Menu

Entendendo Super Sentai: Os Guerreiros Coloridos

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 19 245

Dekaranger-full

Olá meus caros! Quem acompanha o site e os podcasts do Senpuu sabe que fui nomeado como especialista em Super Sentai por aqui. Então, nada mais justo que honrar esse título trazendo para vocês, leitores e ouvintes, mais informações sobre os nossos guerreiros multicromados. Sendo assim, começo hoje uma série de diversos artigos explicando os elementos que compõem as produções dessa franquia dos tokusatsus.

Para começar, vamos ao assunto mais básico de todos. Em sua essência, um super sentai é uma série sobre um grupo de jovens que se transformam em guerreiros, cada um de uma cor, para combater vilões. Mas o que significa isso? Depois de um tempo, as cores começaram a trazer um significado para os personagens. Vejam bem, isso está longe de ser uma análise fixa, pois cada série dá seu tom para as tradições, mas é um começo.

Um touro ficaria maluco!

Um touro ficaria maluco!

Primeiro vamos para a cor mais significativa: o vermelho. Os rangers dessa cor são sempre elementos centrais da série. Tradicionalmente são os líderes mas, como eu disse aí em cima, não é uma regra em todos os casos. O fato é que, normalmente são eles que acabam enfrentando os principais vilões e tendo as tramas mais importantes. Temos diversos tipos de Red entre aqueles que não são líderes, mas sim, o coração como, por exemplo, o Jan/GekiRed. Outros começam assim, mas eventualmente crescem e se tornam líderes, que é o que aconteceu com Ryo/RyuRanger. E temos ainda os líderes absolutos, como o nosso saudoso Jin/Red Flash.

I've got the bluuuuueeeess!

I’ve got the bluuuuueeeess!

Seguindo, a única cor além de vermelho presente em todas as séries, é o azul. Essa na verdade foi uma cor que sofreu grandes mudanças. No passado, tivemos rangers azuis que eram os mais jovens ou inexperientes da turma, normalmente mais baseados em velocidade, enquanto os rangers verdes/pretos/amarelos desempenhavam o papel de força. No entanto, mais recentemente, os azuis constantemente fazem o papel de segundo personagem mais importante. Quando isso acontece, temos a opção na qual eles se tornam o segundo em comando e braço direito do vermelho, assim aconteceu com Ryunosuke/ShinkenBlue ou há aqueles que disputam o papel de liderança com Red, como foi Hoji/ Deka Blue. Além disso, azul vem se mostrado a cor do personagem mais sensato do grupo, conforme pudemos observar recentemente com o Ryuji/BlueBuster.

Gokaiger, amarelando na parada!

Gokaiger, amarelando na parada!

Os amarelos têm perfis bem diferentes. Quando são homens, costumamos ter personagens mais físicos, que lutam com força bruta. Aqui no Brasil vimos um grande exemplo disso com o gordinho Futoshi/Goggle Yellow. Já quando a Yellow é a mulher do grupo, especialmente quando divide espaço também com uma rosa, a amarela costuma ser a menos feminina e mais agitada das duas. Um exemplo desse último caso é a Moune/ Gosei Yellow, que é mais lutadora e menos delicada que a Gosei Pink, Eri. Tivemos um caso contrário a tudo isso que foi o Gaku/GaoYellow, um dos personagens mais legais da série e que, apesar de amarelo, desempenha o papel do rival que costuma ser do azul, conforme mencionei acima.

Esses aí? Ainda estão muito verdes!

Esses aí? Ainda estão muito verdes!

Agora vou juntar duas cores que normalmente têm papéis bem semelhantes, além de serem muitas vezes esclusivas: Preto Verde. Ambas são até hoje exclusivas de personagens masculinos e se reservam aos rangers que são lutadores de força. Diferente do amarelo, poucas vezes significa que são grandes, mas podem ser muito fortes (como Hayate/Change Gryphon) ou lutadores muito habilidosos (como Daigo/Shishi Ranger). As duas também também foram bastantes utilizadas para membros adicionais antes de Magiranger introduzir as cores metálicas. Agora, em personalidade, se diferenciam bastante, sendo que os verdes costumam ser mais próximos de irmãos mais velhos ou protetores, enquanto os pretos são lobos solitários e rebeldes. Dois dos meus personagens de sentai favoritos se enquadram nessas categorias são Sen-Chan/Deka Green na primeira e o lendário Gai/Black Condor na segunda.

Que fofura! ^^

Que fofura! ^^

Outra das cores básicas, que temospresente em uma enormidade de séries, é rosa. Única cor exclusiva das garotas por enquanto, e como não poderia deixar de ser, costuma ser usada pelas garotas mais femininas das séries. Também tem como tradição da ranger Pink ser habilidosa em disfarces, como brincou muito Gokaiger com a Ahim/Gokai Pink. É uma cor também mais constante, visto que, honestamente, o único caso que eu me lembro de que a rosa era a durona enquanto a outra mulher era mais delicada foi em Flashman com a Lu/Pink Flash, que contrastava bem com a Sara/ Yellow Flash, que era mais menininha.

Esses usaram Vanish!

Esses usaram Vanish!

Pra finalizar, uma cor que ficou meio coringa foi o branco. Por um lado, foi usado muitas vezes substituindo a rosa no papel da mulher do grupo, normalmente como única. Talvez o caso mais memorável foi Tsuruhime/Ninja White. Mas quando é um homem, normalmente é o ranger extra. Tivemos um protótipo disso lá no começo com Sokichi/Big One, e depois oficialmente com outros extras como o misterioso Mikoto/AbareKiller (que nome legal!).

Bem pessoal, finalizo aqui nosso passeio pelo arco-íris. Alguns vão dizer que faltaram os metálicos aqui, mas isso fica pra quando eu for falar sobre os membros extras.

Agora, nos dê sua opinião sobre quais os melhores de cada cor!

Até mais e, Catch the Rainbow!

– Advertisement – BuzzMag Ad
19 Comments

19 Comments

  1. Gui disse:

    Adorei

  2. Alvaro Moraes disse:

    Curti a postagem, bem interessante! =D a única excessão dos Green é o Don/Gokai Green aquele ali…. nossinhora HAUehUAEhUAHEUAHeAEhuAHEuAE
    e como não citar Shiba Takeru e Marvelous como Red líderes absolutos né? xD
    E ficou faltando um perfil pra quem é White né.. todas as cores tiveram um perfil mas os White ficaram sem D:

  3. Flavio Gomes de Souza disse:

    errado changeman a Mai era a durona e Sayaka era a sensível!

  4. Você falou alguns dos meus favoritos, tanto o Takeru quanto o Marvelous. Sobre o Don, ele não esta sozinho não, tivemos o GoOn Green que foi bem parecido, e ate o DekaGresn as vezes tambem era o trapalhão.

    Agora, faltou o white porque o branco nunca teve uma característica própria. Tivemos poucos brancos quando comparado às outras cores, e ainda sim nesses casos vimos ele mostrando características de outras cores. Tanto Ninja White quanto Gao White mostram características de rosa, enquanto AbareKiller e DekaBreak tem mais características associadas não a uma cor, mas sim ao fato de serem membros extras.

  5. Asevedo disse:

    Muito interessante essa sériede posts, começou por um tema muito legal.
    Sempre gostei muito dos verdes/pretos e nunca fui muito com a cara dos azuis, exceto alguma exceções.
    O branco é o bom e velho pau pra toda obra.

  6. EDUARDO disse:

    HUASHUSHUASHSUA
    ENTÃO JÁ QUE NOMEARAM O ESCRITOR DA MATERIA DEVERIA USAR O NOME DE AKIBA RED DO AKIBARANGER QUE SABE TUDO DE SUPER SENTAIS EM AKIBARANGER OU NO MINIMO O GOAKI SILVER DO GOKAIGER QUE TBM SABE BASTANTE SOBRE OS SUPA SENTAIS
    ASUHASHUSAHUASHU
    E SOBRE OS SUPA SENTASI É UMA VERDADEIRA PAIXÃO NIPONICA E ELA SÓ PERDE PARA O ULTRAMAN E O KAMEN RIDER POR LÁ E BEL MATERIA SOBRE OS SUPA SENTAIS LUIZ GUSTAVO MENDES SAN
    SAHUSAHASHHASU

  7. Marcello Godoy disse:

    dentre os whites esqueceram de uma em Magiranger
    e entre os verdes esqueceram do Burai / Dragon Ranger (Zyuranger)

  8. Patrine disse:

    Então, Marcello, a intenção do post não é fazer uma lista com todos os representantes nem nada do tipo… Até por isso no final tem o questionamento de quais são os favoritos dos leitores. Sendo assim, a questão não é “ter esquecido”, o Luiz Mendes só usou exemplos diferentes dos que você, no caso, usaria. Abraço!

  9. Esses dois casos, Marcelo, na verdade se enquadram em Rangers extras, assim como diversos outros nas cores que eu descrevi como TimFire, KibaRanger, King Ranger e diversos outros. Esses ficarão para outro post só sobre os Rangers extra.

  10. Carlos Cunha disse:

    Nossa fiz uma viagem no tempo agora. Muito maneiro.

  11. Wes disse:

    Boa matéria, mas realmente tem ficado cada vez mais difícil se associar uma personalidade a cor, pois os roteiristas costumam adaptar às suas necessidades. Agora com Kyoryuger por exemplo, o Blue e o Green estão com papéis invertidos se olharmos pelo que seria o mais normal (Blue mais sério e Verde mais protetor).
    Já os Blacks que geralmente me agradam tiveram um representante que na minha opinião é a vergonha da cor, o GaoBlack.

  12. Bem comentado Wes. Apesar de existirem certos padrões, eles estão pouco a pouco sumindo com cada série dando sua interpretação para as cores. Kyoryuger tem Green e Blue em papéis semelhantes, mas opostos, ao que vimos em Gokaiger por exemplo. Eu vejo muitas similaridades entre Udo e Doc, assim como do Souji com o Joe.
    Engraçado, eu acho bacana o GaoBlack, gostei dele ser um cara mais gentil e calmo. Na verdade, acho que GaoRanger usou muito mais o animal do que a cor para definir as personalidades. Um Black que realmente me desagradou foi um que tentou seguir mais o padrão que foi o tenebroso GoOn Black.

  13. Wes disse:

    GoOnger… bom, só posso dizer que concordo com a matéria que foi publicada aqui mesmo alguns dias atrás sobre os sentais com tema automotivo…

  14. W-chan disse:

    matéria espetacular! adorei.
    o lance das personalidades também. eu particularmente prefiro quando há Black do que quando há verde. sempre acabo elegendo o Black como meu favorito, exceto em Go-onger que obviamente nao tive como virar fã do Go-on Black. outra coisa que acho legal comentar é que as vezes o Blue e o Black tem personalidades invertidas, como em Megaranger e Go-onger, por exemplo ^^ enquanto o Kouichirou (meu Black favorito) cuida de todo mundo, sendo até mesmo o líder do time estando acima do Red, o Blue, no caso o Shun, é mais calmo e quieto na dele. em Go-onger é o oposto. o Ren é o segundo no comando e cuida de todos, ele é parecido com o Kouichirou, e o Black… ah… o Gunpei é o Gunpei, ne… sem comentários…

  15. Sofia disse:

    Vc esqueceu de falar da Changeman Rosa May/ChangePhoenix que não era nada delicada ! Era mestre em disfarces sim, mas era mais durona que a pink Flash!!! Em Changeman, a mais delicada era a Sayaka Change Mermaid q era cientista, aliás vc tbm esqueceu dela!

  16. Len disse:

    Lu era comilona e Forte e a menos focada.
    Já o exemplo de Jasmine,Luka Jun e Mio elas não eram só as fortonas da equipe mas sim parecia que elas tinham pênis em questões de tomar as decisões melhores a de toda a equipe semelhante a aisha e Katie em power rangers por exemplo.
    Passei no enem com essa explicação.

  17. Len disse:

    embora eu tenha me surpreendido come o palavrão dos vermelho e azul O Obsceno Laranja daqui Laranja de lá.
    Amo muito laranja e não censure este conteúdo taaaaaaaaaaaaaaaáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa issssso quuuuuuuue eeeeeee palavrão.

  18. Edmundo Souza Junior disse:

    Eu lembro da rivalidade entre Dekared e Blue, é a minha série favorita de Super Sentai!
    O meu personagem favorito dos sentai oficiais é o Shishired de Kyuuranger, ele não começa sendo o líder de fato mas evolui na trama sendo um ótimo líder!

  19. Também adoro Dekaranger, Edmundo. Um dos meus favoritos com certeza.

    E sobre o Lucky, eu admito que eu não curti ele no começo, mas ele realmente se tornou um personagem muito legal, um dos melhores da série com certeza!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad