais do falecido FlashKing do que da dupla Titan Jr./Gran Titan. E o uniforme deles, apesar de simples,era bem maneiro, especialmente o capacete. O detalhe de fechar o visor é muitíssimo maneiro.

Acima: não uma arma

Acima: não uma arma

Os vilões são históricos e um assunto à parte. Alguns são muito bacanas, como o próprio Monarca La Deus, a gatinha Nefer e o bizarrão Wanda, mas dois são inesquecíveis. Doutor Keflen era um cientista louco, criando seus monstros com o Sintetizador Biomolecular. Sua presença na tela era magnética e rapidamente conquistava o espectador. Além do caçador Kaura que no começo parecia apenas um outro vilão para ser o antagonista de Jin, mas aos poucos fomos descobrindo que toda a trama estava amarrada a ele.

"Te sento o chicote!"

“Te sento o chicote!”

Por falar em trama, chegamos ao que, para mim, é o maior trunfo da série. Além, é claro, de enfrentar o Cruzador Imperial Mess, temos duas tramas. Logo de cara a busca dos heróis por seus pais verdadeiros. Mais à frente na série, vem a contagem regressiva devido ao Fenômeno Flash-Negativo, que os mataria se eles ficassem tempo demais na Terra. Essas duas tramas se complementaram muito bem, criando um drama ao mesmo tempo simples e comovente.

Quando somos crianças, vemos tokusatsu basicamente por um motivo: ação. Não estamos muito interessados em trama ou drama, queremos ver robôs e monstros gigantes, pessoas com roupas coloridas e armas espalhafatosas e muita pirotecnia. Mas me lembro de que no caso de Flashman, eu ligava a TV toda semana não só por isso, e sim porque eu me importava. Eu ficava aflito com o tempo acabando, torcia para eles encontrarem os pais. Me emocionei quando Sara descobriu seu pai. Esse é o poder de Flashman.

Me emocionei com essa galera

Me emocionei com essa galera

Isso tudo pode parecer papo de saudosista, mas eu revi a série recentemente e continua tão legal quanto era antes. É um tokusatsu que te conquista, que faz você se importar além de vibrar com a ação. Por isso, meus caros, o Esquadrão Estelar vai ter sempre um lugar no meu Olimpo Colorido.

E repitam comigo: REFRAÇÃO FLASH!!

– Advertisement – BuzzMag Ad
9 Comments

9 Comments

  1. eduardo disse:

    sentai pra lá de recomendado msm 🙂
    vale e muito a pena ver pra quem ñ viu (principalmente pra essa molecada dos diaas de hj que e que tbm gostam de tokusatsus)
    ótima dica do pessoal de senpuu msm 🙂
    estão de parabens por isso

  2. Rodrigo disse:

    Discordo quando você diz que Flashman é uma série básica e que não trazia enredo inovador, mas concordo que é uma boa série, pra mim uma ótima série, uma das poucas que você assiste e curte tanto as cenas de batalhas quanto a historia que gira em torno dos personagens, e uma coisa que particularmente acho foda, foi o fato de não ter tido um final feliz, destruíram Mess, porem não conseguiram encontrar seus pais, exceto a Sara(Yellow flash), Tokusatsu na minha opinião não tem necessidade de ter finais feliz. Finais felizes muitas vezes mais atrapalham do que ajudam na historia.
    Abraços!!!

  3. Michelle Christian Ferreira disse:

    VC FALOU TUDO!!!!! Trama muito bem ‘costurada’, em termos de história o Flashman é o melhor, com certeza!!!! Amei a crítica…

  4. Marcello Godoy disse:

    eu assistia qdo era pequeno e tenho a série toda em dvd, fora as versões ao vivo da abertura e do encerramento nos extras (show do super sentai spirits 2004 com o cantor original, taku kitahara)
    comprei esses dvds numa barraquinha de camelô perto da minha casa
    pra quem não viu, eu recomendo, vcs vão gostar e vão querer assistir mais vezes

  5. Vitor Faccio disse:

    Crítica perfeita. Também assisti à série recentemente, e até meu sobrinho de 8 anos assistiu comigo, não queria perder um episódio sequer. E olha que era legendado…
    Enfim, Flashman realmente é um dos melhores…

  6. Luciano disse:

    Flashman é muito bom!Mas, na minha opinião, peca no quesito que muitos sentais (anteriores ou posteriores) pecaram: o final.Só a Sara ter encontrado os pais?Não gostei!Tudo bem que se pode ver por um lado, tbm: pq sempre finais felizes?Tudo bem!É um ponto importante que poderia ser válido, mas, o fato dos outros não terem encontrado foi pouco explorado.Em nenhum momento foi mostrado nenhum deles pensando:”Opa!E eu?” rsrs.Oq eu não me esquecerei nunca foi a sensação de qdo assisti ao braço do Flash King caindo e ele sendo derrotado.Durante toda a luta dele, desde qdo ficou decidido que ele lutaria monstro contra dois Za Sconder’s , eu fiquei nervoso, ansioso de verdade rs.Tinha oq?Uns 07 ou 08 anos?Show de bola, Flashman.Acho que Gokaiger poderia ter dado mais atenção a esse sentai.Eles receberam o poder dos Flashman (através do Green Flash) de uma maneira muito simples.Pq não um episódio mais complexo sobre os Flashman?Afinal, eles estavam na Terra e nem foi abordada a dificuldade de encontrar os Flashman uma vez que eles não estavam mais na Terra.

  7. Caio disse:

    Flashman e Jaspion foram os melhores seriados japoneses exibidos no Brasil .

  8. Caio disse:

    Retificando… Flashman, Jaspion e Black Kamen Rider foram os melhores seriados japoneses exibidos no Brasil.

  9. Rodrigo Moura disse:

    Flashman foi sensacional !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad