Menu

Tutorial Cosplay #005 – Kamen Rider Black RX

karin 12 anos ago 0 144

Bom dia pessoal, a segunda-feira chegou e, para começar bem a nossa semana, venho trazer um tutorial mais completo e diferente, já que não se trata de um vídeo e sim de fotos com explicações bem detalhadas do cosplay.

O autor desse tutorial é o Pedro L. Martins, um grande cosplayer de Brasília. Ele já fez cosplay de Evangelion, Kamen Rider Black RX, Cybercops, One Piece, entre outros. Ninguém melhor que o próprio autor para explicar o passo a passo, então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

KAMEN RIIIDEEER!!

“Ele vive, a cada instante, combatendo um inimigo fatal! “ =D

Para começar, vamos pela parte mais tensa… O CAPACETE!!


A velha receita de bolo da vovó xD

Corte uma tira de papelão fino ou papel paraná, meça na sua cabeça,  dê uma folga para as orelhas, e feche um círculo, sempre com fita crepe!

Depois passe outras tiras por cima, vá testando como fica na sua cabeça! Quando ficar ajustado na cabeça, (igual a foto acima) preencha os espaços com triângulos de papel paraná!

Em seguida, fixe outro papel paraná no rosto e atrás do capacete, desenhe o formato do capacete e corte. Faça outras partes como o queixo, nuca, em cima desse papel do rosto!

Com  tudo isso pronto, cole uma camada de tiras de papel e cola, para que a fita não se solte e para que fique mais firme.

O capacete do RX nessa etapa ficou assim:


Como eu não tinha nenhuma ideia de fazer o “olho” vermelho do kamen rider, eu coloquei lentes nesses buracos  para enxergar e coloquei o ovo de páscoa nele xD

Depois disso eu passei uma camada de fibra de vidro!

\,,/_

Isso sim é um material, do mal! xD

Antes de usar, recomendo comprar um saco de luvas descartáveis porque essa m**da de cola não sai!! x_x

Para prensar a fibra no papel, use um cano de PVC, você pode adaptar com um arame para ficar igual a um rolinho de pintura!

Prepare a área! Se sujar o chão com resina, prepare-se para uma morte lenta porque não sai não! Coloque jornais no raio de alcance, e deixe uns perto pra limpar os materiais, uma perna etc xD

A resina FEDE! Fede mais do que você possa imaginar, faça longe do seu quarto e, se possível, da sua casa!  Por esse motivo, use óculos para que nenhum pedaço de fibra acerte no olho…

Você usa uma máscara para o fedor xD mas é importante os óculos também!

Materiais:
Manta de fibra de vidro (um metro quadrado rende mta coisa!)
Resina + catalisador (acho que 2 litros para cada metro quadrado é suficiente. Acredite, a resina é mais importante que a fibra xD)

TIP: se quiser arriscar, a fibra pode ser substituída por TNT (nao o explosivo xD, aquele tecido quebra-galho! ) na tentativa de fazer o olho do Kamen Rider, eu experimentei:

Explicando a foto acima: eu fiz um molde de argila, que está embaixo desse TNT vermelho, esperei secar, e dei umas pinceladas com resina. Coloquei uma folha de TNT e passei mais resina em cima. Fiz umas quatro camadas. Detalhe: se fizer o molde de argila, use vaselina para não grudar!

Aqui dá pra ver as camadas, e o molde de argila:

O molde retirado e as bordas cortadas:

Não ficou nada com o que eu esperava, eu queria algo mais transparente, mas fica a dica, se alguem precisar disso ai xD

Voltando à fibra!!

Eu uso a fibra de vidro dessa forma: (se tiver errado me corrijam, mas deu certo xD)

Com a peça de papelão já pronta para receber, corte algumas tiras de fibra de vidro (com tesoura mesmo) usando as luvas, claro! Tenho que dizer, a fibra tem um poder maligno de causar coceira mortal!! \,,/ Por isso, não toque nela xD
Usando as luvas, vá cortando as tiras de fibra com  mais ou menos 5 cm de largura e deixe num lugar SEM VENTO!

Coloque a resina num pote de plástico ou vidro (copo descartavel não serve, ele derrete!! O_O), use um pincel velho (e dê adeus a ele, por que vai endurecer igual uma pedra xD), para misturar o catalisador na resina! A quantidade varia muito, o quanto de resina que você usar etc, mas nao passa de umas gotas de catalisador, se colocar muito ele endurece e se colocar pouco ele nao seca @_@

Misturada a resina, passe uma mão no local a ser “fibrado” e coloque uma tira de fibra! Aperte com o rolinho até a fibra sugar a resina e ficar colada, passe outra camada de resina em cima e continue assim!

Você passa a resina (molha a luva de resina), pega a fibra, (cola a fibra na mao cheia de resina), passa mais resina… Sua mão vai virar uma luva de vidro!! Por isso devemos usar várias luvas descartáveis. Até eu descobrir isso, passava muuuuita raiva colando os dedos xD


Essa parte escura atras do capacete é a primeira camada de fibra! As peças cinza e preta são E.V.A, daqui a pouco eu chego nessa parte ^^

Quando secar, corte as rebarbas e retoque com resina alguma falha. Você notará que não ficou uma textura completamente lisa, isso é normal, pois não estamos usando uma fôrma para a fibra,  (o que seria muito mais trabalhoso xD) Mas é simples,  eu cobri com massa rápida!

A massa é mais fácil de aplicação e lixação, não precisa de catalisadores, seca rápido, e não fede =D Aplique com uma espátula ou um pedaço de papelão, depois lixe com uma lixa muuuuito fina, a mais fina possível, e passe a lixa com movimentos longos para ficar uma superfície sem morros!

Esse do RX ainda tem os olhos de inseto,  que fiz com fôrma de ovo de páscoa e papel holográfico! \o/

As antenas, fiz com uns ferrinhos que achei em casa, da primeira vez fixei eles com durepoxi mas, como caíram o evento todo, fiz uma dobra na ponta e dois furos no capacete, eles ficaram encaixados nesses furos! E os detalhes, borda dos olhos, boca e a gola foram de E.V.A!

ARMADURA!

Finalmente a parte mais massa!!


Para as partes do peito, cinturão e cueca (tentei pensar num nome melhor, mas é uma cueca msm xD) e botas usei apenas: E.V.A. 5 milímetros! Nos braços e ombros usei em conjunto E.V.A. fino e papel paraná.

Como o E.V.A é caro, não é viável cortar ele sem fazer moldes e testar no corpo as peças, então recomendo desde papelão, papel (paraná, folha de prova, trabalho antigo, papel higiênico xD), o objetivo é fazer uma armadura prévia, que seja possivel cortar o quanto quiser, para ajustar ao corpo e aos movimentos!

Nesse caso eu juntei as partes na altura dos ombros, como a gola da armadura é removível, foi possível fazer isso. As laterais sao fixadas com velcro, mas… como colar o velcro??!

Boa pergunta! Uma das grandes questões que sempre me atormentou foi de um velcro descolar! Realmente um saco! Mas isso foi antes de conhecer, a Cola Contato!!

Mais conhecida como cola de sapateiro, cola catarro (segundo Thelmo_Goiano), entre outros, a vantagem dessa cola é ela ser praticamente um super bonder em litro!! =D

Algumas marcas não possuem a química de efeito alucinógeno, então pode usar sem riscos xD

Desvantagem: uma que você só repara ao fazer armaduras grandes, o modo de aplicação da cola é bem bizarro! Use um pedaço de e.v.a ou papelão para passar o grude,  a diferença é que você deve passar nos DOIS LADOS onde deve ser aplicado e  esperar 10 min antes de juntá-las!! @_@ WTF!!!?!?

O ruim é que o velcro é colado um positivo e um negativo em cada peça, se for por exemplo as duas laterais do peitoral, serão quatro velcros,  como deve passar a cola nos dois lados, tem q passar nos quatro velcros e nos quatro pontos da armadura, e como na minha foram oito velcros, igual a 16 peças para passar cola!!


Para fazer os músculos, usei outras duas camadas de E.V.A , o símbolo no peito foi feito na camada de cima, deixando à mostra a camada de baixo, fazendo um relevo!

As duas linhas abaixo foram feitas com uma faca de serra. Como esse E.V.A é grosso, eu fiz duas linhas de alguns milímetros entre elas, perfurando até a metade do E.V.A, depois eu “cavei” entre as duas linhas, criando uma linha em relevo! Aquela placa cinza no abdomen (vide fotos do cosplay pronto) é um E.V.A com as linhas feitas da mesma forma!

Nas bordas do músculo, eu passei uma mão de massa plástica, para deixar liso, mas nao deu muito certo xD Como  esse peitoral é maleável, começou a rachar nas bordas. Por isso, se quiser deixar uma peça lisa, lixe o E.V.A!! Leva mais tempo, mas fica melhor =D

Testando a “cueca” xD

A cueca foi exatamente o mesmo processo do peito, um molde de papelão para ajuste, depois cortado no E.V.A! Os velcros foram colocados na frente, para ser uma peça única (se eu abrir ela no chão forma um ” T”) , e aproveitando uma linha que ja existia no KH original!

OMBROS

Tenho que mostrar também como eu fiz essas ombreiras! Eu recomendo usar essa técnica em último caso, se não encontrar nada pré-fabricado com o mesmo formato, vai no estilo cosmaker xD


Primeiro fiz essa estrutura com canudinhos de papel (ancient technique learned with “tia do jardin de infancia” xD) dobrados e fixados com o bom e velho durex!


Tapei os espaços vazios com tiras de papelão de caixa de sapato (reciclagem Fuck Yeah xD)


E por último colei papel em cima. Com cola branca mesmo! Papel em cima e nas bordas, para dar firmeza e umas duas camadas de cola pura por cima, para não escapar alguma ponta de papel. Depois que a cola secou, tirei esse canudo que atravessa os cantos. Ele servia apenas para manter a curvatura da ombreira!

Eu ainda passei uma camada de massa plástica em cima, mas dependendo do acabamento da colagem, poderia ser pintado diretamente!


CINTO, BRAÇOS e PERNAS

O cinto foi simples, uma tira de E.V.A fechando na “fivela”, que foi feita com dois retângulos, também de E.V.A. No retângulo de cima, estão os buracos, fazendo o relevo e mostrando o E.V.A de baixo, vermelho.

Os braços (o preto e o verde) foram de papelão com  E.V.A fino por cima (eu teria feito de E.V.A grosso, mas falta de recursos, sabe como é xDD). Eles se fecham com zípers (colados no papelão com cola contato).

Fiz alguns cortes para as linhas do cotovelo e pulso e as luvas, são luvas comuns, com E.V.A fino colado… E sabe qual é o unico jeito de ficar no lugar certo os E.V.As? Simples! só vestir a luva e colar com cola quente!! Preciso dizer que isso causa Muuuuita dor?! xD

As pernas são de E.V.A 5mm, fechadas atras com ziper tambem e as botas, são botinas de peão mesmo xD

PINTURA

Nesse Kamen Rider eu experimentei tintas à base d’água (e tintas spray também, que causaram BOLHAS no E.V.A!!  O_O graças a nosso amigo Cana! xD)

Ficou o resultado que eu queria, uma tinta fosca!! Mas se eu quisesse brilhante teria que impermeabilizar o E.V.A, com cola PVA, cola Rhodopás ou a tinta Suvinil Esmalte à base de água com secagem rápida, que conheci pelo Mr. Thelmo. A desvantagem dessa tinta, é que ela gruda em outra peça com a mesma tinta (mesmo depois de seca!), e como ela forma uma camada plastica, se grudar uma peça na outra, sai a tinta inteira e caga sua pintura O_O

Eu uso ela mais como base, para outras tintas (óleo, automotiva) compro uma lata branca, que serve de base pra tudo =D


ULTIMOS DETALHES

Eu fiz também a “Metallion” , espada/sabre de luz do KR, no bom e velho estilo “Macgyver”  ;D

Comprei duas pastas transparentes, cortei cinco retângulos, um menor que o outro, ai foi só fazer os cilindros, fechando com durex transparente, e jogar um dentro do outro, do menor para o maior! A luz veio de uma lanterna no cabo, que foi feito de papelão e papel laminado em cima =D

A calça verde! Achei um tecido verde brilhante (nao é cetim!!) e a maravilhosalindafofa Thalyta costurou pra mim de graça =D (só ficou um pouco curto, devido aos recursos mesmo, só tinha grana para meio metro de tecido xD)

BOSGAN!

Aquele inimigo do Kamen Rider (no estilo 80’s), eu fiz aquele capacete, não é algo de se orgulhar xD Fiz ele uma semana antes do evento, com papelão, durex, papel e pasta vermelha!
mas quebrou um galho! Deu pra brincar xD

Acho que acabou…

 

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad