Menu

Por que apenas Power Rangers deram certo?

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 45 141

Ano que vem, a franquia que amamos odiar, ou odiamos amar, completa 20 anos. Sim, meus caros, são duas décadas de Power Rangers. Mas essa não foi a única adaptação de um tokusatsus para o público ocidental. Por que apenas os Rangers sobreviveram ao tempo enquanto os outros simplesmente sumiram?

Super Human Samurai

Em alguns casos, ainda bem que ficaram no esquecimento

Existem vários fatores, e entre eles não vou citar qualidade, pois acho que nesse caso é bastante subjetivo. Acho que primeiro foi a adequação ao público alvo. Os públicos do oriente e do ocidente são radicalmente diferentes. Enquanto no Japão é possível levar um herói transformado para um público um pouco mais velho, no ocidente, especialmente nos EUA, esses programas são exclusivamente direcionados para o público infantil.

Adaptações de séries voltadas para públicos mais velhos no Japão, como o caso das adaptações de Kamen Riders e Metal Heroes, especialmente Metalder, deixavam uma grande estranheza entre as imagens da adaptação e as da série original. Isso fazia com que ficasse demasiadamente forçado. Honestamente, pelo pouco que vi de Dragon Knight, me pareceu uma série interessante. No entanto, ficou confuso e com um ritmo estranho.

Jetman

Power Rangers Gatcha?

Uma grande sorte da Saban foi não ter dado certo da primeira vez, já que a tentativa inicial foi com Jetman. Como sabemos, essa é uma série bem mais adulta e cheia de eventos pesados. Isso tornaria a adaptação muito mais difícil, complicando também a aceitação do público. O exato oposto também seria complicado, pois o humor americano e o japonês são totalmente diferentes. Vide o fracasso de Power Rangers Turbo anos depois.

Isso fez de Zyuranger a série perfeita. É uma série com pouco drama, e, ao mesmo tempo, pouco alívio cômico. O foco é a ação. A temática também é bem universal, dinossauros. Sério, que criança não gosta de dinossauros? Se fosse uma série com tons mais orientais, dificilmente seria aceita.

As séries seguintes à Zyuranger, Dairanger e Kakuranger, tinham temáticas orientais e foram pouquíssimo aproveitadas. Até Hurricanger teve sua contraparte, Ninja Storm, americanizada ao máximo. Só tivemos uma série realmente oriental esse ano, com Samurai/Super Samurai.

Só demoramos 20 anos para chegar aqui

Ainda posso citar outro fator que é grande aliado da franquia dos Super Sentai: o famoso protocolo. Ao contrário dos Metal Heroes, Kamen Riders, e similares, os episódios de super sentai têm uma fórmula bem estabelecida ao longo de muitos anos.

Com isso, a Saban teve apenas que modificar as partes “destransformadas”. Simples. Muito mais complicado que reformar os arcos como teve que ser feito em RX para virar Masked Rider.

E não só isso foi aproveitado dos Super Sentai. Se tem uma coisa que todo mundo lembra da primeira série, é a música tema. Era empolgante, vibrante, e grudenta, muito grudenta. Qualquer um, até hoje, que ouve a guitarra no começo já começa automaticamente a bradar “Go Go Power Rangers!“. E era exatamente o refrão que fazia a diferença, algo que é feito nos sentais até hoje.

Compare as músicas temas de Super Sentai e Kamen Rider. Eu considero “WBX W Boiled Extreme” uma das melhores músicas de tokusatsu de todos os tempos, mas em 2009 o que ficava grudado na minha cabeça era “Chan chan bara chan bara bara“. Nenhuma das outras séries conseguiu fazer isso. Eu literalmente não consegui lembrar de nenhuma música tema das outas séries americanas.

Por falar em grudento, outra coisa que os sentais fazem muito bem: bordões. Do saudoso Refração Flash, para Ippitsu Soujou, as séries desta franquia sempre se diferenciaram por ter uma frase marcante. Isso é ótimo para crianças, é fácil de lembrar, fácil de brincar com os amiguinhos. E talvez poucos sejam tão memoráveis quanto “É Hora de Morfar!“.

Faça uma experiência, fale isso em uma convenção de anime e veja se rapidamente você não encontra gente para se juntar a você. Esse bordão foi tão forte que ele até voltou para os sentai em GoBusters. Novamente, isso era algo que não estava presente em praticamente nenhuma série original e, portanto, não foi levado para o ocidente. Sim, eu sei que Super Human Samurai tentou fazer isso, mas convenhamos, foi bem patético.

Tommy Oliver

O cara!

Finalmente, temos o elenco inicial. Acredito que aqui tenha sido sorte, pois o protagonista principal de Power Rangers era mediano. Sim, Jason, Trini, Billy e Zack eram legais, mas dois atores contribuíram mais para a série. A primeira foi a Kimberly, que foi a primeira paixonite de muita gente. Ela era legal, batia bem, e tinha todo aquele jeitão de namoradinha.

Tivemos outras beldades depois em Power Rangers (aham Karone, Taylor e Tori), inclusive que botam ela no chinelo, mas ela era carismática e exatamente o tipo de garota para um muleque ter seu primeiro amorzinho.

Mas convenhamos que, o que mudou mesmo e lançou Power Rangers para o estrelato foi, provavelmente, o maior símbolo da série até hoje: Tommy Oliver. De badass Ranger Verde, ele se tornou o personagem mais icônico da série, tendo ainda passeado por mais três cores.

E o sucesso não foi só pelo personagem, mas pelo fato que Jason David Frank é um ator capaz e extremamente carismático. Ele se compara a atores orientais como Kenji Ohba, e isso quer dizer alguma coisa.

Enfim, na porta das duas décadas, acho que já está na hora de deixar essa birra com Power Rangers que muitos fãs de tokusatsu têm e apreciar o que sobrou da iniciativa americana. Afinal, se deixou tanta gente pra trás e sobreviveu por 20 anos, algo de bom tem.

– Advertisement – BuzzMag Ad
45 Comments

45 Comments

  1. mailson disse:

    Cara… Eu descobri supersentai atravez dos power rangers eu vi changeman flashman e tal…
    Mas só depois dos mmpr eu descobri o universo sentai.
    ( o qual decade unificou, para minha alegria, com os varios universos riders)
    Eu admito isso..
    Mas alguns mascarados não vão… Abraço

  2. Rafa M. Rock disse:

    Eu prefiro super sentai mas tbm gosto de power ranger e o meu favorito é: Power Ranger na galaxia perdida.

  3. @Heitordealmeida disse:

    Comentaram comigo uma vez que tem um sentai, cujo a versão Power Ranger da parada é ainda melhor que a original japonesa.

    Acho (Acho, veja bem, não tenho certeza, mas irei confirmar…) que é o Dekaranger.

  4. Rafael Araújo dos Anjos disse:

    As primeiras temporadas de Power Ranger eu até consigo engolir, mas agora o Jason David Frank querer ser comparado a Kenji Ohba? Ele só pode estar de brincadeira.

  5. Joao Gabri-El disse:

    Eu gosto das duas franquias, consigo assistir o Sentai e PR sem o menor problema, inclusive, tem PRs que são melhores do que o sentai original(exemplos: Turbo melhor q Carranger, Espaço melhor do que Megaranger e SPD melhor do que Dekaranger. O problema é que tem uma galera que acha q se você preferir a versão PR do q a Sentai, vc traiu o movimento Toku Veio(e geralmente qm fala isso, não viu o sentai original), isso sem falar na galera que acha que por vc gostar mais de um vc acha o outro ruim.
    Tem Sentais bons e outros ruins, assim como tem PRs bons e outros ruins.

  6. As temporadas que eu recomendaria seriam Time Force e RPM. Tem que ser MUITO cabeça fechada pra não ver como elas foram bem feitas. Time Force adaptou bem o roteiro da Kobayashi (melhor do que fizeram com Samurai…) sem ser forçado. E RPM foi praticamente refeito do zero usando só mesmo as cenas de ação de Go-Onger.

    Menção honrosa pros Spirit Rangers de Jungle Fury ,que tinham um visual muito legal também; eram exclusivos da versão gringa, e não existem em Gekiranger.

    Em suma, tem muitas coisas legais em Power Rangers, só os weeaboos viúvas-do-Black-alike que não enxergam, por razões óbvias…

  7. Everton disse:

    Eu não sou muito fã de Power Rangers, mas sempre admiti que o Jason David Frank foi o cara mais bacana que já surgiu ali, até pelo fato de ele realmente saber artes marciais e eu como fã de lutas digo que ele é bom de briga

  8. Felipe disse:

    Excelente estudo de caso.

  9. Alexandre Nagado disse:

    Muitos anos atrás, um artigo de minha autoria na revista Herói expôs que Power Rangers reaproveitava cenas e uniformes de Jyuranger. Sempre me referia a Power Rangers como sendo uma picaretagem. Em termos de produção, era mesmo. Claro que tinha suas qualidades, mas isso vai depender dos olhos de quem assiste.

    Longevidade e sucesso nem sempre significam qualidade, mas os produtores de Power Rangers correram atrás, não se acomodaram e aprenderam a produzir ação ao estilo oriental. Hoje, as séries contam com filmagens até melhores que a média das séries originais.

    E convenhamos, se a pessoa gosta de propostas originais, não vai procurar numa franquia como Super Sentai, extremamente autorreferenciada e repetitiva. Não considero Sentai superior a PR, apenas mais original.

    Por isso, lamento a postura dos fãs xiitas que até hoje se baseiam na minha matéria da Herói 10 (de 1995) para malhar Power Rangers. Como se eles estivessem maculando algo sagrado. Eles existem por interesse comercial, parceria entre empresários americanos e japoneses.

    Os cânones foram lançados em 1975 por Shotaro Ishinomori em Goranger. Tudo o que veio depois foram variações sobre o mesmo tema. É isso.

  10. @Destruidor1890 disse:

    É verdade. Ainda lembro com saudades de Power Ranger in Space. É o meu preferido.

  11. Daniel Orochi disse:

    Acredito que o merito que Power Ranger tem é o fato de entre os membro de equipe ter personagens de todas as “tribos” em algum momento, por exemplo Power Ranger Dino Thunder resgatou aquele clima do primeiro Power Rangers e ainda tinha na equipe um jogador de futebol, um nerd e uma rockeira, no Tempestade Ninja eles praticavam esportes e assim vai, nao era todo mundo japones de cabelo maluco apesar disso ser legal também, pois na hora de brincar com seus amigos nao vai ter mais aquele lance de “Droga não posso ser nenhum dos heróis pq nao me pareço seja em estilo ou aparencia com nenhum deles” no fim faz toda diferença pois sempre vai ter um que tem algo em comum com vc, eu adoro Kamen Riders mas gosto mais deles transformados do que na identidade civil pq ninguem se veste daquele jeito com topetes que nem o Decade, Kentaro e usa xuquinha no cabelo que nem o Philip a nao ser que seja um evento de cosplay (até tem gente assim mas esses nao sao fãs de tokusatsu são outra coisa…rsrs)

  12. Raphael (Toku Bahia) disse:

    Falar de “Power Rangers” se tornou tão polêmico quanto falar de politica não é mesmo? Sou um fã de carteirinha de Power Rangers BEM como de Super Sentai.

    Ao longo desses 20 anos da franquia soube pesar os pontos negativos e positivos e compara-los com a contrapartida original oriental. O que eu descobri? Bem, eu descobri que os americanos aprenderam a fazer bem feito e aprendi também que os japoneses sabem errar. Por isso existem Sentais bons e Power Rangers ruins e vice versa.

    Virou moda falar que “Power Rangers” é uma droga e o pior, as vezes exaltam a versão oriental de especifica temporada sem ao menos ter assistido (é deplorável). E assim apedrejam os Estados Unidos de forma gratuita. Esquecem que os japoneses também se basearam nos ocidentais (isso é normal) e também esquecem que os EUA é um berço de cultura pop e que rendeu bons filhos ao longo das décadas, ultrapassando as barreiras do tempo.

    Antes de vir criticar algo, assista, conheça e avalie, não se torne um fã chato e perdido no tempo.

  13. Asevedo disse:

    Realmente Power Ranger é importante, mas o que vejo como principal marca é ter acontecido várias temporadas mantendo boa parte do elenco inicial e o plot da história sempre envolvendo a defesa do universo e guiados pelo Zordon.
    Depois do fim do PR no Espaço eu acho que ficou bem forçado continuar com diversas séries, muitas não tinham lógica ter essa sequência, mesmo que bem adaptadas do Super Sentai original. O que realmente unificava o universo era o Zordon, depois virou muito americanização da série original japonesa tanto que a Saban foi comprada pela Disney, caso contrário a franquia teria acabado faz mais de 10 anos.
    A comemoração dos 20 anos será a adaptação de Goseiger, vai ser uma comemoração diferente, mas na própria divulgação já se viu imagens de Gokaiger e Gokaiger vai ser uma série complicada e com uma adaptação trabalhosa, questionável por culpa da franquia toda, principalmente das primeiras temporadas em que a identididade civil dos Rangers se manteve mesmo com a troca de uniformes.
    A franquia poderia ter encerrado com RPM, mas a nova Saban forçou bastante a série seguinte e as novas adaptações por ela podem levar ao mesmo problema de quase ter fechado antes por motivos financeiros a não ser que Mickey e cia. limitada queiram comprá-la de novo, afinal eles estão comprando tudo.

  14. EDUARDO disse:

    AFFFFF
    PRA MIM POWER RANGER NUNCA PASSOU DE UMA ESPECIE DE MALHAÇÃO GRINGA E PIOR DO QUE OS ATORES DAQUI (QUE AINDA TEM SUAS EXCEÇÕES) OS POWER RANGER (ME REFIRO AOS ATORE) Ñ CONHEÇO UM QUE ESTOUROU A BOCA DO BALÃO COMO ATOR DE HOLLYWOOD E SÓ DEU CERTO PQ ACHO QUE LÁ O MARKETING É INFINITAMENTE SUPERIOR AO MARKETING FEITO NO JAPÃO PARA DIVULGAR OS SEUS SENTAIS ORIGINAIS E COM OSE TRATA DE NEGOCIOS, HJ POWER RANGERS DÁ CHANCES PARA ATORES E ATRIZ DE OUTRAS PARTES DO MUNDO PARTICIPAREM DAS TEMPORADAS E É CLARO QUE NO JAPÃO SÓ TEM CHANCES DE ATORES JAPONESES ATUAREM (COM RARISSIMAS EXCEÇÕES0 E NO CASO DOS EUA, O ATOR PRINCIPAL (NOMALMENTE O VERMELHO) TEM QUE SER O LIDER E É, SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ NORTE AMERICANO POIS ELES ODEIAM QUE O HERÓI PRINCIPLA SEJA DE OUTRA NACIONALIDADE A Ñ SER DOS EUA DE FATO E AS OUTRAS 4,5, VAGAS DE POWER RANGER HJ JÁ TEM ATORES AL´ME DOS EUA DA AUSTRALIA TBM COMO JÁ FOI MOSTRADO AO LONGO DESSES QUASE 20 ANOS DESSE SERIADO.

  15. EDUARDO disse:

    GRIDMAN SÓ FICOU CONHECIDO AQUI GRAÇAS A REVISTA HERÓI (EDIÇÃO DE NUMERO 12 DE 1995) QUANDO SAIU UMA MATERIA SOBRE OS TOKUSATSUS ORIGINAIS Ñ TEREM VINDO MAIS PRA CÁ É SIMPLES DE EXPLICAR; É UM VERDADEIRO SACO NEGOCIAR OS DIREITOS DE TRANSMISSÕES PARA O BRASIL COMO OS JAPONESES E É SÓ VER O UE ESTÁ ACONTECENDO COM O PESSOAL DA DUBRASIL JUNTO COM A TOEI ENEM PARECE QUE O PESSOAL DA TOEI Ñ CONHECE O PESSOAL DA FAMILIA BAROLI PR NEGOCIAR A VINDA PRA CÁ PARA DUBLAR O ANIME DE SAINT SEIYA OMEGA E OS JAPONESES ESTÃO TRATANDO OS BAROLIS COM OSE FOSSE MEROS DESCONHECIDOS NAS NEGOCIAÇÕES E NEM SEI SE TEREMOS Ñ SO O ANIME AQUI MAS SE TIVERMOS O ANIME DUBLADO PELO HERMES BAROLI E PELA CIA LTDA.

  16. Daniel disse:

    Bem, gosto é algo bastante particular e devemos respeitar as opiniões alheias. Seria muito chato se todos tivessem a mesma visão sobre tudo. Eu, particularmente, não gosto de POWER RANGERS. Não por ser um fã xiita dos sentais originais, mas porque quando penso nesse tipo de herói, vem a minha cabeça a imagem de um japonês. Foi assim que eu tive os primeiros contatos com esta forma de entretenimento. É algo característico do Japão e ponto final. É a mesma coisa que assistir a uma escola de samba argentina. Os hermanos podem até se esforçarem no jingado, construirem fantasias maravilhosas e terem uma bateria nota 10, mas nunca terão o mesmo charme que uma escola de samba do Rio de Janeiro. Da mesma forma é ridículo pensar num faroeste vietnamita. O que eu quis dizer com esses exemplos esdrúxulos é que certas características são inerentes a uma nação e por mais que se copie e aperfeiçoe, serão ainda cópias. É claro que as culturas influenciam e são influenciadas, mas pegar uma produção, recortar as cenas de ação, trocar os atores e detonar os roteiros, infantilizando ainda mais o conteúdo; me cheira a picaretagem brava. Claro, eu sei que os empresários japoneses autorizaram tal ato, pois ao empresário o que interessa é o cofre cheio de dinheiro, nada mais coerente. Somente os fãs é que saem perdendo: desde o primeiro POWER RANGER da vida que nenhum outro sentai original foi exibido no Brasil. Sem contar também o boicote americano feito ao restante da produção cinematográfica mundial: se você não tiver uma locadora com um vasto acervo, dificilmente terá acesso ao cinema europeu, asiático, etc. Somente pela internet, infelizmente.Pra finalizar é isso, não consigo sentir nenhum carisma nos protagonistas nem na ambientação ocidentalizada neste tipo de produção. Isso não quer dizer que sou um bitoladozinho que é contra tudo que é produzido na terra do tio san. Pelo contrário, aprecio e muito uma quantidade enorme de obras produzidas nos EUA: cinema, seriados e afins. Só que cada um no seu quadrado.

  17. fernando rodrigues disse:

    Desculpe, mais Power Rangers Nunca deu certo em canto nenhum.
    Você vê por não ter outra opção, se tivesse nem saberia o que é.

  18. Caramba, não pensei que fosse causar tanta polemica com meu post, mas ok. Vamos por partes.

    Primeiro, minha comparação de Jason David Frank a Kenji Ohba foi em relação a seus respectivos meios. Tommy se tornou o nome clássico dos Power Rangers, e é encarado com um carinho análogo a fãs de Super Sentai (e tokusatsu em geral) a Kenji Ohba. Isso tudo, claro dadas as devidas proporções, não vamos estrapolar.

    Outra coisa que ouço muito: Power Rangers matou os tokusatsus no Brasil. Pessoal, isso está longe de ser verdade. Os tokusatsus no Brasil perderam audiência antes mesmo de Power Rangers aparecer. O começo do declínio na verdade se deu ao crescente número de animes populares, e audiência mediana para medíocre. Maskman, por exemplo, foi um fracasso de público. Isso futuramente se juntou com custos mais baixos de distribuição e dublagem de Mighty Morphin, então provavelmente a versão americana apenas agilizou o desaparecimento dos tokusatsus originais. Mas não se enganem, sua morte era apenas uma questão de tempo, infelizmente.

    E para os puristas, é bem capaz de ser fã dos dois, não precisamos de preconceito. Mas acima de tudo, meu objetivo nesse post não foi enaltecer Power Rangers, mas sim discorrer porque foi a única adaptação de tokusatsus a fazer sucesso. Não estou discutindo aqui qualidade da série em si, eu nem gosto muito das primeiras instâncias, mas eles fizeram sim algo de certo para conseguir fazer com que a série ganhasse público e audiência.

  19. Yo galera, sei que muitas pessoas que são fans de tokusatsu não gostam de Power Rangers não estou aqui para julgar ninguém, mas como muitos como eu comecei a ver tokusatsus com Power Ranger la nos anos 90, assisti as primeiras temporadas até Power Rangers no Espaço, tinha uns 9 anos, depois parei quando dei uma crescida e as series seguintes começaram a ficar muito infantis.

    Um detalhe é que na época nunca havia assistido nenhum super sentai japonês e o único toku que havia assistido na época era Ultraman na tv record.

    Se passou os anos, veio a internet, e eu só fui voltar a ver, ou começar a ver, tokusatsus com o BUM de Gokaiger.

    Depois de Gokaiger não consegui ver nenhum outro super sentai, novo ou antigo, por que achei infantil demais, mesmo sabendo que tem sentais mais adultos.

    Atualmente engatei as series dos Rider e já assisti feito louco Double, estou terminando Ozu e já pretendo ver Den-O logo depois.

    Então acho que se não fosse por Power Rangers eu não teria começado a ver os verdadeiros tokusatsus.

    E eu espero que a adaptação de Gokaiger seja boa já que eles vão mexer com um sentai que todos gostamos.

  20. Escritora disse:

    Uma excelente post: é difícil encontrar alguém que saiba dos aspectos positivos e negativos dos “Power Rangers”. Acho que merece um destaque a mais e concordo que os atores que faziam a Kimberly e o Tommy são mesmo bem carismáticos, lembro bem que só parei de acompanhar a primeira série depois que a Kimberly saiu.
    Acompanhei a maior parte das séries e gosto muito da “Galáxia Perdida”, “Tempestade Ninja” e “RPM”: tenho um grande carinho pelas três séries e admito que deviam ter parado no “RPM”, que soube criar uma boa história e me fazer rir muito do Ziggy, que pode levar o prêmio de ranger mais tosco de todos os tempos.
    De resto, concordo com tudo que puseram aí.

  21. karin disse:

    Caraaaaaaaaa….. Que matéria…. Me fez voltar ao meu tempo de criancinha… E você tem razão Chan chan bara chan bara bara é bem grudento. Típico de sentai mesmo. Parabéns.

  22. Gabriel disse:

    eu gosto dos dois power rangers e super sentai e foda se aqueles fãs chatos q nem se quer viran a uma trama de power rangers ja saem falando mau por ai ,claro q tem umas tramas q acaban sendo estragadas mas tem tramas q são salvas tipo power rangers zeu q foi bem melhor q HOranger

  23. Flávio Gomes de Souza disse:

    Akibarangers merece uma versão power ranger

  24. Mateus Nascimento disse:

    Eu conheci o Super Sentai através dos Power Rangers, quando vi que o Samurai estava sendo feito, pesquisei na Wiki e vi: adaptação da série Super Sentai Samurai Sentai Shinkenger. Tinha o link, cliquei, li, reli, e vi a história toda dos Super Sentais. Confesso que me apaixonei pelos Sentais e assumo a quem quiser saber: Sou um Otaku Sentai sim, e daí? Ainda gosto dos Power Rangers, mas eles não chegam a ponta da unha do polegar do pé dos Sentais. Esses sim são muito fodas!
    (Sem esquecer que Goseiger já tá sendo adaptado, e eu espero que se saiam bem com essa adaptação. Mas acho que nunca conseguirão adaptar Gokaiger com tanta força como foi a série original. Foi através desse Sentai que conheci os outros e me apaixonei mais ainda por todos eles.)

  25. Jose disse:

    Minha historia e igual a do mateus XD

  26. Jose disse:

    Eu sou fã de Power rangers e vou sempre continuar sendo apesar de odiar algumas temporadas:a primeira a zeo tempestade ninja e samurai que são muito chatos esses que ficam falando mal de Power rangers dizendo que e uma ofensa aos super sentais originais não sabem quanto a toei lucra com isso e como ajudar a divulgar os super sentais

  27. DEKABARUERI disse:

    “Diz Que é fã de Super Sentai, mas adora Falar que é Power Rangers.

    Autor desconhecido

  28. luiz victor disse:

    Dairenger tambem não foi facil de adaptar a fraquia dos power rangers pois dairanger tinha tambem conteudo pesado para as crianças, não sei como tonaram dairanger infantil

  29. Gustavo Gomes disse:

    Eu gosto das duas series, acho que só usam as mesmas roupas porque as histórias são todas diferentes.Acho que os fãns de Super Sentai deve parar de pegar no pé de Power Rangers, a mesma coisa com os fãns de Power Rangers, acho que cada tem seus gostos e os outros respeitar a opinião das pessoas.Esse e o meu recado , se Power Rangers ta no ar ate hoje e por que e bom .

  30. mailson disse:

    tenho aproveitado este meu tempo de férias do trabalho para ver go-busters…
    to gostando pra caramba da série.. praticamente tudo tem uma ligação poucas pontas soltas e tal..
    (vide os gattais)
    mas me venho uma ideia na cabeça sobre essa reformulação dos super sentais…
    pode ser uma ideia estupida minha…
    mas achei que a Toei com essa reformulação está facilitando a vida da Saban.. pq eu pensei isso..
    1º morfagem “let’s morphing”
    2º uma temática um pouca mais adulta
    3º os brinquedos da Bandai estão vendendo feito água nos EUA
    e também acho que eles viram PR-RPM e buscaram um pouco de inspiração.
    posso estar falando a maior besteira
    mas analisando isso é o que eu chego a conclusão.
    áh mais uma coisa eu dei uma olhada em PR-Samurai não gostei.. prefiro o shinkenger que passa o rodo.. mas eles colocaram uns power-ups nos Rangers que olha…
    e se forem pesquisar o brinquedos PR-Samurai com esses power-ups estão enchendo os bolsos da Bandai…
    espero uma opinião dos amigos… abraços
    “keep Calm And Chou Henshin”

  31. domingos savio disse:

    concordo com o Mateus Nascimento os americanos podem copiar ou como pode dizer (fraude licenciada) da serie original, mais nunca vão chegar aos pés do sentai. só quero como eles vão adpitar Gokaiger será muito dificil e creio que não ficará nem perto parecido como o original….

  32. domingos savio disse:

    viva e forever super sentai!!! sempre estará nos corações dos verdadeiros amantes de tokusatsu e sentai!!!

  33. panzer disse:

    MINHA VIDA TOKUSATSU COMEÇOU COM SPRECTREMAN DESDE CRIANÇA SEMPRE GOSTEI ASSISTIR TOKUSATSUS E SENTAIS JAPONESES…NÃO GOSTO DE POWER RANGERS NORTE AMERICANO…PARA MIM SÃO PLÁGIOS DE SENTAI JAPONESES…OS NORTE AMERICANOS SEMPRE ACHAM QUE SÃO MELHORES MUNDO EM TUDO QUE EXISTE DESDE NO RAMO DA TECNOLOGIA, CIÊNCIA E FILMES…COMO MUITA EXIBIÇÃO DE BANDEIRA… QUALQUER FILMINHO BÁSICO NORTE AMERICA TIPO YANKEES..TEM BANDEIRA… POR INCRÍVEL QUE PAREÇA TEM ATÉ NA IGREJA…TOKUSATSU E SENTAI, ANIMES JAPONESES O JAPÃO É FENOMENAL…NESTE QUESITO ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE PERDE FEIO…ATÉ A COREIA DO SUL E CHINA GANHAM EM ALGUNS FILMES INSPIRADO NO GENÊRO JAPONÊS…VIVA AO JAPÃO PARA TODO O SEMPRE…

  34. MIGUEL&MARINA disse:

    BOM EU TENHO 26 ANOS VI O PRIMEIRO POWER RANGERS ATÉ A NO ESPAÇO EU GOSTEI TOKUSATSU OS SUPER SENTEI VI O CHANGEMAN E O ZYURANGER E GOSTEI TB AINDA TENHO MUITA COISA PARA VER PÓS VI PRIMEIRO OS METAL HERO SEI Q EU GOSTO DOS SUPER SENTAI E GOSTO DA VERSÃO AMERICANA DOS POWER RANGERS AGORA TO PARTINDO PARA O NA GALAXIA PERDIDA GOSTO DOS 2 TANTO A AMERICANA TANTO A JAPONESA FUI ABRAÇOS

  35. Dario disse:

    Quero é assistir PR Super MegaForça, espero que seja incrivelmente bom com Gokeigers.

    Let´s go Rangers

  36. lorena disse:

    In space PRis é o meu favorito. Nunca fui muito fã dos Power rangers, não sei pq, sempre acontecia algo que não gostava na série e eu sendo critica, sempre pensava que poderia acontecer coisa muto melhores nos episódios. Mas quando vi na tv aberta PR no espaço, e vi o andros, me apaixonei rsrs. Ai achei PRis muito legal rsrs

  37. marcos vinicius disse:

    ki infancia a miha hein hoje tenho 17 anos e me lembro como se fosse ontem assistindo a tv globinho quando ela ainda prestava ,força do tempo , SPD, força mistica .força animal , tempestade ninja e os ultimos super samurai eo ultimo que a globo exibiu
    que o ranger vermelho era robo ,RPM pela band ,os turbo rangers e inesqueciveis e os melhore rangers que tiveram Os mything morphin

  38. Fragata disse:

    Ô loôuco, teve até editor da revista herói aqui xD

    Mas na boa, essa birra toda é só de agora, porque nos anos 90 todo mundo tinha paixonite pela Kimberly realmente e achava o Tommy o máximo xDDD

  39. YUMI MORINAGA disse:

    Eu prefito sentai mas eu gostei de muitos personagens dos Power Rangers como o Jason,Kimberly,Tommy,Billy e Aisha

  40. adilson disse:

    power ranger nunca fez sucesso, o que fez sucesso foi as cenas de ação japonesa. Há tempos isso vinha acontecendo exemplo: jiban, cybercops, Jaspion, então a inveja americana não aceita herói japonês e não quer ficar atrás, então se utiliza de cenas de ações japonesas para tentar ganhar fama? eu so aceitaria se eles criassem as cenas de ação. poxa se existe um original, compre o original. Me sinto enganado na infância por um pais puxa saco de americano. Vai ver porque os canais a cabo são americanos.

  41. bychiga disse:

    sei que gosto é gosto, gostei sim de mmpr e de outros tosqueiras, até patrine eu vi (passava antes dos cavaleiros do zodiaco) acho que patrine não é japonesa tb. Tinha até um ”power rangers” eles não se identificavam assim mas eram rangers medievais teve só uns 10 episodios e mesmo assim gostei.

    acho comum e valido comprarem os direitos e usarem, na musica se faz muito disso( sandy e junior então) e o latino tb não fica para tras.

  42. alexander lima silva disse:

    deu certo porque a saban foi esperta em pegar uma coisa ja criada e deu certo não para min prefiro os super sentaissss

  43. alexander lima silva disse:

    power ranger e muito ruim principalmente este no dino charge atores que eu acho não sedariam uteis nen em filmes adutos e ele mudam muitas coisa por explo no dino charge no original o que encontra os ranger e um cara fantasiado de passaro ja no americano colocaram o et de varinha com aquela cabeça enorme e uma piada trocar o passaro do originol por um et que palhaçada da saban

  44. RJ disse:

    Nossa!! Quanta gente comentou esse post, mdss!! xD

    Mas enfim, olha…Eu não conhecia Super Sentai na época e sempre que eu assistia os Power Rangers eu achava estranho, eu pensava tipo: isso não parece coisa de norte americano.
    Aí anos depois eu descubro que é coisa do Japão! AH! Tinha que ser mesmo!
    Mas eu não vi como negatividade, eu gostei muito! Pq aí eu comecei a assistir os Sentais e na boa…MIL VEZES MELHOR QUE POWER RANGERS .-. os PR antigos até eram bonzinhos, mas sei lá, depois que o In Space acabou pra mim só veio lixo. Atores péssimo e feios kkkkk sem estilo, os japinhas são bem mais good looking hehehe e passam uma emoção do negócio xD

  45. Mateus disse:

    Alguém sabe mim dizer se tem algum site ou loja física que vende todas as coleções dos power Rangers ¿¿¿¿¿

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad