Menu

Qualquer semelhança é mera coincidência?

karin 11 anos ago 6 6

Não sei se todos notaram, mas as três séries da franquia Kamen Rider: Den-O, OOO e Wizard, possuem algumas semelhanças em vários aspectos como roteiro, figurino, arsenal  personagens, ambientação e cenário.

Nesse post, quero levar vocês em uma viagem (praticamente um DenLiner) e apontar alguns desses pontos em comum que eu observei acompanhando esses tokusatsus! Lembrando que não é nada oficial e, se vocês também repararam essas ou outras semelhanças, enviem nos comentários.

Apesar das séries serem produzidas por equipes diferentes, acredito que, de alguma forma, os responsáveis procuram resgatar algo que foi proveitoso em cada uma delas, tentando buscar um clímax em produções cheia de aventuras, heróis e efeitos especiais!


POSSUÍDOS

Vocês lembram que em Den-O os imagins tomavam conta dos corpos do Ryoutaru para usarem os poderes? Então, em OOO, Ankh é quem possui o corpo de Shingo durante praticamente toda a série, também com o intuito de ter um “portal” para o nosso mundo.

Atualmente, em Wizard, Haruto convive com o phantom Dragon que, por enquanto, o ajuda a lutar no submundo das pessoas atormentadas pelo desespero.

PONTO SINGULAR (PASSADO), DESEJOS E DESESPERO (ESPERANÇA)

O intuito dos vilões e o caminho seguido para alcançar esse objetivo também é muito parecido nesses três tokusatsus.

Os imagins de Den-O tem o papel de bagunçar com o tempo, roubando o passado das pessoas e essa é a porta de entrada para a destruição dos humanos. Os Greeds de OOO, se sentem atraídos pelas vontades e desejos dos indivíduos, o que também é uma ferramenta para a ruína. Já os phantoms do Wizard tem como porta de entrada para o desespero das pessoas, que é conseguido por meio de jogos para fazer com que as esperanças se acabem.

FAMÍLIA

Nas três séries os protagonistas não tem família biológica. Os laços de afeto são constituídos por amigos de longas e curtas datas. E uma coisa que as séries de Tokusatsu sempre nos ensina é que sozinhos nós não vamos muito longe, pois sempre precisamos de um ombro amigo para nos ajudar em cada jornada.



AMIGOS E EQUIPE DE SUPORTE

Esse fator é algo comum em muitos tokusatsus, especialmente nos Kamen Riders mais atuais. São os amigos que dão conselhos e até ajudam os protagonistas a usarem seus poderes. Muitas vezes os parceiros e ajudantes são responsáveis pelos upgrades dos poderes dos heróis principais.Nas três séries em questão, temos sempre presenças de mulheres no grupo, além dos Riders Secundários.

Em OOO, Ahnk organizava e selecionava as medalhas que Eiji usaria, as meninas do café forneciam abrigo e, algumas vezes, uma mãozinha nas lutas, além de Akira Date e Shintaro Gotoque sujavam as mãos e entravam nas batalhas na forma de Kamen Rider Birth.

Den-O também conta com os imagins para se transformar, Hana é a presença feminina mais forte que ajuda o protagonista, além da presença Airi Nogami e do Owner e Zeronos, o Rider Secundário que está ao lado de Ryotaro.

Praticamente nos cinco primeiros episódios, Wizard já tem praticamente a sua equipe formada! Além de Koyomi e Wajima que já estão com o herói desde tempos anteriores, Shunpei e a detetive Rinko Daimon, viram importantes aliados para o mago na luta contra os vilões. Até o momento, aguardamos a estreia de Kamen Rider Beast, que será o secundário.


AMBIENTAÇÃO
 

Outra coisa notável nas três séries é o cenário e ambientação. Podemos comparar com Kamen Rider Kuuga que tem uma luz de ambiente bem escura, diferente da iluminação de Den-O, OOO e Wizard. Nessas três séries, o tempo e o clima estão sempre quentes e as cenas são bem iluminadas. Raros os momentos em que chega a chover nessas séries.

Para os mais esfomeados, temos uma semelhança bem pitoresca. Os três Riders sempre estão ligados a um local que vende comidas! Em Den-O é a cafeteria Milk Dipper, OOO frequenta e trabalha no restaurante temático Cous Coussier e Wizard é viciado nas rosquinhas da Donut Shop Hungry. Ressaltando que todos esses locais são utilizados como comic relief nas tramas.

Os cenários na hora da luta também são pontos em comum. Geralmente a ação se passa em parques e praças ou qualquer outro lugar que tenha área verde. Diferente de Kamen Rider Ryuki e Kabuto, por exemplo, onde as arenas de lutas geralmente são em construções abandonadas ou inacabadas.

ARMADURA COLORIDA

Normalmente nas séries de Kamen Rider, os heróis principais tem uma forma normal e uma especial, como podemos ver em Kiva, Hibiki e Kabuto. Agora, ao falarmos de Den-o, OOO e Wizard a coisa é bem diferente.

Kamen Rider Den-O assume formas relacionadas aos quatro imagins e, consequentemente, as cores de cada um deles.

OOO é mais colorido ainda e tem combinações são mais variadas por causa da quantidade de medalhas. O Rider então pode “brincar” com as diferentes partes de animais, que são associadas com cores diversas e vão gerar as armaduras.

Em Wizard não é diferente. Parece existir uma necessidade, por parte da produção da série, em mostrar rapidamente, várias formas do novo Rider. Seus poderes se baseiam em quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo, novamente associados a cores, o que faz com que ele seja bem colorido também.

Outro detalhe é que, nos três, o vermelho é uma forma de destaque!

Bom, essas foram as convergências que eu observei e aguardo as participações com o que vocês puderam reparar!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

6 Comments

6 Comments

  1. Luan disse:

    o rider kick que o wizard dá com o dragão é o mesmo que o kiba da com o dragão no filme.

  2. Jose disse:

    Eu sou super fã dos 3 henshin sword form henshin taka tora batta tatoba tatobatoba henshin flame please hihihi

  3. Markuzinho disse:

    Outro fator dos 3 é que eles tem pequenos mechas para lutar. Em Den-o é o den liner, quando o monstro fica grande. Em OOO birth tem vários acessorios do mesmo tipo e Wizard tem o dragão

  4. EDUARDO disse:

    como diria minha mãe…
    “filho… nesse mundo nd se cria e tudo se copia!!!”
    e ñ é que ela tem razão???

  5. Giovani Machado disse:

    Só muda a embalagem , o conteúdo é o mesmo .

  6. Shinken Blue disse:

    Tivemos situações de multi-formas elementais desde Kuuga. Vejamos:

    Kuuga – Mighty – Dragon – Pegasus – Titan
    Agito – Ground – Storm – Flame
    Den-O – Sword – Rod – Axe – Gun
    Kiva – Garuru – Baasha – Dogga
    Wizard – Flame – Water – Hurricane – Land,

    Ainda tem o caso de Kuuga e Wizard terem upgrades para cada uma dessas formas (Rising para Kuuga, Dragon para Wizard).

    Não acho que seja uma coisa ruim. É interessante ver como o estilo de luta do Rider em questão é alterado de acordo com essas formas. Além disso, essa padronização não afeta muito as tramas. Logo, acho uma coisa mais positiva.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad