Menu

O alcance dos novos tokusatsus

Luiz Gustavo Mendes 12 anos ago 1 20

Fourze e Go-Busters

Hoje faço um artigo com um tom bem mais triste que de costume: estamos em um momento ruim para os tokusatus, pelo menos considerando as duas franquias do Super Hero Time, Kamen Rider e Super Sentai. Isso porque as duas estão com as menores audiências já registradas em suas séries, e ainda em declínio.

Kamen Rider Fourze

Kamen Rider Malhação

Kamen Rider Fourze acabou com o último episódio atigindo apenas 5.1% da audiência nipônica. Mesmo com o cliffhanger do episódio 47, o capítulo final da série não conseguiu elevar os números.  Com isso, Fourze tem a menor média de todos os Kamen Riders desde o retorno.

1. Kamen Rider Agito – 11.7%
2. Kamen Rider Kuuga – 9.7%
3. Kamen Rider Ryuki – 9.4%
4. Kamen Rider Faiz – 9.3%
5. Kamen Rider Hibiki – 8.2%
6. Kamen Rider Decade and W – 8.0%
7. Kamen Rider Blade – 7.9%
8. Kamen Rider Kabuto – 7.7%
9. Kamen Rider Den-O and OOO – 6.9%
10. Kamen Rider Kiva – 6.2%
11. Kamen Rider Fourze – 5.8%

Quebrando essas estatísticas, os números de Fourze, na verdade, trazem uma diminuição especialmente grande do público adulto, enquanto o público infantil continua praticamente o mesmo de OOO.

Essa foi uma das questões bastante comentada no nosso cast 73, Fourze traz uma roupagem mais jovem, uma temática mais infantil e sua estrutura é bem mais simples do que as temporadas anteriores, o que pode justificar essa ausência dos mais velhos na frente da tela.

GoBusters

Apenas um Sentai bonito?

GoBusters infelizmente vai ainda pior. O episódio 26 registrou a marca de 3.9%, que foi uma melhora se comparado ao anterior, com 3.2%. Mas, ao mesmo tempo, foi mantido o índice de seis episódios abaixo de 4%.

Essa é a maior sequência de episódios abaixo de 4%, que só foi alcançada antes por Ohranger. Para quem conhece um pouco e acompanha os Super Sentais fica claro que esse é um dado preocupante, visto que a série de 95 deixou a franquia em um momento muito perto do fim, sendo que a recuperação foi apenas no ano seguinte com o controverso, mas muito bem sucedido entre as crianças, Carranger.

Carranger

Nossos salvadores!

Como já também comentamos, GoBusters é uma série muito mais madura do que o normal para sentais e os número refletem muito isso. Em um quadro totalmente contrário ao de Fourze, a parcela que não está acompanhando a série é o público infantil.

Esses números já vêm caindo a um bom tempo, é verdade, mas a queda dessa vez foi ainda mais brusca. Vejam só os números para o público infantil:

Tokumei Sentai Go-Busters – 6.9%
Kaizoku Sentai Gokaiger – 11.8%
Tensou Sentai Goseiger – 11.3%
Samurai Sentai Shinkenger – 11.4%
Engine Sentai Go-Onger – 10.9%
Juuken Sentai Gekiranger – 14.2
GoGo Sentai Boukenger – 14.4%
Mahou Sentai Magiranger – 18.2%
Tokusou Sentai Dekaranger – 17.4%
Bakuryu Sentai Abaranger – 18.4%

Não podemos afirmar com certeza qual vai ser o posicionamento da Toei sobre esses números, mas é bastante provável que vejamos grandes reformulações daqui para frente.

GoBusters já mostrou sinais de que terá um novo momento com os acontecimentos dos últimos episódios e até com a nova abertura (algo inédito). Honestamente, eu fico preocupado com mudanças de rumo repentinas no meio da série.

Comparando novamente, outra série que teve uma mudança brusca assim foi Ohranger e quem acompanhou conseguiu perceber claramente essa situação.

Kamen Rider Wizard

Brilhante!

Um detalhe que me chamou muita atenção foi a estreia de Kamen Rider Wizard. Ainda não vi o primeiro episódio, mas tudo que foi mostrado até agora me leva a crer que será uma série não tão adulta nem com uma temática super séria. Sendo assim, não parece que a Toei está tentando, ao menos imediatamente, conseguir alcançar exatamente o público perdido de Kamen Rider e sim aumentar ainda mais o público jovem, especialmente na faixa dos pré-adolescentes/adolescentes.

No caso de GoBusters, acho provável que eles acentuarão ainda mais os elementos clássicos da franquia. O problema é que muita coisa fica difícil de encaixar sem ficar bastante forçado, então a expectativa é grande.

Espero, mas infelizmente não acredito, que eles farão o mesmo que parecem estar fazendo com Wizard: expandir o público que se manteve. Porém, nesse caso, o público adulto. Isso significaria dar mais tensão à história e aos personagens.

BuddyRoids001

Agora o show é só deles

Há espaço pra isso em Go-Busters e funcionaria, mas a qualidade da série não é necessariamente a prioridade, e neste caso o oposto acontecerá. A tendência é que a série fique mais relaxada, com mais ênfase nos elementos cômicos (vide Buddyroids provavelmente), vilões mais bobos (como o Dumbleroid) e talvez maior presença do Messiah.

Com isso, já podemos especular como será o sentai do ano que vem. Se eles tentarem fazer o mesmo movimento anterior, será algo na linha de Carranger: bobo, exagerado e bastante infantil. O problema é que tivemos recentemente uma série bem neste estilo, GoOnger, com números também bem baixos. Tudo dependerá de qual será o caminho seguido e o resultado da reformulação.

Para conferir os números mais detalhadamente você pode clicar aqui, aqui e também aqui!

– Advertisement – BuzzMag Ad
1 Comment

1 Comment

  1. Jose disse:

    Eu ri do kamen rider malhação mas acho que wizard pode conseguir restaurar a audiencia dos kamen riders ate por que eu vi o primeiro episodio e achei muito bom dos sentais eu prefiro não comentar nada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad