Menu

A arte de fazer cosplays – Wagner Maciel

Patrine 12 anos ago 1 58


Dando sequência aos bate papos com cosmakers, acho que a maioria dos leitores do Senpuu já conhece o trabalho do Wagner Alves Maciel (você também pode entrar em contato com ele pelo wagner.alvesmaciel@gmail.com) que a gente sempre divulga por aqui!

A intenção deste post é conhecer um pouco mais sobre como “surge” um cosplayer/cosmaker e qual foi o caminho seguido por ele. Além disso, o Wagner deu algumas dicas de materiais e possibilidades para a construção de cosplays.

Como os cosplays entraram na sua vida?

Depois de ter acesso a internet, muitas pessoas começaram a postar vídeos, fotos e matérias sobre tokusatsu. Eu me lembrei dos heróis da minha infância como Jaspion, Changeman e Kamen rider, então, resolvi procurar vídeos no Youtube. Logo vi vários episódios que me reacenderam aquele sentimento gostoso de quando assistia nossos heróis detonando com os inimigos.

Depois de um tempo eu vi um vídeo de um cara fazendo um molde de gesso da própria cabeça para fazer um capacete parecido com de um sentai e, logo me veio a ideia de fazer um capacete do Kamen Rider Black. Claro que não usei a técnica do vídeo, mas comecei a procurar formas de fazer esse capacete.

Tive muito trabalho mas finalmente consegui. Depois de pronto , um amigo do Orkut conhecido como Jaspion Brasileiro perguntou se eu não faria o restante da armadura, então eu decidi fazer meu primeiro cosplay.


Quais materiais você usou para construir o Kamen Rider Black?

Usei borracha de e.v.a para fazer as partes e revesti com espuma e couro sintético para dar acabamento, tudo com costura reforçada para ele não ficar soltando partes durante minha empreitada nos eventos.

E de onde surgiu a ideia de ir para eventos?

Eu nunca tinha ido em um encontro de cosplays e muito menos feito esse tipo de trabalho. Ai quando fiz foi tudo de uma vez, fui no meu primeiro Anime Festival com meu primeiro cosplay que, pra minha surpresa, agradou a maioria das pessoas.


Foi aí que você começou a pensar e trabalhar no seu próprio herói?

Fiz a armadura do Zector, que é um herói que eu criei com a intenção de fazer um filme. Eu usei os mesmos materiais e técnica que usei no Kamen Rider Black. O Zector foi inspirado nos Kamen Riders mas, infelizmente, o filme ainda esta só no papel devido à falta de pessoas dispostas a participar. Mas espero fazer esse filme, com certeza.

Você fez mais trabalhos depois desses?

Depois eu fiz dois capacetes para dois amigos. O Kamen Rider Black RX e o Kamen Rider 1. Por último eu fiz um cosplay do Kamen Rider Joker, da série Kamen Rider W. Eu fiz ele todo de e.v.a , inclusive o capacete, usando uma cola especial e muito resistente. Apesar dos detelhes do Joker que formam a letra W na armadura, eu não tive dificuldades em fazê-lo mas, eu tive que comprar o cinto, pois não tinha como fazer devido aos detalhes e os sons que ele faz.

Meu último trabalho foi uma cópia do capacete do Jaspion que fiz a partir de uma peça já pronta. Mas eu estou melhorando os detalhes do capacete para ficar o mais fiel possível .

Que mensagem você pode deixar para quem quer se tornar um cosmaker?

Eu vou seguindo aos poucos com esse hobby, tentando fazer nas horas livres pois meu trabalho às vezes me impede de fazer tudo o que eu queria, então tenho que escolher o que fazer já que cosplay é viciante e, no caso de tokusatsu, as dificuldades são grandes. As pessoas que querem fazer um cosplay de tokusatsu, não desistam viu?! Apesar de ser difícil, depois que você termina e vai em um evento, é gratificante o reconhecimento das pessoas que vão curtir como se você fosse o próprio herói que você está homenageando!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

1 Comment

1 Comment

  1. Pierrot disse:

    Grande Wagner. Eu o também entrevistei e ele sempre é uma luz no fim do túnel para aqueles que querem começar na arte dos cosplays de tokusatsu

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad