Menu

Heróis por trás das máscaras

Mozart 12 anos ago 6 139

Em qualquer produção de entretenimento sobre heróis, inclusive nos tokusatsus, podemos observar uma marca registrada que é a máscara.

O trunfo de alguns heróis, inclusive, é a famosa identidade secreta. Nas nossas queridas séries japonesas, esse artifício é explorado de várias formas.

Alguns heróis guardam ao máximo sua identidade para a própria segurança. É o caso de Ryusei Sakuta (Meteor), o herói secundário de Kamen Rider Fourze, tenta ao máximo não mostrar que é Meteor para, dessa maneira, se manter dentro do Clube Kamen Rider e obter informações.

Por outro lado, na mesma série, temos o protagonista Gentaro Kisaragi, que não se importa em divulgar que é Fourze, colocando seus amigos e a si próprio em perigo.

Em Jaspion, o herói principal também não esconde a verdade de ninguém e nem sequer se preocupa em manter um nome fictício, se  apresentando como Jaspion tanto em sua forma civil como quando está transformado no metal hero.

Nos Sentais, em alguns casos, isso não é diferente. Os componentes dos grupos expõem suas identidades em boa parte das séries. Uma forma interessante de observar isso são os últimos episódios desse tipo de séries. Por ser um capítulo especial na história, o henshin é mais elaborado e emocionante, mostrando cada um dos heróis sem a máscara antes de se transformarem.

Além disso, normalmente, todos da vizinhança (e porque não do país inteiro), sabem que os Sentais são heróis representados por um grupo de pessoas conhecido por todos.

Recentemente, Gokaiger nos deu a oportunidade de rever nossos personagens favoritos. Para que fosse possível a associação ator-personagem-herói, eles apareciam (bem mais velhinhos, é claro) sem suas roupas de batalha, seguidos da identificação com uma imagem da máscara sobreposta aos seus rostos!

O Senpuu selecionou imagens que mostram algumas dessas cenas dos nossos heróis.

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Vulgo Mozart Gomes é o Fundador , administrador e idealizador do Senpuu. Designer Gráfico, Mozenjaa é o responsável por todas as mudanças no layout do Senpuu, tanto as boas quanto as ruins. Fã de tokusatsu desde a era manchete, resolveu consumir diariamente todo o seu amor pelo tokusatsu, criando o Senpuu.

6 Comments

6 Comments

  1. sergiosampa disse:

    E só para lembrar, quem começou com essa historia de aparecer nas séries sem a máscara, foram os MMPower Rangers. Acho que a Saban fez isso para o público assimilar melhor esse “novo” tipo de série, mostrando que cada personagem humano era realmente um Ranger. Nos sentais antigos eu não lembro de ter visto essas aparições sem máscara nas séries. Mas uma mais atual que mostra isso é a Hurricanger, onde o visor da frente abre, mostrando o rosto deles (aaaah… a Nanami…!)…

  2. Mozart disse:

    Sergio eu me lembro de Maskman acontecer isso no último episódio! Então não acredito que tenha sido por causa da Saban.

  3. sergiosampa disse:

    Ah sim isso realmente acontecia, eu tinha esquecido. Também tem aquele episódio de Cybercops que o Marte arranca o capacete.
    Mas em tokusatsu sempre teve aquela magia da máscara (do guerreiro mascarado), às vezes sendo parte de uma armadura, outras vezes sendo uma mutação completa do corpo. As séries sabanizadas nunca respeitaram isso, fazendo a transformação dos rangers parecer somente uma roupa colada com um capacete, perdendo a essência do sentai.
    Lembro que nos sentais antigos, quando eles eram machudados, ficavam um buracos na roupa saindo uns fios, mostrando que a transformação não era só tecido e plástico, mas nunca vi isso em PR. E nos sentais de hoje em dia vira e mexe, eles aparecem sem máscara, como você disse, nos últimos episódios.
    Talvez essas mudanças sejam mesmo reflexo do tempo.

  4. fahrenheit212 disse:

    Não sei se conta, mas os Flashman nos primeiros episódios abriam o “visor combate” mostrando parte dos rostos( na verdade somente seus olhos).

  5. Mozart disse:

    Claro que conta Fahrenheit

  6. Eduardo disse:

    em 1987 a saban ja estava fazendo negocio com a toei masss a parceria ainda ñ havia sido firmada e isso so ocorreria em 1992 portanto a saban ñ tinha autonima nenhuma sobre qualquer coisa que ocorresse em maskman

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad