Menu

Evento comemora 50 anos do filme King Kong VS. Godzilla

Patrine 12 anos ago 0 55


Nos últimos oito anos, a companhia que faz exibição de filmes e organiza festivais de cinema no Norte da Califórnia, Bay Area Film Events (BAFE), realizou eventos que vão de Godzilla a Ultraman, passando por James Bond, Beatles, festas de Halloween, tributos a filmes de terror, noites de filmes no estádio de baseball dos Giants em San Francisco Giants e um monte mais de coisas diferentes.

Para celebrar os 50 anos de Godzilla, em 2004, a BAFE realizou a Godzillafest no Teatro Castro em San Francisco. Foram sete dias de comemorações, com a exibição de vinte filmes, contando com a participação de convidados muito especiais, entre eles Akira Kubo, Hiroshi Koizumi, Russ Tamblyn, Jerry Ito, Ed Keane e o ator que usa a roupa de Godzilla, Tsutomu Kitagawa.

Depois de fazer apresentações dos clássicos como “The Munsters” e “Os três patetas”, agora as atenções estão viradas novamente para o Godzilla, dessa vez para o aniversário daquele que é, sem duvidas, o filme mais popular do personagem: “King Kong VS. Godzilla“.

As comemorações vão acontecer num sábado, dia 16 de junho, com início previsto para as 18h30. A banda The Deadlies, prometem muita música ao vivo e algumas surpresas relacionadas a monstros gigantes, logo no início do evento. Eles são um novo tipo de surf band, influenciada por artistas como The Ventures, Dick Dale e The Chantays, assim como o som da Califórnia de Buck Owens e Dwight Yoakam, mantendo a presença do surf punk californiano representado por The Dickies, Agent Orange and Top Jimmy e The Rhythm Pigs.


O evento será apresentado por Balrok do TV20’s Creepy Kofy Movietime, e contará com música ao vivo com a banda The Deadlies e convidados experts em Godzilla, Ed Godziszewski e Steve Ryfle.

Ed foi editor da revista japonesa “Giants” desde 1977 e é o autor do aclamado livro de 1995, “A Enciclopédia Ilustrada de Godzilla“. Como escritor e pesquisados dos filmes de efeitos especiais no Japão, ele contribuiu para inúmeras publicações, incluindo o “Japanese Fantasy Film Journal“, “Retrovision” e “G-Fan”.

Em 1979, ele foi autor da história de capa (uma visão ampla da série Godzilla) para a edição inaugural da revista de horror Fangoria, e foi um dos primeiros fãs americanos para uma visita aos estúdios da Toho e da Tsuburaya Productions no Japão. Nos anos seguintes, Ed visitou o país diversas vezes e conheceu e entrevistou muitos cineastas relacionados a tokusatsu. A equipe de um documentário japonês da NHK devolveu o favor entrevistando Godziszewski em sua casa para um especial de televisão sobre Godzilla que foi ao ar em 1998.


Já Steve Ryfle é o autor do livro “Japan’s Favorite Mon-Star“, considerado uma da melhores referências sobre Godzilla escrita em língua inglesa. Como jornalista ele escreveu para o Los Angeles Times, Chicago Tribune, San Francisco Chronicle, Virginia Quarterly Review, Japanese Giants, Cinescape, Fangoria, Retrovision, Shock Cinema, blaxpoitation.com, Henshin! Online, Stomp Tokyo, E! Online, e Ifilm.com. Ele contrubuiu ainda como editor e colunista para a Creative Screenwriting.

Em 2004, Steve e Ed escreveram e produziram em parceria “Bringing Godzilla Down to Size: The Art of Japanese  Special Effects“, um documentário sobre a criação e evolução dos filmes de efeitos especiais do Japão “Bringing Godzilla Down to Size” foi lançado no American Cinematheque e foi comercializado em DVD pela Classic Media em 2008.

Outra parceria dos dois foi em 2009, quando produziram os extras para o DVD da Sony “Icons of Sci-Fi: Toho Collection“, que contava com os clássicos de Ihiro Honda/Eiji Tsuburaya “Mothra”, “The H-Man” e “Battle in Outer Space”. Atualmente, os dois especialistas estão trabalhando em uma biografia definitiva do diretor Ishiro Honda.

Voltando ao evento da semana que vem, a BAFE vai apresentar também um tributo memorial para o designer de efeitos especiais da Toho, Yasayuki Inoue. Ele foi o responsável pelo design de algumas das imagens mais icônicas dos filmes clássicos da Toho de 1954 a 1985. Os especialistas Ed Godziszewski e Steve Ryfle vão discutir sobre o trabalho de Inoue, via video conferência.


A noite ainda vai contar com a presença, ao vivo, do designer de figurinos conhecido como “Monsterman” do Canal SyFy, Cleve Hall! Cleve está no suporte de design de jogos desde que era um adolescente. Os monstros são sua especialidade, o que encaixa com a personalidade de um homem que se veste todo de preto e dirige um carro de funerária.

Hall criou obras-primas para incontáveis grandes filmes da Paramount Pictures, DreamWorks, Warner Bros e Disney, incluindo os sucessos “Como treinar seu dragão“, o filme de ficção científica original “Sharktopus“, “Ed Wood” e “Pee Wee’s Big Adventure“. Ele elaborou ainda as fantasias de Godzilla e King Ghidorah.

Do currículo de Hall também valem ser citados programas de TV como “Yo Gabba, Gabba”, pelo qual ele recebeu uma indicação ao Emmy e seus trabalhos com bandas de rock, incluindo KISS, fazendo a “armadura” de Gene Simmons e ainda “Insane Clown Posse“, “Alice Cooper“, “Tenacious D” e “Devo“.


Um leilão de caridade com pinturas e desenhos de artistas locais e de fora, representando suas interpretações da famosa cena do “Grande Mergulho” de “King Kong VS. Godzilla”, na qual Kong está nadando com Godzilla em sua cauda. Muitos fãs vão, definitivamente, querer adquirir uma dessas obras de arte.

Mas as atrações da noite ainda não acabaram! Kyle Yount vai levar seu KaijuCast para o evento e vai gravar áudios para uma nova edição de seu podcast. Os fãs vão poder registrar seu amor por Godzilla e gravar para que todo mundo saiba o que faz do personagem a melhor estrela de cinema cuspidora de fogo e radioativa de todos os tempos.

Além de tudo isso que falamos aqui, é claro que também serão exibidos vídeos raros, prêmios, propagandas e muito mais!


A noite será exclusiva para celebrar todos os aspectos do Godzilla, com um certo macaco gigante invadindo a festa!

O histórico “BAL Theatre” é a casa da diversão, eventos especiais, música ao vivo, comédia, mágica, documentários, palestras, sci-fi & filmes de horror, filmes estrangeiros e independentes para a população da Costa Leste norte americana.

Você pode conseguir mais informações desse evento comemorativo no site da Bay Area Film Events e no Facebook da empresa.

Quem estiver por lá e tiver disponibilidade, pode comprar ingressos pelo Ticketleap.

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad