Menu

Shingeki no Kyojin – Review

Júlio Ashram 11 anos ago 12 66

Shingeki-no-Kyojin-Anime

Olá galera, tudo bem? Trago as impressões iniciais sobre o primeiro episódio de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan) e já deixo claro que não li o mangá (se tivesse lido não seria primeira impressão) e até então não sabia nada sobre a série, apenas vi o primeiro capítulo e gostei. Para os que leram e já tem conhecimento do anime, saibam que todo comentário e análise será baseado neste primeiro episódio, tentando não dar muito spoiler claro, portanto, caso eu cite algo que não condiz com ritmo que está no mangá, peço sua compreensão, pois ainda não li.

Ah, sugestões de críticas de animes que vocês querem que eu faça uma análise, não se acanhem, podem mandar pelo e-mail ou nos comentários que farei de muito bom grado.

“Não quero viver como um pássaro preso em uma gaiola!”

Eren Jaeger 

shingeki-no-kyojin-1813371Imagine viver em um mundo no qual você jamais pode sair de sua cidade, onde você tem que passar toda sua vida atrás de paredes imensas e ainda com o temor de uma ameaça chamada “Titãs”.

Essa é a premissa de Shingeki no Kyojin (Attack on Titan), obra de Hajime Isayama, (mangá) o anime é dirigido por Tetsuro Araki (Death Note, High School of Dead) pelo estúdio Wit Studio, lançado em abril deste ano e logo no primeiro episódio já vemos a luta pela sobrevivência dos humanos contra os Titãs , seres gigantes que estão na Terra há mais de 100 anos com propósito de destruir toda a raça humana.

O protagonista da história é Eren, um jovem que vive se indagando sobre ficar “preso” atrás de muralhas imensas sem conhecer o mundo externo e com medo de um dia os gigantes conseguirem acabar com  essa paz que dura mais de  um século. Eren vive se questionando sobre viver nessas condições e chega a dizer que os seres humanos vivem agora como pássaros presos em uma gaiola.

Ele está sempre acompanhado de sua irmã adotiva, Mikasa Ackerman, que parece ser uma espécie de guarda-costas pra ele. Eren decide se tornar um membro da Legião das Sentinelas (soldados altamente treinados para lutar contra os Titãs tanto fora quanto dentro da cidade), porém é duramente repreendido por sua mãe. Seu pai, um médico respeitado em toda cidade, parece não se opor ao desejo do protagonista, dizendo que, não há muito o que falar quando alguém está buscando por algo.

Eren se encontra com seu melhor amigo, Armin Arlelt, que estava levando uma surra por discordar de um grupo de garotos. O personagem principal sai correndo em defesa do amigo e os garotos fogem, não porque viram Eren e sim Mikasa que estava junto a ele. Os três estão conversando quando um raio cai do lado de fora da muralha e, ao olharem, notam que há um gigante bem maior do que os outros olhando para dentro da cidade. A colossal criatura acaba destruindo parte da muralha, fazendo que os demais gigantes consigam entrar. O desespero toma conta de todos, Eren e Mikasa correm para casa, onde buscam pela mãe.

download

A cena que mostra alguns soldados do grupo de sentinelas indo em direção ao Titã no meio de uma floresta é belíssima, a música acompanha bem o ritmo, a câmera é mostrada de cima pra baixo nos passando o ponto de vista dos gigantes. Outra cena em destaque é a de Armin brigando com os garotos que o chamam de “herege” por ele dizer que um dia que humanos deveriam ir para fora da muralha, nos mostrando que humanidade já se acostumou totalmente a viver sobre proteções de muros e essa é agora a realidade indiscutível, falar sobre sair da cidade se tornou tabu (Mito da Caverna de Platão total).

Os gigantes lembram muito zumbis, pois estão sempre caminhando lentamente como o único propósito de devorar os humanos, com exceção do Titã que destruiu parte da muralha, que parece estar em plena consciência. Há também crianças gigantes. Essas criaturas seriam seres da próxima cadeia de evolução? Seriam seres alterados geneticamente? Ou um castigo divino para os humanos?

Shingeki no Kyojin

Muita ação já é mostrada nesse episódio inicial e a violência também não é poupada, mostrando até crianças sendo arremessadas pra longe durante o caos.  As cenas são muito bem trabalhadas e isso mostra a força da produção do anime. A dublagem dispensa comentários, como na maioria dos animes em geral. É uma série que vale a pena ser acompanhada, não apenas pela ação, mas também pelo dilema de Eren, seus conflitos e pelos propósitos filosóficos também mostrados.

– Advertisement – BuzzMag Ad
12 Comments

12 Comments

  1. Tio_Panda [Marco_Ramos] disse:

    Série espetacular! Eu tamb;ém não conhecia nada, este anime caiu de para-quedas no meu colo, caiu como uma luva.
    .
    Logo vi muita gente rasgando elogios pra série e arrisquei e não me arrependi. Ele resgata muito daquele sentimento de Berserk e Calymore, que eu gosto muito!! Climão mediveal com ameaça constante e que os inimigos realmente te assustam (no sentido de que você sabe que eles são perigosos e que cada vez que eles aparecem, você não pode garantir que ninguém do grupo – ou talvez até mesmo o protagonista não vai morrer… É TENSO!! @_@
    Bem diferente da maioria dos mangás/animes shounen onde você sabe que os principais dificilmente vão morrer! XD)
    .
    As músicas dessa série são ótimas, a anaimação é coisa linda de Deus, as lutas, com cordas, espadas e movimentos giratórios de beyblade, simplesmente FODA!! XD
    .
    Enfim, recomendo! E digo mais, após algumas temporadas seguidas de animes de menininha, comédias pervertidas e coisinhas “moe”, finalmente um anime de MACHO!!!
    .
    Faz Suisei no Gargantia tbm, pq esses dois com certeza vão brigar forte pra ser o anime do ano neste 2013 de Copa das Confedarações!!! (essa informação final não faz sentido nenhum e não acrescenta nada! LOL! XD)!!!

  2. Hyuga disse:

    Mto boa essa resenha!!Deu até vontade de assistir ao anime!!!

  3. Giovani Wiliam disse:

    Muito bom, vou ver esse!

  4. Acabei de ver o capítulo 3 e a série só melhora!!!
    Achei muito mais legal que o Gargantia, mas esse tbm é show, como disse o Tio Panda…
    E eu concordo que a temporada passada tava ruim de animes…
    Enfim, recomendo muito!

  5. Rickie Manson disse:

    Esse anime foi espetacular por me trazer de volta a paixão que a muito havia perdido, pois to cansado de “DBZs”, “Narutos” entre outros… Toda semana assisto um ep e já fico ansioso para o próximo… um bom texto e vale passar adiante.

  6. Jose Neto disse:

    eu leio o mangá e o anime ta sendo fiel e no mesmo nível

  7. Ashram disse:

    José Neto você disse uma coisa importante, esperamos que a obra nao seja afetada e continue mantendo a qualidade.

  8. Tio_Panda [Marco_Ramos] disse:

    Meu único medo é que parece que o mangá ainda está em publicação né… E que nem tem tantos volumes assim… Então não sei o q eles pretendem com este anime… Será q quando fechar uma teporada de 12 ou +- 25 episódios eles interropem a série pra voltar com uma continuaçao/nova temporada daki 1 ou 2 anos? Ou será que inventem um final alternativo só pra terem uma série de anime completa, como acontece com muitas adaptações de mangás que ainda não terminados que viram anime…? Ou ainda se a audiência for boa, a série segue com 50, 100, ou uqantos episodios forem precisos…? Mas aí o que acontece quando o anime alcançar o mangá??
    .
    Como é angustiante esta vida otaku!!! >_<

  9. Ashram disse:

    Realmente essa nossa vida de otaku é angustiante meu amigo Tio_Panda. Sobre sua duvida depende da recepção do anime, tanto em audiencia em tv e com a venda de dvds, blue-rays etc as duas coisas que voce citou podem acontecer, podem fazer uma temporada unica com desfecho ou podem investir em temporadas. Vai depender do retorno e lógico, da grana que anime irá trazer aos produtores. Um caso parecido é do anime “the school of dead” que teve sua adaptação em anime e fez bastante sucesso porém apos a primeira temporada esperaram pra ver o desempenho do mangá(ainda em andamento) pra saberem se poderia ou não continuar com a série e como foi mais que o esperado irão dar sequencia ao anime.

  10. Guilherme Leroy disse:

    fiquei curioso em assistir!! ótima resenha!!

  11. Eu nunca vi um anime melhor que esse,me viciei do dai pra noite em um dia eu li quase uns 10 capitulos de 49 que foram lançados até agora que me lembre.

    E eu queria saber quem é o titã dentro da muralha.

    ME AJUDEM ?

  12. Júlio Ashram disse:

    Amigo Matheus, provavelmente no capitulo do mangá já deve ter essa informação, eu ainda nao li o mangá pois como estou amando anime, estou somente acompanhando ele, e realmente é um dos melhores animes lançado nessa nova década.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad