Menu

Tetsuo II – Crítica

Mozart 12 anos ago 1 5

Tetsuo II: Body Hammer

Ficção Científica/Terror – 83 min.

Direção: Shin’ya Tsukamoto

Roteiro: Shinya Tsukamoto

Com: Tomorowo Taguchi, Shinya Tsukamoto e Nobu Kanaoka

Texto: Alexandre Landucci

Sequencias são um problema. Sempre que um filme (qualquer que seja ele) alcança grande sucesso, seja de público ou de crítica, e se permite a isso, a desconfiança e a boataria passam a fazer parte do dia a dia da produção e causam comparações entre o original e o derivado.

Tetsuo 2, sequencia do mais que pirado filme de 1989 é ao mesmo tempo parecido e completamente diferente do filme original. Parecido por manter a aura de insanidade, por manter Tsukamoto no comando do projeto, por ter uma narrativa praticamente inexistente e por ser igualmente perturbador visualmente.

Mas, é absolutamente diferente quanto ao uso de toda essa perturbação. Se o original era ousado e abusava da precariedade técnica para sair-se muito bem, com ideias geniais e soluções visuais impressionantes (baseadas principalmente em stop-motion) Tetsuo II: Body Hammer é afetado e não entrega sequer uma história minimamente atraente. Tsukamoto passa boa parte do filme entre duas realidades confusas e que mal podem ser explicadas. Por um período acompanhamos os traumas de Taniguchi, um homem que passa todo o filme sendo perseguido e “mutado” por um grupo de proto-skinheads que seqüestram seu filho, ao mesmo tempo em que vemos uma serie de flashbacks perturbadores que acompanham os traumas do personagem principal, com requintes de muita violência.

Se em Tetsuo, acompanhávamos a mudança de homem para máquina, aqui a transformação é de que homem em arma.  A fotografia sempre caótica é um grande destaque, sempre em movimento acompanhada de uma noção estética mais rica do que no filme original. Em Tetsuo, a produção teve de se contentar com muito pouco dinheiro e, por conseqüência, cenários paupérrimos. Aqui, muitas cenas externas e uma visão interessante sobre Tóquio transformam a metrópole em uma cidade fantasmagórica, com muitos espaços cinzentos e vazios em meio aos prédios envidraçados.

Tsukamoto deixa um pouco de lado os efeitos visuais de stop-motion, para apostar em algo mais visceral. São linhas brancas em fundo escuro que transmitem o destempero e observam a mente perturbada desse homem que aos poucos está se transformando em uma máquina de matar.

A sequencia de perseguição – que acontece logo no começo do filme – em que Taniguchi e sua esposa Kana partem atrás de seu filho seqüestrado é brilhante, perturbadora na medida certa e tem uma conclusão brutal e chocante. Pena que o restante do filme seja tão cheio de ideias e intenções que fica no meio do caminho entre uma obra prima e uma tragédia monumental.

Tetsuo II empaca justamente naquilo que o primeiro tirou de letra: sua história. Se o primeiro não tinha uma narrativa brilhante, era compreensível e divertida em seu exagero trash, enquanto essa sequencia, peca exatamente por levar a sério demais uma ideia absurda por natureza. É tudo muito sério e sisudo, um desenvolvimento de personagens que tenta dar profundidade por meio de flashbacks amarelados que deveriam mostrar a história de família de Taniguchi, mas, que consegue apenas confundir ainda mais uma narrativa que é no fundo, um fiapo.

Tsukamoto perdeu a mão e fez de um conceito excelente e bizarro, um amontoado de efeitos legais, fotografia epiléptica e violência gráfica.

Nota

Já conhece o blog mais completo sobre cinema no Brasil?

Blog Fotogramadigital

– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Vulgo Mozart Gomes é o Fundador , administrador e idealizador do Senpuu. Designer Gráfico, Mozenjaa é o responsável por todas as mudanças no layout do Senpuu, tanto as boas quanto as ruins. Fã de tokusatsu desde a era manchete, resolveu consumir diariamente todo o seu amor pelo tokusatsu, criando o Senpuu.

1 Comment

1 Comment

  1. sergiosampa disse:

    Olá pessoal! Estou passando aqui para publicar o recem lancado single Switch ON completo.
    Segue o clipe e a mp3. http://www.megaupload.com/?d=HQCU5G3T http://www.megaupload.com/?d=KU9Y1JA6

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad