Menu

Das antigas: Spectreman, um tokusatsu com pegada ecológica

Ale 12 anos ago 13 160


Conheça mais sobre Spectreman, o primeiro herói ecológico.

Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E, apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as àguas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!

Era com esta narração apocalíptica e uma música de abertura muito rock n’ roll, que grudava a petizada na frente da televisão nos anos 80. Inicialmente na Rede Record na década de 70 e depois na TVS (atual SBT) nos anos 80 no Programa do Bozo e Show Maravilha, o andróide dourado combatia os terríveis monstros poluidores do macaco espacial Dr. Gori.

Criado no Japão pela extinta produtora P-Productions (que criou também anos depois Lion Man), foi exibida com grande sucesso de 2 de janeiro de 1971 até 25 de março de 1972 na Tv Fuji, totalizando 63 episódios.

Nesta época no Japão existia um boom de heróis gigantes para rivalizar com o clássico Ultraman, e deles Spectreman foi um grande sucesso, inovador pelo tema de ecologia, personagens carismáticos e aventuras bem estruturadas.


A história

O maligno cientista Dr. Gori escapa da prisão galáctica no planeta Èpsilon, na distante Constelação de Sagitário auxiliado pelo fiel Karas. Após uma mal sucedida tentativa de tomar o poder, o Dr. Gori foge em seu disco para o Planeta Terra após uma tempestade eletromagnética.

Um grupo de vigilantes espaciais oriundos da Nebulosa M-71 os Dominantes, recebendo o pedido de capturar os simióides, envia o oficial Spectreman ao planeta Terra. Chegando a Tóquio e tendo que operar disfarçado do carismático Kenji, ele logo se une ao Grupo Anti-Poluição (e que depois seria renomeado de Grupo Anti-Monstros) chefiado pelo Chefe Kurata, e seus comandados Ota, Kato, Wada, Minnie e Yumi.

Escondido dos olhares dos humanos numa base dentro de um vulcão, o Tirano Dr. Gori se apaixona pela fauna e flora deste planeta e contando com a poluição existente, resolve criar monstros para erradicar os humanos e tomar posse do planeta. Sendo frustrado pelo herói Dourado, muitas vezes Gori era obrigado a contratar piratas espaciais, mercenários, vampiros espaciais e aliens que por acaso aterrisavam aqui.

Na hora da emergência, o simpático Kenji dava uma de malandro para sair dos olhares de seus colegas e ao gritar “Dominantes, às Ordens” era transmutado para sua forma cibernética e podia crescer, voar, soltar raios coloridos (o que fez receber o nome de Spectreman pelos humanos), arremessar shurikens, lâminas nas luvas até ao mortal Spectroflash – que só podia ser usado uma vez após sua transformação e despendia muita energia e era o raio final na batalha contra o monstro do dia.


Com todas suas virtudes e deliciosos defeitos especiais, Spectreman é uma série cult como poucas.

Spectreman estava longe de primar por sua produção. Os efeitos especiais eram os piores possíveis: os cenários pareciam de papelão da pior qualidade e dava para se notar nitamente onde ficava a cabeça, os braços e mãos dos dublês que faziam os monstros.

A P.Productions até chegou a ousar nos primeiros episódios usando stop-motion – técnica de animação de bonecos filmados quadro a quadro – nas lutas do herói contra algumas das criaturas do Dr.Gori. O resultado ficou abaixo da crítica e então se optou pelas velhas e boas fantasias de látex e cenários de isopor.

Apesar de efeitos e direção pobres, as histórias tinham humor, dramaticidade e situações criativas. Spectreman tinha, acima de tudo, um lado humano muito bem explorado. E foi por isso que ele garantiu seu lugar como um dos heróis mais importantes já criados no Japão.

Episódios marcantes

01/02 – Dr. Gori, o criador de monstros (episódio de estréia, onde Gori cria seu primeiro monstro Hedoron, que surgia através de uma espuma dos esgotos.)

09/10 – O monstro bicéfalo (Spectreman versus um rato voador gigante de duas cabeças, precisa dizer mais alguma coisa?)

11/12 – A terrível transformação (Um motorista de caminhão de lixo é transformado num monstro por Gori e se suicida no final.)

21/22 – Contatos imediatos do 4o. Grau (o alien Zunon cai na Terra e obrigado por Gori une-se a um monstro descebrado numa batalha de vida ou morte contra Spectreman.)

23/24 – O vingador (o garoto Saburo é atropelado e entra em coma, e seu subcosnciente cria o monstro Semáforo procurando vingança contra o motorista imprudente.)

28/29 – Fúria Cega (Spectreman fica temporariamente cego e precisa reaprender a lutar.)

34/35 – A Pedra Lunar (astronautas retiram uma pedra na Lua que na verdade era um ovo do mortífero monstro Celementério que vem à Terra reavê-lo.)

38/39 – A ameaça do antigo Egito (Dr. Gori transforma a Esfinge do Egito num perigoso monstro para derrotar Spectreman).

40/41 – Um amigo para Giro (Gori cria o pacato monstro Macanuron que faz amizade com o garoto Giro por meio das músicas que ele tocava com sua gaita de boca.)

44/45 – O Vampiro do Espaço (Num episódio sombrio Kenji enfrenta a ameaça do vampiro espacial Vordalak numa aventura inesquecível!)

50/51 – O impostor (Spectreman enfrenta seu sósia maligno criado por Gori.)

55/56 – O solitário Cavaleiro do Espaço (o boa-praça e mercenário espacial Meteoro desafia Spectreman para um duelo estilo caubói, a fim de saber quem era capaz de disparar mais rápido seu raio mortal.)

61 – Pânico no Parque de Diversões (mercenários do espaço vs Spectreman).

62/63 – A última batalha (Dr. Gori, cansado de várias derrotas encontra um lutador de boxe com a capacidade de reação mais rápida que a de Spectreman, e ao passar essa habilidade a um monstro prepara o duelo final!).

Curiosidades

– No Japão o seriado tinha o incomum título de “Símio Espacial Gori”, que durou do episódio 1 ao 20, logo após foi renomeado para “Símio Espacial Gori vs Spectreman”, que foi do episódio 21 a 39, para finalmente ser batizado de “Spectreman” que foi do episódio 40 até o 63.

– No Brasil, dos 63 episódio produzidos, pouco mais de 50 foram exibidos, a maioria dos episódios eram duplos.

– Para o mercado americano foi refeita a abertura e composta uma música bem rock n´roll que ajudou a divulgar e cativar o público, esta abertura marcante veio ao Brasil.

– A dublagem, feita nos estúdios da TVS (que era também o nome original do SBT), era recheada de vozes marcantes, como Carlos Seidl (Dr. Gori) e Potiguara Lopes (Karas), os populares Seu Madruga e Prof. Girafales do Chaves, entre outros.

     

– No Brasil a Editora Bloch lançou uma Revista em Quadrinhos do Spectreman (que tinha as cores mudadas para azul e cinza) e foi rebatizado de Kenji para Kenzo, a revista fez muito sucesso, sendo publicada até o número 30. Nas aventuras desenhadas por Eduardo Vetillo, o nosso herói enfrentava vários tipos de vilões, desde piratas espaciais até múmias espaciais e é claro o maligno Dr. Gori (que nestes quadrinhos não tinha o cabelo loiro e sim escuro!).

– O piloto recusado da série, de 8 minutos, tinha como ator principal Jiro Dan (que fizera Hideki Goh no seriado O regresso de Ultraman), o nome de Elementman e enfrentava o maligno Karas (Raa no original)! O visual do herói era vermelho e prata.

– O ator Tetsuo Narikawa, o intérprete de Kenji, a identidade humana de Spectreman (falecido em 01 de janeiro de 2010) era um grande mestre de karatê, sendo o fundador e presidente da Liga Nacional Japonesa de Karatê.

Se você quiser conhecer mais ainda sobre esta série, ouça o que comentamos no Senpuucast 56!

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Alexandro Lima é Ilustrador publicitário e desde os anos 80 espera um chamado dos Dominantes.

13 Comments

13 Comments

  1. Silvano Sebun disse:

    Uma outra curiosidade era que o mesmo dublê que vestia a roupa de Ultraseven também vestia a do Spectreman. Fãs do ultraseven quando assistem spectreman percebem no ato, suas poses, jeito de andar, pular e tudo mais, remetem a mesma pessoa, que pode ser confirmado nos créditos… claro que ai é preciso sacar japonês rs rs rs, mas ta la, o mesmo dublê. Gostei da matéria.

  2. DEKABARUERI disse:

    Estou a procura deste gibis raros de spectreman

  3. Ricardo disse:

    Já postei no senpuucast (e foi ignorado pelo jeito) então vou postar de novo:
    “JIRO DAN NÂO INTERPRETOU SPECTREMAN NO EPISÓDIO PILOTO”. Deixo aqui um link da entrevista com Jiro Dan desmentindo o caso.

    http://2.bp.blogspot.com/_xXehKqSBeFU/SU46dB7p9YI/AAAAAAAAATY/Jm7aHFsJ1WM/s1600-h/Jack+05.jpg

    É preciso fazer novas pesquisas antes de fazer uma matéria e não se basear ou copiar o que já foi dito ou escrito por outras fontes. Não estou aqui para criticar pois gosto do site e também quero alertar sobre os erros, sim à outros erros nessa matéria, mas a mais irrelevante é esse mito que Jiro Dan fez o piloto, do resto pessoal, bom trabalho!

  4. Ale disse:

    Olá Ricardo, quanto ao seu comentário referente ao ator Jiro Dan, eu pesquisei não só num site, utilizei vários sites (inclusive antigos e que hoje já estão fora do ar, na frança e EUA) e tenho o episódio piloto em mãos e o ou o ator é clone do Jiro ou ele simplesmente esqueceu que fez o piloto, obrigado pelas observações e saiba que pela minha experiência de jornalista (mais de 20 anos) sei que se deve usar mais de uma fonte para redigir uma matéria, o que no caso eu utilizei sem peso na consciência, um grande abraço!

  5. Ricardo disse:

    Mas Alexandro, eu não postei apenas um “comentário referente ao ator Jiro Dan”, eu postei um scan da entrevista que Jiro Dan concedeu a antiga revista Henshin, onde o próprio responde a pergunta do reporter negando ter feito o piloto de Chojin Elementman. Mas você com 20 anos de experiência prefere acreditar que é ele por causa da aparência ou pior, acha que o ator esqueceu de tê-lo feito? Paciência, afinal japonêses são muito parecidos mesmo. Também tenho o episódio piloto de 12 minutos, e digo mais, mesmo com toda sua pesquisa existem muitos erros ainda meu amigo. Respeito seus 20 anos de jornalismo, mas respeite o fã, pois existem muitos erros na sua matéria que eu não preciso pesquisar para perceber e informação errada se expalha rápido, assim como o mito desse piloto.
    Abraço!

  6. Silvano Sebun disse:

    Era comum, alias até hoje é comum, revistas do genero usar matérias gratuitas, ou seja, o cara curte, quer fazer fama, escreve de graça… pior, escreve o que quer e como quer. Tenho essa revista, não um scan mas a revista mesmo. Tenho todas, ela nunca teve muita credibilidade infelizmente. Vale lembrar que o episódio piloto de Spectreman não tem créditos, foi apenas para ser exibido a um grupo de empresários que fizeram as mudanças que acharam justas. Muita coisa foi mudada, mas o que colaborou para Jiro Dan não interpletar spectreman foi justamente o convite da Tsuburaya, uma empresa que na época tinha muito mais peso que a P-Productions, para interpletar o novo ultra da franquia, e obviamente ele optou para o que foi melhor para sua carreira. Por questão mercadologica ele nega ter feito tal papel. E outra, não é apenas uma lenda, todos que assistiram o piloto com qualidade identificam o Jiro Dan no ato, infelizmetente o camarada acima está equivocado ao dar prestigio a apenas uma revista oportunista que ja até saiu do mercado de tão “forte” que era pondo em cheque o que todos os donos de sites de tokusatsu seja no Brasil ou no exterior tem como verdadeiro. A matéria ta show, liga não, sempre tem invejosos de plantão… so para finalizar, tenho uma bela coleção de revistas do genêro, e o que tem de erros grosseiros, bizarros… enfim, e isso ai, parabéns.

  7. EURICO disse:

    Spectreman é um dos meus favoritos, sempre que posso assisto os dvds, até fiz uma mascara dele de fibra de vidro!! Fazer o que fân è fân!!

  8. Silvano Sebun disse:

    Segundo o confiavel IMDb Jiro Dan de fato fez o episódio piloto Elementman que mais tarde viria a ser Spectreman no papel de Joji Gamou (Kenji). Segue os links.:

    Spectreman
    http://www.imdb.com/title/tt0262177/

    Jiro Dan
    http://www.imdb.com/name/nm0199022/

    Jiro Dan Bio IMDb
    http://www.imdb.com/name/nm0199022/bio

  9. Ricardo disse:

    Gostei muito da matéria e respeito o site e toda a equipe, como disse antes. E dou muito valor a tudo que é feito por fãs. Pra mim, a palavra do ator vale mais que qualquer outra fonte, porém, aceite e acredite quem quizer, da maneira que achar que deve.
    No mais, parabéns pela matéria. É sempre bom relembrar Spectreman.

  10. DANIEL disse:

    Quem tiver os gibis ou souber onde
    tem me fale que eu compro !

  11. EDUARDO disse:

    POIS É… UM TEMA TÃO INTERESSANTE SOBRE ECOLOGIA E PRECISOU LEVAR EATOS 40 ANOS (1971 – 20110 PRA FALAREM DE ECOLOGIA DE NOVO COMO ACABOU ACONTECENDO EM 2011 COM O TOKUSATSU CHAMADO GUERREIRO ECOLOGIO ECOGAINDER
    QUE ME PARECE SER UM ÓTIM OTOKUSATSU TBM ASSSIM COM OFOI O CLASSICO SPECTREMAN DE 1971 E QUE FOI EXIBIDO AQUI NO BRASIL PELA SAUDOSA TV MACNHETE E TBM PELO SBT EM AMBAS AS OPORTUNIDADES NA DECADA DE 1980

    http://fansubsandays.blogspot.com.br/2012/06/guerreiro-ecologico-ecogainder-ep-01.html

  12. silverio bachemann dias disse:

    Nossa… Peguei uma época que era reprise no SBT.. tempo maravilhoso, que juntávamos os primos pra ver episodio de Spectreman por eramos pobres e continuamos rsrsrs… porque so tínhamos televisão na casa de um dos meus primos, que tempo bom…hoje nao se da para ver mais nada com toda essa tecnologia.. A unica coisa que conforta eh ficar vendo na internet..

  13. samuel oliveira disse:

    Uma curiosidade que tenho é: quantas atrizes participaram da série, pois se não me engano acho que foram quatro. Queria saber qual o motivo da saídas delas ao longo da série, especialmente a primeira a Minnie a mais bonita de todas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad