Menu

O tokusatsu pede socorro?

Patrine 11 anos ago 11 63

8073876049_98fa54c9e7_b
Uma reportagem divulgada na internet reacende uma antiga e constante polêmica: o tokusatsu perde a magia com o uso excessivo e cada vez mais intenso das tecnologias de computação gráfica? Ou as produções devem evoluir com o tempo e trazer mais dessas inovações para um público também mais novo?

Em entrevistaHideaki Anno(Evangelion, Gunbuster) e Shinji Higuchi (Lorelei, Japan Sinks) fizeram um pedido de socorro para preservar as chamadas “tradições do tokusatsu”.

Durante a organização de uma exibição de tokusatsu no ano passado, Anno e Higuchi afirmaram ter descoberto que, devido ao uso da computação gráfica nos filmes de tokusatsu e mesmo nas séries de televisão, o uso de miniaturas e maquetes, técnica que demorou anos para ser trabalhada e aprimorada, está sendo esquecida. Além disso, após o fim dessas produções, os adereços usados não tem nenhuma forma de armazenamento apropriado.

8073863080_ca93b0c117_b
Segundo levantamento chamado “Um relatório investigativo relacionado ao tokusatsu japonês”,  como a política de informações da Agência de Assuntos Culturais, as tradições dos tokusatsus chegaram ao ponto de correr o risco de serem extintas e suas ferramentas também estão terminando, se já não chegaram ao fim.

Particularmente, além dos méritos que nem precisamos citar da construção e uso dessas miniaturas com a precisão japonesa, eu gosto muito do uso das maquetes pela ideia de “realidade” que elas proporcionam. Mas, ao mesmo tempo entendo que a tecnologia poupa custos, além de convencer o público mais novo que tem acesso aos tokusatsus, principalmente na terra do sol nascente.

Como a gente já comentou em várias edições do SenpuuCast, o excesso da computação gráfica chega até a incomodar às vezes, fazendo com que a gente se sinta em frente a um video game e não uma televisão. Os nossos heróis, que sempre estiveram com um pé dentro da nossa casa, não deveriam ficar tão distantes, portanto, entendo o pedido de ajuda.

E vocês? O que acham dessa história toda?

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

11 Comments

11 Comments

  1. Não vejo mais problemas com o uso de CGs. Já acostumei. O Anno que tem o costume de falar demais em vez de fazer a direção dos filmes dele, Tenho birra com Evangelion única e exclusivamente por culpa desse mocorongo.

    E o Keita Amemiya já provou com GARO que o CG bem usado só faz bem ao toku como um todo, portanto é só encheção do velho ranzinza do Anno com algo que veio pra ajudar em vez de atrapalhar…

  2. sergiosampa disse:

    Eu acho que o grande problema de usar CG é que elas são muitas vezes bem fracas em relação à outras produções. Mesmo sendo “episodios semanais” produzidos, eles poderiam ser um pouco melhores.
    No filme do gyaban por exemplo, os efeitos da nave não muito bons, já no filme Gokaiger vs. Gyaban, a nave parece de plastico

  3. mailson disse:

    pelo menos os ultras ainda usam maquetes e bem fidedignas a região que eles estão lutando.
    vide o filme do Ultra Nexus que se passa no Havaí.

  4. Khedron Kersul disse:

    Tenho um carinho e respeito muito grande por essa tradição das maquetes no tokusatsu, mas admito que acho a tecnologia muito bem vinda! Principalmente no momento das transformações! Tenho 31 anos, acompanhei [e adorei/ainda adoro] algumas das séries antigas [hoje posso acompanhar muitas mais com a internet] mas estou adorando e de fato preferindo a tecnologia usada no visual das novas séries.
    Podem atirar pedras à vontade, mas eu nunca gostei muito de lutas de mechas pois as acho muito artificiais [o ator deve sofrer pra “lutar” com aquelas roupas com mobilidade extremamente limitada]. Quando eu era menor era mais tolerante, mas hoje em dia gosto ainda menos de robôs gigantes.

  5. Fabio 4:20 disse:

    Parem as prensas!
    não podem acabar as maquetes!
    por favoooooooooor!!!!

  6. Ghile Arms disse:

    Sinceramente acho q tudo deve ter uma evolução e algumas coisas com maquetes não convence mais.
    Porem, vejo ainda muitas coisas em maquetes, principalmente nas séries de Super Sentais, em Kamen Rider nem muito. Sinto muita saudade dakelas cenas em q os monstros apareciam atras de uma montanha e os guerreiros fujindo dele. Porem convenhamos q muita coisas melhorou com o CG. Uq não evoluiu foram as montagens dos MECHAS, q por sinal, alguns não se encaixam nem a pau hj em dia, enquanto nos anos 80 era visivelmente clara a montagens das peças. Poderia preservar algumas coisas.

  7. Chris disse:

    Eu também curtos cg’s, mas o tenso é quando os caras exageram ._.

  8. EDUARDO disse:

    ñ só os tokusatsus perderam a sua magia ao longo dos anos conforme a tecnologia surgiu como tbm os proprios filmes de hollywwod tbm perderam bastante da magia das telonas ao longo dos anos e acho que innfelizmente chegou a hora de aposentar as maketes de tokusatsus tbm e ainda + no japão que tudo por lá é tcnorogia di punta né?

  9. Asevedo disse:

    Tudo em exagero faz mal, e isso se aplica às miniaturas e ao Tokusatsu. Não acho ruim o uso de CG, tem coisa que realmente fica complicada fazer com miniatura, se forçar à usar vai virar um Toscosatsu e o mesmo se aplica ao CG.
    Tokusatsu não tem lá tanta verba assim, se a utilização de técnicas mais novas baratear e manter ou melhorar a qualidade não vejo porque não usar.

  10. Fábio disse:

    Prefiro como era antes, nesses 20 anos que vejo tokusatsu, posso dizer que o mais natural possível fica mais realístico. A tecnologia hoje claro que ajuda muita coisa, porém, quando há exagero da mesma, estraga o filme, ficando extremamente superficial e tira a magia do herói. Quer um exemplo, quem assistiu o Man of steel, na cena de seu vôo, que dura acho alguns minutos, percebe-se muita tecnologia, nas cenas que ele saíra do chão era muita rápida e estragava o que era legal do superman, que é o vôo. Agora quem assistiu os antigos supermans de Christopher Reeve poderia ver algumas cenas de vôo que eram bem realisticas, que eu moleque na época pensava: como fizeram esta cena? Entendem aonde está a magia de um filme. Um abraço a todos e sucesso para o site. Deus abençoe vocês.

  11. YuriBo26 disse:

    Tendo visto o ultimo episódio de Gaim nesse fim de semana, isso tudo é frescura, o “espirito” ainda ta la, eu vejo pela história e personangens, tanto faz se usam practical effects ou cg

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad