Menu

Entrevista com Hiroshi Watari (Sharivan)

Mozart 12 anos ago 3 172

Tradução do japonês para inglês: Tetsuya Shima
Tradução do inglês para português: Ana Carolina Dias
Entrevistador: Yu Tagami
Do livro: “Uchuu Keiji Taizen -Gavan Sharivan Shaider no Sekai”, editora Futabasha
Editores: Mikio Ando & Studio Hard

Dando continuidade à série de entrevistas com os atores que interpretaram os Detetives do Espaço da Toei, o Senpuu traz a tradução de mais uma conversa. Dessa vez, o “SciFi Japan” falou com Hiroshi Watari, o Sharivan.

– Por favor, nos conte porque você se juntou à JAC (Japan Action Club).

Eu amava heróis como Ultraman e Kamen Rider desde muito cedo. Eu também estava absolutamente encantado com a aparição de Shinichi Chiba (Sonny Chiba) em Key Hunter. Muitas vezes eu imitei o Sr. Chiba por diversão. Quando eu era um estudante ginasial, eu queria me tornar um ator, nesse tempo foi lançado um filme chamado “Kenka Karate Kyokushinken (também conhecido como “Champion of death”), estralando o Sr.Chiba. Depois, Etsuko Shihomi apareceu em “Kikaida 01”, e contou em uma revista como começou sua carreira como membro do JAC, então eu me interessei pelo clube.

Quando eu estava na 9ª série, eu tentei visitar o escritório do JAC no verão. Eu sai da prefeitura de Niigata em um trem que saía durante à noite, já que Shinkansen Express ainda não existia. Então, essa viagem foi tipo uma aventura para mim. Infelizmente o escritório tinha mudado de endereço e eu não consegui achá-lo. Então, acabei voltando para casa no mesmo dia.

 – Então… Você não conseguiu nem achar o escritório do JAC?

Não. E meu pai se opôs ao meu plano, então eu comecei de novo no colégio. Mas, eu ainda não tinha perdido minha fascinação pelo JAC, aí me juntei ao clube de ginástica da escola. Eu pensei que poderia desenvolver as habilidades necessárias para ser dublê praticando as barras paralelas e o cavalo. Eu assistia “Chojin Bibyuun” e via aquelas atuações  fantásicas dos dublês nas cenas de ação. Algumas vezes eu colocava esteiras no chão do ginásio e pulava do segundo andar do prédio.

Eu ainda tinha uma paixão pelos dublês, então comecei a terceira série na escola e fui para Tóquio no verão, mais uma vez. Eu menti para o meu pai e disse “Eu fui chamado para me tornar técnico de ginástica em um acampamento por uma semana.” Eu tentei visitar o escritório e no caminho fiquei  atônito ao conversar com um travesti (risadas). No final da tarde, eu consegui chegar ao escritório.

Eu entrei no prédio e disse: “Eu gostaria de me juntar ao JAC.”, então eu ouvi um resposta curta: “Nós não estamos aceitando membros agora. Faça uma boa viagem de volta para casa.” Eu imediatamente sai do prédio, mas eu não queria deixar a chance passar, então voltei para o escritório dizendo: “Eu estou desesperado para me juntar ao JAC.” Então me disseram: “Nós vamos ter testes de seleção no próximo mês de Março, venha nessa época então.”

Eu estava pensando em como gastar o resto dos seis dias, então eu voltei novamente e disse: “Eu estava considerando se poderia participar dos treinamentos.” (risadas) Consequentemente, eu tive permissão para observer os treinamentos. Eu consegui o endereço da academia de treinamentos, mas ainda demorariam dois dias para a data do início dos treinos. Então, eu me escondi em uma área de armazenamento no telhado do escritório e passei a noite lá.

– Nossa! Você fez igual ao Den Iga ou um agente secreto!

Eu não tinha ninguém em quem contar em Tróquio e eu estava com medo de ser abordado por algum travesti. De repente, começou a chover e eu fiquei muito triste, eu me lembro claramente. De qualquer forma, o dia dos treinamentos chegou. Foi um momento muito esperado e eu assisti o treinamento deles e encontrie ‘Battle Kenya’! (risadas)

– É o Kenji Ohba, certo?

Shihomi-san também estava lá, e eu queria converser com ela. Então eu disse: “Eu quero fazer parte do JAC.” Eu sabia que ela responderia: “Por favor, volte para a seleção em Março”, ela disse. Eu pensei “Nossa! Eu acabei de falar com Etsuko Shihomi! Minha visita à Tóquio já compensou.”, sabe? Então eu acompanhei o treino deles todos os dias, até a data em que retornei para casa. Depois, eu tentei os testes de seleção em Março e passei!

– Os testes naquela época eram mais competitivos que hoje em dia?

Sim, era o tempo em que “Momochi Sandayu” foi lançado e Hiroyuki Sanada teve grande popularidade. Foram 4.200 inscrições e apenas 40 pessoas passaram. Apenas um a cada cem foram bem sucedidos.

– Qual foi a sua primeira aparição?

Foi “Stuntman Monogatari” (A história do dublê), cujo ator principal foi o Sr. Sanada e foi apresentado no Teatro Shinjuku Koma. Nós começamos os ensaios em Junho e fizemos apresentações públicas em Julho e Agosto. Depois eu fiz alguns personagens em “Taiyou Sentai Sunvulcan”.

Junji Yamaoka, o coordenador dos dublês me deu um pequeno papel. Normalmente eu fazia os grunhidos de um robô, mas às vezes atuava como o Vul Shark, que era normalmente interpretado por Takanori Shibahara. Porém, quando filmamos a cena onde Sunvulcan estavam cercados por um monstro e faziam um back flip, o Sr.Shibahara fez o Vul Eagle e eu usei a roupa do Vul Shark no lugar dele.

Meu nome real é Hiroshi Watanabe e meu apelido era ‘Nabe’. Yamaoka-san e outros membros do JAC me chamavam de Nabe, de forma amigável.

– A sua experiência com ginástica ajudou você?

Eu acredito que sim. Naquela época, o Sr.Chiba apareceu em um comercial de uma bebida alcoólica chamada ‘Warikka’. No dia da filmagem do comercial, eu fui Tsukibito do Sr. Chiba. (‘Tsukibito’ é um atendente pessoal para uma pessoa importante.) Eu passei o tempo todo entre as tomadas com o Sr. Chiba, mas eu também estava nervoso porque eu não tinha idéia do que deveria fazer, ficamos em silêncio…

– Mas já era um grande progresso desde o dia em que você só assistia os heróis na TV, ao é?

Exatamente (risadas). De Outubro até o fim de Novembro, eu atuei como Totem Pole Monger em “Sunvulcan” no parque de diversões Kourakuen Yuuenchi.

As filmagens de “Dai Sentai Goggle V” começaram no ano seguinte. Junichi Haruta interpretou Kanpei Kuroda (Goggle Black), e era ele também quando o personagem estava transformado. No episódio 7, eu tive a chance de atuar como Goggle Black. Eu fiz uma cena de luta e tinha a fala: “Ele fugiu.” Eu interpretei também o monstro Tori Mozu no segundo episódio da série.

Logo, as filmagens de “Gavan” começaram.  No primeiro episódio eu fiz o papel do Double Man, e também o próprio Gavan na cena em que ele destroy um prédio voando e usando o Laser Z Beam. A pose do Laser Z Beam foi criada por Osamu Kaneda, Minoru Yokoyama e eu!

– Eu não sabia que você tinha interpretado tantos papéis. Estou muito surpreso!

Não é supreendente que um calouro no JAC deva fazer muitas coisas. Eu também estava usando a roupa do Gavan nas cenas filmadas em close. Então o Sr.Chiba me disse para ir à Kyoto ser dublê dele. Eu trabalhei em “Kage no Gundan II” (“Shadow Warriors II”), “Kage no Gundan III” e “Yagyuu Juubee Abaretabi”.

– É impressionante. Em menos de um ano você fez mais que o Sr. Ohba e o Sr. Haruta fizeram em toda a carreira.

Eu fui o sucessor de Akira Kurosaki, então. É uma grande honra para mim ter sido dublê do Sr. Chiba. Depois de um ano eu participei de uma seleção para Den Iga (Sharivan). Alguns dias depois, o Sr.Chiba me disse: “Você passou no teste de seleção.” Então, eu recebi meu nome artístico, “Hiroshi Watari.” Logo depois de ter feito uma aparição especial em “Gavan”, as filmagens de “Sharivan” começaram. Eu tinha 19 anos na época e as pessoas perto de mim diziam: “Wow! Você será o próximo protagonista!” e “Mantenha a audiência alta!”

– Você contracenou com Kenji Ohba, não é?

Kenji-san foi muito gentil. No episódio 42, quando Den Iga fez sua primeira aparição, ele brincou: “Carregar você fez meu ombro doer.”(risadas) Tudo que eu pude dizer foi “Me desculpe.” Então ele riu e disse “Estou brincando!”(risadas).

– Ser o protagonist testou não só a sua capacidade como dublê, mas também suas habilidades para atuar, certo?

Exatamente, eu fui desenvolvendo habilidades na atuação, mas não tinha idéia do quanto eu seria reconhecido. Quando eu assistia o primeiro episódio de “Sharivan”, eu pensei “Não@ Eu sou um péssimo ator!” (risadas). Eu me senti terrível. No começo eu tentei atuar de forma cômica como Kenji-san e o Sr.Chiba, mas eu não conseguia. Quando eu atuei junto de Kenji-san em “Sharivan”, nós competimos um com o outro subconscientemente. E no final das contas, Kenji-san era muito melhor do que eu. Consequentemente, tudo que eu podia fazer era somente o meu melhor sem truques.

Em “Gavan”, Kenji-san deixou a impressão que a franquia dos detetives espaciais era cheia de cenas de ação de tirar o fôlego, mesmo antes do herói se transformar, então eu senti muita pressão para manter essa impressão. Eu não era muito bom em coreografias de combate, então eu devo muito aos atores que interpretaram os inimigos.

– Jun Murakami usou a roupa de Sharivan e Gavan. Como era sua relação com ele?

Nós estávamos ligados pela fé, eu acredito. QUando eu era um calouro no JAC, eu vi alguém usando roupas de ginástica do JAC, enquanto usava um orelhão para ligar para casa. Eu o cumprimentei e era o Sr. Murakami. Nós vivemos no mesmo prédio, o quarto dele era no primeiro andar e o meu no secundo.

Sendo assim, o Sr. Murakami frequentemente me visitava dizendo “Olá, faça um pouco de café para mim” ou então “Eu estou morrendo de fome. Faça um Yakisoba para mim.” (risadas) Eu preparei Yakisoba para ele, imaginando como ele sabia que eu tinha Yakisoba na geladeira.

Durante as filmagens de “Sharivan”, nós estávamos sempre juntos. Algumas vezes ele me dava conselhos. Por exemplo, ele me ensinou como aterrisar no chão de forma estilosa. Eu acho que ele queria compensar pelo café e o Yakisoba (risadas).

– Como era seu relacionamento com Yumiko Furuya, a Lily?

Ela tinha 24 anos de idade na época, então eu senti como se ela fosse minha irmã mais velha. Ele ficou mais íntima do Sr. Murakami no meio da série, ela dizia “Itterasshai” (Tenha um vom dia), e via o Sr. Murakami mesmo nos dias em que não eram gravadas cenas da Lily. Eu me perguntava porque ela estava no quarto do Murakami na época (risadas).

– Após o término das filmagens de “Sharivan”, eles se casaram, não é isso?

Sim, eles são felizes até hoje. Nós éramos como uma família na época, então eu adorava as filmagens.

– Por favor, nos conte sobre as filmagens do ultimo episódio.

Kenji-san me disse que ele queria fazer uma cena de luta comigo. Eu imaginei se realmente poderíamos fazer e então encontrei com o Sr. Kaneda (coordenador dos dublês) no ônibus, no caminho para o set de filmagens e percebi que realmente poderíamos fazer. Na verdade, quando Retsu e Den se encontraram aos pés do Monte Fuji, eles tiveram uma cena de ação. Essa cena não estava no script original, foi uma idéia do Kenji-san.

Depois de terminar toda a filmagem, eu me senti muito sozinho. Os dublês e outras pessoas da equipe se ocuparam na preparação de “Shaider”, mas eu não. Eu pensei que esse é o destino do protagonista. Eu deveria ter trabalhado no palco depois de vinte anos, e isso pareceu muito distante para mim.

O longo período de três anos antes de eu começar a fazer “Sharivan” foi cheio de constantes desafios para mim. Naqueles dias eu fui aos palcos em Kourakuen Yuuenchi, e disse para o público: “Vocês poderão assistir o episódio final de “Sharivan” em breve, por favor fiquem ligados.”

Olhando para trás, eu estou muito feliz por ter feito parte desse maravilhoso programa de TV, criado por pessoas com habilidades fantásticas. Eu gostaria de aparecer em uma série tão legal novamente.

Eu acredito que a franquia Uchuu Keiji é comparável a Ultraman e Kamen Rider, então eu ficaria feliz se novas séries dos detetives do espaço fossem criadas. Den Iga está pronto para apoiar um novo Detetive Espacial. Eu os incentivo a fazerem novas series enviando várias propostas.

Espero que a publicação do meu livro seja um estopim para a criação de novas séries. Se houver algo que eu possa fazer por essas series, eu farei com toda a minha energia. Eu estou ansioso para ver isso em algum lugar qualquer hora!

PlayPlay
– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Vulgo Mozart Gomes é o Fundador , administrador e idealizador do Senpuu. Designer Gráfico, Mozenjaa é o responsável por todas as mudanças no layout do Senpuu, tanto as boas quanto as ruins. Fã de tokusatsu desde a era manchete, resolveu consumir diariamente todo o seu amor pelo tokusatsu, criando o Senpuu.

3 Comments

3 Comments

  1. rafael taira disse:

    muito boa essa entrevista. Gostei das informações,sempre achei q o sobrenome dele fosse Watari; confesso q até conhecer o winspector sempre achei ele o ator mais style dos tokusatsus. De quando é essa entrevista? tomara q vcs consigam achar a entrevista com o ator q fez o sahider. pelo q sei o ator do shaider morreu novo então pra procurar algo sobre ele só se for algo de mais ou menos da década de 90.

  2. Davide disse:

    Essa entrevista é antiga, é da época de Sharivan! Tanto que ele não cita a sua participação em Jaspion como Boomerman e nem o seu 2º protagonista, Spielvan! Mas msm assim gostei, deu pra saber diversas curiosidades da época! o/~

  3. Mozart disse:

    Sim Davide foi retirada de um livro, a próxima entrevista é a do Hiroshi Tsuburaya que faleceu em 2001.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad