Menu

A Máscara do Mal

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 8 145

sentai3006

Podemos separar os vilões de tokusatsu em dois grandes grupos: os humanos e os monstros. Veja bem, eu uso isso de uma forma bem ampla. Humanos são aqueles que possuem uma aparência basicamente de pessoas, normalmente com roupas bizarras e muitos apetrechos. Monstros são aqueles que são completamente fabricados, não possuindo nada de ser humano. Vamos pegar Gokaiger como exemplo para ficar fácil: Basco seria um vilão humano e Warz Gill um monstro. Mas, afinal de contas, qual a diferença entre eles?

Vilões monstros são, na maioria dos casos, mais visualmente impressionantes. O fato de serem totalmente construídos permite que sejam mais bizarros, mais grandiosos ou até mesmo em formas estranhas. Entretanto, ao mesmo tempo, eles têm menos expressão e por vezes mal têm movimentos, como era o caso do saudoso Monarca La Deus.

Monarca Mãozinhas

Monarca Mãozinhas

Já os malvados humanos são, apesar das vestimentas marcantes, mais restritos. Mesmo quando têm figurinos mais trabalhados, estes não podem ser tão grandes pois impediriam visivelmente a atuação. Por outro lado, o fato de mostrar o rosto do ator faz com que eles sejam capazes de muito mais expressão. Estes vilões quase sempre têm formas monstruosas que são mostradas mais no final das séries, porém, elas tendem a ser mais simples, uma forma mascarada de sua contraparte humana.

Badass Modafoca

Badass Modafoca

O uso de cada um destes representantes maléficos varia bastante de série para série. Ultras tendem a ter apenas o primeiro tipo, enquanto Riders, especialmente os mais novos, tendem a ter apenas o segundo e os Sentais normalmente misturam os dois em suas equipes de vilões. O motivo para isso é que cada categoria tem seu propósito.

Como não possuem grande capacidade de expressão, vilões monstros não permitem muito aprofundamento dramático então são mostrados muito mais através de ações. Vejam por exemplo a diferença dos monstros da semana de DaiRanger (que possuem sempre uma forma totalmente humana) para os vilões de Go-Busters. Ambos têm o mesmo tempo de exposição e são baseados em objetos, mas os vilões de DaiRanger possuem uma personalidade exatamente por causa desses poucos minutos de exposição com um ator.

A mesma coisa acontece com os vilões principais da série. Em Shinkenger temos dois representantes mais memoráveis: o próprio “big bad” Doukoku e o espadachim Juuzo. Doukoku é o mal encarnado e seu desenvolvimento principal de personagem se dá apenas no final da série, totalmente por meio de seus atos e com o uso da própria narrativa da série. Já no caso de Juuzo, me remete aos vilões humanos. Ele passa a maior parte do tempo na figura de um homem e têm interações muito mais intensas, especialmente com Takeru.

Agora é pessoal!

Agora é pessoal!

Os vilões de Riders, especialmente os mais recentes (estou falando dos inimigos principais, não os da semana) possuem uma forma monstruosa praticamente só usada para combates. Isso porque um vilão humano permite que a atuação seja um elemento muito mais importante. Com isso, a trama em torno deles se torna mais pessoal.

Mas se é assim, por que ter uma forma de monstro? Por causa da morte. Lembram-se de quão impactante foi o duelo entre Jin/Red Flash e Kaura? Mostrar um rosto humano sofrendo e sangrando é uma morte muito mais forte do que a mesma coisa em um ser totalmente fantasioso.

Se me permitem uma opinião, sem dúvida acredito que vilões humanos são melhores. Se resgatarmos na memória os melhores vilões, a maioria são desta categoria. Da geração Manchete temos o próprio Kaura de Flashman e a bruxa Kilmaza, entre vários outros. Mais recentemente tivemos algumas séries apostando com grande sucesso em grupos quase exclusivamente humanos, como Enter e Escape em Go-Busters e a família Sonozaki de Kamen Rider W.

Nunca frances pareceu tão malzão

Nunca um francês pareceu tão mauzão

A semelhança entre esses vilões que eu mencionei é simples: por um motivo ou por outro, todos têm problemas mais pessoais com os heróis. A emoção passada pela trama de todo, da tensão até o confronto, é palpável e nós como espectadores ficamos envolvidos muito mais do que com algo que seja apenas a “dominação mundial”.

Enfim, espero ter conseguido mostrar aqui o que esperar de seus vilões favoritos. Claro que temos sempre exceções nos dois casos, mas basicamente é isso aí. Agora, para comprovar ou desprovar minha tese, nos digam quais seus malvados prediletos. Até a próxima!

– Advertisement – BuzzMag Ad
8 Comments

8 Comments

  1. toni disse:

    Legal a matéria me fez pensar num dos vilões de tokusatsus mais memoráveis para mim, O pirata espacial Buba embora sua forma fosse mais monstruosa o fato dos olhos humanos de buba ficarem aparecendo deram muito mais dramaticidade ao personagem vide o clássico episodio “A morte de Buba, até.

  2. Concordo com você, a mascara do Buba permitia muita expressão, e deu muita personalidade a esse vilão. Talvez eu moer tenha sido ainda mais emocionante que a de Kaura

  3. Marcello Godoy disse:

    e quanto ao galdan, a nefer, a urk e a kirt dos flashman????????
    a shima dos changeman???????
    a kilza e o magaren nos ultimos episódios do jaspion??????
    e o líder da desdark dos google five?????
    barão kageyama e o grupo de cientistas em cybercops????
    eles também eram vilões humanoides
    se eu me esquecer de alguém dos antigos e dos recentes comenta aí

  4. Patrine disse:

    Marcello, a intenção do post não é citar todos os vilões e sim fazer uma comparação entre esses dois tipos com alguns exemplos, por isso mesmo o autor deixou a pergunta no ar ao final do texto! Obrigada pelo comentário 🙂

  5. Iron Man disse:

    Olá pessoal

    Concordo com a matéria. Realmente os vilões humanos possuem uma dramacidade maior quando vemos na interação com as pessoas.

    Uma vilã que estou gostando muito, pela atuação da atriz que está marilhosa, é a Medusa de Kamen Rider Wizard. No arco sobre a história da sua Gate, Misa, podemos ver toda a crueldade que ela fazia com a “sua” irmã, Mayu, debochando dos sentimentos dela, com uma frieza inumana e um prazer maligno em leva-la ao desespero.

    Realmente os vilões humanos têm o “seu charme”.

    Até mais

  6. Ghile Armelau disse:

    Acho, e espero não está me equivocando, que existe uma outra classificação que fica no meio dessas duas que sitaram. Me lembrei do vilão mais interessante dos Sentais exibidos no Brasil. Quem não se lembra do Oyobu? Aquele que tinha uma aparencia de monstro vermelho e aspectos de humano em Maskman. Em qual dos grupos ele e vilões desse tipo se encaixaria melhor?
    Otima matéria, como todas as que vejo nesse site. Mandam muito bem.

  7. Marcello Godoy disse:

    concordo com o iron man, os vilões humanoides dão muita emoção nos momentos decisivos da batalha, isso me lembra o kaura quando foi derrotado pelo red flash, foi uma batalha épica em flashman

  8. Marcelo Rocha disse:

    Vilões humanóides arrebentam, provalvelmente essa é a fórmula de sucesso de Jaspion onde a maioria das lutas decisivas(ao uma fase dela) era contra humanóides, já Jiban onde a forma verdadeira dos vilões eram monstros era uma série bem massante

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad