Menu

O Toeiverso

Luiz Gustavo Mendes 11 anos ago 9 3

Estamos em um momento de plenas mudanças nas nossas séries favoritas. A Toei está unificando de vez seus universos, dizendo que não só todos os Riders e Sentais existem em um mesmo mundo, mas também que o mundo dessas duas séries, além dos Metal Heroes e demais franquias da empresa é único.

O que isso significa? Bem, possivelmente muito. Mas vamos começar por partes.

Vai que é tua, Red Buster!

O interessante é que a Toei está fazendo uma unificação maior que esperávamos. Nos sentais, temos crossovers anuais desde Kakuranger vs Ohranger, mas estes sempre foram considerados non-canon, ou seja, estavam fora da história oficial.

Isso mudou com Gokaiger. A aparição deles no filme dos Goseiger vs Shinkenger foi não só justificada, mas incluída e explicada em um episódio. Além disso, o crossover dos Gokaiger com os Goseiger, que aconteceu no 199 Hero Great Battle, foi considerado na série, pois eles conseguem diversos poderes supremos no filme.

E está aí a grande vantagem dessa integração: as séries ganharam mais espaço para contar algumas histórias nos filmes. Agora, as produções cinematográficas não servem apenas para mostrar uma ação legal, elas são elementos da narrativa como um todo, o que permite acontecimentos que devem ser contados de uma forma diferente. Na minha opinião, isso pode aumentar e muito a qualidade dos filmes dos sentai.

Fourze e OOO

Coitado do Eiji, mais um Rider com frase de efeito para ele sentir inveja

Já nos Riders, a Toei está ainda um passo à frente. Além de usar os crossovers como oportunidades para contar histórias de suas séries (como foi o caso de Kamen Rider Skull), a partir de W ainda tivemos o surgimento de um elemento comum entre as séries, a Fundação X.

Ainda a vemos pouco, com apenas relances de sua real intenção em W, OOO e Fourze. Por enquanto, caros amigos, isso pode não parecer, mas é enorme. Ficando no plano de fundo e ligando tudo, a Fundação traça uma linha que conecta as séries e seus personagens.

Ainda estamos observando os primeiros tímidos passos disso, mas futuramente poderemos ver Riders e personagens passando de uma série para outra, tramas se entrelaçando com séries do passado e do futuro. As possibilidades são inúmeras!

Shinkengers e Decade

Shinkengers, Decade, e um Kuuga de bonus

Tivemos ainda um pequeno mas significativo passo em Decade/Shinkenger. Foi pouquíssimo desenvolvido, mas estava ali quando o Tsukasa apareceu e roubou o Ika Origami. Como disse, foi um acontecimento bem tímido, porém, com essa integração dos mundos, isso é algo que pode acontecer mais vezes e em diferentes intensidades.

Monstros gigantes aparecendo em um Rider sendo derrotados pelo robô do Sentai do ano, ou um inimigo poderoso dos esquadrões vencido pelo herói mascarado da vez com seu upgrade. Quem sabe até mesmo as duas séries, junto com os novos Metal Heroes (se derem certo), enfrentando um mesmo vilão, em diferentes frentes. Imaginem o quão legal seria um grande inimigo e três tipos de heróis enfrentando-o, cada um em sua série.

Claro, isso é totalmente especulativo e um bocado sonhador da minha parte, mas eu vejo como algo bem real. A Toei está precisando urgentemente se renovar, a audiência está caindo muito nas produções mais recentes, com verdadeiros fiascos de público como Fourze e Go-Busters, apesar de serem duas séries muito boas.

Talvez essa novidade se desenrolando aos poucos nas séries, quem sabe culminando com os aniversários de 35 e 40 anos dos Sentais e Riders, respectivamente. Vamos ver o que a Toei tem na manga, mas eu prevejo muito potencial. Sonhemos, tokufãs, sonhemos!

– Advertisement – BuzzMag Ad
9 Comments

9 Comments

  1. @Heitordealmeida disse:

    Pô, isso era uma coisa que eu gostaria de ver. Eu sempre ficava imaginando onde diabos estavam os KRs da vida, quando o pau comia e a Terra era atacada pelo império do Mal da vez.

    Ex. Os Zangyack vem aqui, quase conquistam o planeta-japão inteiro de uma forma que é preciso juntar 34 Sentais pra sentar a mão neles e não aparece um puto de um Rider sequer?

    Acho que quem assiste KR deve ficar com a mesma sensação com relação aos Sentais.

    Acho que a coisa mais legal que eu vi de integração entre universos foi com relação ao Gavan, que teve um filme com o Gokaiger (o velho) e botou moral naquela molecada café-com-leite dos Go-Buster (o novo). Tudo isso usando o plot do filme\nova série que vai sair.

  2. Daniel Orochi disse:

    Acredito que os sentais estão seguindo uma linha parecida com os quadrinhos Marvel/DC que anualmente sempre há crossovers entre seus personagens o que pode na serie regular de alguns ocorrer uma megasaga que pode se estender pelas várias series tokusatsu, o que forçaria de certa forma vc assistir a outra serie para entender um pedaço da historia.

    Acho a oportunidade legal para trazer heróis das antigas, gostaria muito de ver o que aconteceu com os Cybercops, Jiraiya e outros classicos depois que suas series acabaram, tudo está na mão do novo Gavan.

    Acho interessante que mostrem que aquele heroi classico teve filhos, ou aprendizes que continuaram seus ideais. Pois pq se nao as series vao ficando velhas e em filmes so fica aparecendo os herois transformados pq o heroi original morreu ou nao quer fazer a serie ou nao o querem por estar velho, pois a criança vai se identificar sempre com o interprete da forma humana, acho legal ver o Kamen Rider 1 e outros herois antigos lutando ao lado dos mais novos, mas fica faltando a hora que todo mundo faz Henshin junto, por exemplo no Megamax que tem o Fourze, OOO e W é muito emocionante ver todos transformando juntos iria ficar tosco se o W ja aparecesse transformado e ficasse esperando o Fourze e o OOO transformar.

  3. Iron Man disse:

    Olá pessoal

    Na verdade com Kamen Rider Decade ficou sub-entendido que o universo dos Super Sentais (e Metal Heroes) são um universo a parte do universo dos Kamen Rider. Já que vários filmes (principalmente ligado a Den-o) confirmam isso.

    O Super Heroes Taisen fez que dois tipos de heróis de dois universos destintos pudessem lutar em conjunto. Agora se vão explicar isso direito ou não, ai não sei.

    E seria muito legal se houvesse um Multiverso, como na DC, ou um Omniverso, como na Marvel.

    Até mais

  4. Asevedo disse:

    Eu gosto muito da ideia de integração entre os universos, não foi o melhor dos episódios, mas o Decade no mundo de Shinkenger foi muito interessante para testar a ideia.
    Pelo bem do universo tokusatsu da Toei é preciso ter essa renovação e reciclagem de ideias, os novos Metal Heroe mostram o melhor caminho do ter um aprendiz/sucessor, Sentais não sei se vale a pena ter um grupo que suceda um esquadrão passado, pode ser um tiro de bazuca no pé, já os Riders são os mais complicados e a culpa é toda do Decade e dos atores de muitos Heisei Riders que não tem intenção de voltar, como o Kuuga original (que é um bom ator) ou o Den-O original (que deve estar com um cache nas alturas) e do próximo filme dos Riders que vai ser 5 anos no futuro e pode melar tudo.
    Ano que vem deve de estrear o 15º Heisei Rider, será que teremos algo comemorativo e que possa avançar mais?

  5. Jose disse:

    Se eles começarem a fazer muitos crossovers vai ser foda

  6. EDUARDO disse:

    isso me faz lembrar as guerras secretas da marvel comics e de crise nas infinitas terras da dc comics (ambas lançadas na decada de 1980 e que fazem um sucesso estrondoso até os dias de hj) e eu acho isso um maximo msm esses encontros de rider e sentais ou sentais e metais heros ou até msm de riders e metais heros (pq ñ?) e nisso eu apoio a toei company de olhos fechados com ctz

  7. tiago disse:

    Ei não foi o Tsukasa que robou a Ika Origami foi o kaito o rider diend,Tsukasa é o Decade mas otima material muito interesante.

  8. Obrigado tiago, você está correto. Realmente foi o Diend.

  9. Luã Heancio disse:

    Axo q o Décimo quinto rider heisei deveria ser como os antigos (humano sequestrado q vira um gafanhoto ciborg) ou algo assim. O site e foda.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad