Menu

Por Trás do Elmo

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 3 10

Convenhamos, os tokustatsus nada seriam sem as cenas de ação. Por mais que tenhamos boas atuações, músicas e tudo mais, fundamentalmente as séries exigem lutas e batalhas empolgantes e, muitas vezes, complexas.

É aí que entram estes personagens mascarados que pouca gente conhece: os Suit Actors. A forma mais fácil de explicar a função desses profissionais seria dizer que são dublês, mas a crucial diferença dos suit actor é, como o próprio nome diz, eles estão sempre usando vestimentas complexas, máscaras, elmos enormes e tudo mais.

Haruo Nakajima

Quem imaginaria que Godzilla seria um carinha feliz?

Nas imagens acima, temos um dos mais conhecidos, Haruo Nakajima, a pessoa por trás do Godzilla clássico. Em uma entrevista, ele citou o quão desconfortável era toda a vestimenta, que pesava mais de 90 quilos!

Nas filmagens do primeiro filme, a técnica para fazer a vestimenta ainda era muito rudimentar, e ela foi sendo aprimorada durante as produções posteriores. Até porque, o trabalho era tão intenso, segundo Nakajima, que o traje ficava praticamente destruído ao final de cada filmagem.

É interessante notar como os suit actors estão nos bastidores. Sim, conhecemos alguns mais importantes, como os da imagem desse post, mas pouco se vê de entrevistas com eles falando sobre como é atuar por trás dos heróis, fazendo todas acrobacias, usando os trajes e toda a maioria do trabalho pesado.

Mark Musashi

Dentre as obras desse cara: Garo, Kamen Rider the First e Jonas Brothers

Mais um bom exemplo é o ator, dublê e suit actor americo-japonês Mark Musashi, que declarou em uma entrevista que, mesmo com a tecnologia de hoje, com os famigerados wire-fu e efeitos em computação gráfica, o trabalho dos suit actors ainda é muito complicado e exige muito fisicamente do profissional.

As coreografias, muitas vezes definidas de última hora, são sempre complexas e requerem testes e variações para ver qual o diretor prefere. Isso significa que, enquanto os efeitos dão o visual que estamos acostumados atualmente, a maior parte ainda vem de muito esforço físico.

Outra coisa que Musashi comenta é que normalmente o ator sem máscara e o suit actor devem trabalhar em conjunto. Na verdade, como o tempo é curto, o suit actor tenta “emular” os trejeitos do herói. Especialmente em cenas mais dramáticas, essa integração entre os atores é importante, já que o ator terá que dublar a fala depois em estúdio, usando a cena que o suit actor criou.

Portanto, sempre que acompanhar uma série de tokusatsu é bacana valorizar toda essa “arte” realizada pelos suit actors e vale a pena procurar conhecer um pouco mais do trabalho deles!

– Advertisement – BuzzMag Ad
3 Comments

3 Comments

  1. Allison disse:

    Muito boa essa reportagem, se nos pararmos para pensar as batalhas dos tokus antigos são muito melhores do que os novos.

    O motivo para isso é que hoje se usa muito CG para compensar a falta de lutas boas porém difíceis de se fazer.

    Mas o que define um toku bom não é só a ação bem feita e sim uma boa história junto com uma ótima intepretação dos personagens e reviravoltas (que faz sentido) para dar um gás na série.

    Por enquanto o único toku que mostrou isso que eu disse acima foi os Go-Bursters, mas eu ainda tenho certeza que depois de tantas novidades vai surgi um toku em que os roterista tenham um maior cuidado ao fazelo.

  2. Tio_Panda [Marco_Ramos] disse:

    É o Naoki Nagase que faz o KR Wizard??
    .
    Tenho dó do Suit Actor do Wizard…. As lutas dele são simplesmente DEMAIS! *_*
    .
    Ele tá toda hora dando pulos e piruetas absurdas! Saltos mortais, laterais giratórios… O estilo de luta do Wizard é um dos mais fodas que já vi em Kamen Rider!!! As cenas de açào são muito feras!
    .
    Essa última do Wizard Dragon contra o Phoenix Phantom foi insana! Muito irada! O jeito dele usar as duas espadas… Quero só ver quando ele for usar a esapda gigantossaurica!!!
    .
    Mt RPG feelings! XD

  3. FelipeOliveira disse:

    Não Tio_Panda [Marco_Ramos] o suit actor do Wizard é o lendário Seiji Takaiwa que faz praticamente todos os Kamen Riders da era Heisei (menos Agito e Hibiki) e ainda uns Super Sentai também !
    é isso aeh senpuu gostei do post
    Gambare

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad