Menu

Godzilla tem edições especiais em DVD e Blu-ray

Patrine 12 anos ago 2 4


No dia 24 de janeiro, a prestigiada Criterion Collection lançou “Godzilla” (Gojira, 1954) e o filme “Godzilla king of the monsters” (1956) em DVD e Blu-ray numa fantástica edição especial.

Para a Criterion, lançar “Godzilla”, representou uma das maiores honras que o filme jamais recebeu e solidificou seu status, não só como um filme clássico de monstro, mas também uma importante realização cinematográfica.

Os fãs de Godzilla de todo o mundo deveriam se orgulhar pelo fato de este filme entrar para uma série que inclui a maioria dos lançamentos de Akira Kurosawa.

De acordo com a empresa, o filme nunca esteve mais detalhado, graças ao refinado exame feito pela Spirit Datacine e a decisão da Criterion de manter a granulação da imagem intacta.


Vale ressaltar que o filme não passou por nenhum tipo de edição, com o reconhecimento da Guarda Costeira do Japão, que no começo tinha sido cortada tanto da versão clássica quanto da edição da British Film Institute, e inclui todos os recursos ópticos, ao contrário da versão clássica. Além disso, a nova edição vem com opções de legendas que podem ser selecionadas e adicionadas ao filme.

“Godzilla: King of the monsters” também passou por uma restauração, considerada tão importante quanto a de “Godzilla”, já que apresenta um salto ainda maior na qualidade (todas as edições anteriores da versão trabalhada foram feitas em cima de uma forma de vídeo lançada no início dos anos 80) e apresenta, pela primeira vez, em home video, a versão original que foi exibida nos cinemas em 1956.

Conforme solicitado por Toho, essa edição especial não tem a tela dos créditos de abertura, vistos em algumas versões de 16mm do “Godzilla: King of the monsters”. Foi usada uma abertura foi criada especificamente para a versão da TV, distribuída nos anos 70.

Quanto ao áudio, os dois filmes passaram por processo de restauração. O som é bem claro destacando bem a gravação do compositor Akira Ifukube.


Extras

A Criterion incluiu uma seleção variada de bônus, a maioria deles produzidas exclusivamente para essas edições, incluindo algumas outras de versões anteriormente lançadas.

Para se diferenciar das edições inglesas que estavam sendo lançadas na mesma época, a Criterion escolheu incluir o máximo de extras únicos para evitar cair no lugar comum. Entre os bônus estão:

Comentários em áudio: comentários do especialista em cinema, David Kalat, estão em cada uma das versões dos filmes. Os DVDs possuem capítulos para ajudar o ouvinte a achar mais facilmente os pontos chaves de cada comentário. Uma linha do tempo tem a mesma função na versão Blu-ray.

Entrevistas do elenco e equipe: são disponibilizadas novas entrevistas com os atores Akira Takarada e Haruo Nakajima e com os técnicos em efeitos especiais Yoshio Irie e Eizo Kaimai, além de uma entrevista com Akira Ifukube gravada em 2000, para o primeiro lançamento do filme em DVD.

Cenas não usadas em Godzilla: é composto por tomadas do filme, a maioria que não tem conexão com o resto da produção, mas são, provavelmente, algumas das cenas com os efeitos mais convincentes de todo o filme.

Entrevista com Tadao Sato: essa é uma entrevista com o crítico de cinema Tadao Sato que fala, em inglês, sobre as perspectivas contemporâneas dos japoneses em relação ao filme.

O Dragão Azarado: este áudio com o historiador Greg Pflugfelder fornece muitas informações sobre a tragédia real da vida de Daigo Fukuryu Maru, que inspirou o filme.

Trailers: O trailer original que foi ao ar nos cinemas japoneses de “Godzilla”, porém com baixa resolução. O trailer dos cinemas americanos de “Godzilla: King of the monsters” também está no mesmo formato como extra.

Poesia após a bomba atômica: um ensaio do crítico J. Hoberman está no folheto que acompanha o DVD.

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

2 Comments

2 Comments

  1. Rafael Kaen disse:

    Alguns fãs reclamaram da capa, que foi feita por um quadrinista, diziam que o bicho era o da versão Millenium e tal!
    Mas acho que ninguém reclamou do conteúdo e da qualidade da imagem!

  2. rafael taira disse:

    Hum legal. E ouvi dizer q em outubro de 2012 pode sair uma nova americanização de Godzilla. Se sair vou postar uma resenha do filme no meu site assim q sair nos cinemas. E tbm seria muito legal um podcast de godzilla feito pelo senpuu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad