Menu

Gakuen Tokusou Hikaruon – Review

Júlio Ashram 11 anos ago 7 158

Galera, o tempo voa é já chego no meu primeiro mês de Senpuu! Sei que é pouco tempo ainda, mas já agradeço às pessoas que estão acessando essa humilde coluna e prestigiando o trabalho desse humilde servo. E que venham mais meses felizes como esse. Pra comemorar, trago para vocês uma resenha de um dos animes mais “bakanas” dos anos 80, Gakuen Tokusou Hikaruon, que é uma homenagem aos tokusatsus. Espero que vocês se divirtam lendo como eu me diverti fazendo essa resenha.

“Pare de ficar lendo mangá, ô panaca. Vá ler uns livros escolares”

                                                           – Hikaru Shinodo –

Gakuen Tokusou Hikaruon Campus Special Investigator Hikaruon

Campus Special Investigator Hikaruon é o nome desse ova divertidíssimo que presta uma homenagem aos tokusatsus e especialmente aos Metal Heroes.

Hikaru Shinodo, um jovem com uma jaqueta transadíssima, uma motoca supersônica e as clássicas luvas com dedos furados, se disfarça de estudante para investigar estranhos acontecimentos com a moçada da escola. Hikaru conta com a ajuda da sexy Adzumi Hadzuk que se passa por professora e também participa das investigações de misteriosas mortes de alguns jovens.

O vilão é Amakusa/Demonic Beast ou Demon Beast, um tirano que anda roubando a alma dos estudantes e também tem o poder de viajar para outras dimensões.  Durante a missão, Hikaru acaba arrumando confusão com o Bad Boy da escola, Gomi, um brutamontes filhinho de papai  que, junto com sua gangue da pesada na Sessão da Tarde, anda aterrorizando a turma do colégio. Hikaru também conhece Yayoi Shiina, uma clássica garota colegial tímida e de coração bondoso que acaba interessando por ele.

O anime esquenta quando Adzumi, ao investigar um bar, é atacada por um grupo de caras alucinados que mais parecem estar possuídos. O protagonista, por sua vez, também é vítima de um ataque de uma gangue de arruaceiros junto com Yayoi, mas logo dá cabo de todos. Ao ir atrás da amiga, Hiraru vai para outra dimensão e  se transforma em Hikaruon, o detetive escolar com sua armadura de metal supimpa e pronto para combater o mal!

Será que Hikaruon conseguirá resgatar Adzumi e Yayoi? Será que ele vai derrotar o malvado Amakusa? Avante, Hikaruon! Contamos com você!

Gakuen_Tokusou_Hikaroun-10

Galera, fazer um texto mais anos 80 do que esse é impossível! Campus Special Investigator Hikaruon é um anime de 1987 produzido pelo estúdio AIC, com direção de Kazuhiro Ochi (Angel Tales tv, Hamtaro) e totalmente baseado em tokusatsu. Mas, também podemos perceber a influência dos animes da época com teores sombrios, moças com roupas rasgadas, close em seus atributos e, claro, sangue pra todos os lados.

Na minha humilde opinião, os melhores animes foram feitos nesta década, uma época de ouro na qual mesmo uma produção bem curta (como é o caso de Hikaruon) tinha um roteiro bem elaborado e coerente e não algumas obras de hoje que são repletas de furos e mal trabalhadas. A maneira de retratar os Metal Heroes é excelente, pode-se dizer que Hikauron faz homenagens a todos, desde Gavan, Jaspion até Shaider. A moto do herói, Sparuon, é bem parecida com a do Jaspion, já a armadura lembra muito a do Sharivan.

Gakuen_Tokusou_Hikaroun-06

Outro ponto forte dessa pequena adaptação é o som, ouvimos Hikaruon sempre gritando antes de um pulo, além das músicas usadas em Metal Heroes. Há também câmeras dando close três vezes seguidas como acontece em muitos tokusatsus, frases heróicas,  golpe final com espada e, o que não poderia deixar de ter, uma trilha composta por nada mais nada menos que Akira Kushida, intérprete de temas de abertura de Gavan, Sharivan, Sheider, Jiraiya e Jiban.

Há uma cena sensacional na qual o monstro persegue Hikaruon que foge voando e a intenção é fazer parecer que ele está sendo puxado por cabos. Isso mostra a competência de Ochi em nos mostrar exatamente como a técnica, hoje considerada “tosca” por muitos, era usada nos live-actions da época. Outro detalhe que também não poderia faltar é a visão do personagem dentro do visor, outra característica marcante nos tokusatsus.

Embora de curta duração, esse anime fez muito sucesso. Aqui no Brasil possui milhares de fãs e é até chamado de “animatsu“. A animação é muito bem feita, o look dos anos 80 com personagens altos e de pernas longas está presente e a dublagem, como de costume, está perfeita. Hikaruon é dublado por Toshihiko Seki (Milo de Escorpião de Cavaleiros do Zodíaco e Iruka Sensei de Naruto).

Um OVA de apenas 29 minutos, mas que é um show de homenagens a nossos heróis do tokusatsu e que infelizmente não teve mais episódios porém, com certeza entrou no hall dos melhores animes da década de 80. Se você ainda viu essa preciosidade, assista, é programa obrigatório para os amantes de tokusatsus e também pra quem curte um ótimo anime. Rekkuu!

– Advertisement – BuzzMag Ad
7 Comments

7 Comments

  1. Opa, Akira Kushida não é compositor. A trilha foi composta, se não me engano, por Chumei Watanabe, que compôs para a maioria dos Metal Heroes.

    Lembro-me de quando assisti Hikaruon pela primeira vez. Muito divertido!

  2. Navarro disse:

    Algum fansub legendou o anime em português?

  3. EDUARDO disse:

    muito bom esse anime e nd + é do que bela homenagem em anime dos tokusatsus metais heros com ctz 🙂

  4. Marcello Godoy disse:

    parece interessante…
    armadura igual a do sharivan, trilha sonora do kushida…
    gostei…
    aonde eu posso achar pra assistir online???

  5. Ashram disse:

    Grande mestre Nagado, obrigado pela informação, realmente não sabia que Akira não é compositor, pra mim ele tinha feito a maioria das musicas de Metal heroes, valeu pela informação e muito obrigado por ter comentando em meu post.

  6. Júlio Ashram disse:

    Marcello, é muito interessante mesmo vale a pena voce assistir, tem alguns sites disponiveis para voce poder assistir.

  7. Andriak disse:

    Aqui no Brasil Hikaruon foi dublado pela Dublasatsu. Segue o link:
    https://www.youtube.com/watch?v=zfRPR46tgwc

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad