Menu

Repercussões no Japão

Patrine 13 anos ago 0 4
.

Como repercussão da catástofre que assolou o Japão nos últimos dias, os jornais tentam publicar o máximo de temas relacionados aos recentes acontecimentos.

Acompanhando o site de notícias internacionais da UOL, achei uma matéria interessante que mostra como a questão dos terremotos e tsunamis são comuns na cultura japonesa, inclusive aparecendo frequentemente nas histórias de ficção como os mangás.

A matéria, originalmente do jornal Le Monde, foi traduzida por Lana Lim e traz informações sobre algumas publicações que tratam ou já trataram dos temas, além de informar quais mangás estão com o lançamento temporariamente suspenso.

Segue na íntegra:
Terremotos e tsunamis são temas onipresentes nos mangás japoneses

Hokuto no Ken, Akira, Neon Genesis Evangelion. O apocalipse, qualquer que seja sua forma, é um tema importante do mangá, as histórias em quadrinhos japonesas sempre muito populares e de incrível dinamismo. O espectro do tsunami e do terremoto aparece em inúmeras séries, onde pode servir de motor da intriga, de pano de fundo para uma história água-com-açúcar, de campo de ação ou de ponto de partida distante que justifica a existência de um mundo pós-apocalíptico.

É o reflexo do cenário do mangá, que, de acordo com seu público-leitor, é dividido em “seinen” (para adultos, com temática “séria”), “shojo” (para meninas), “shonen” (para meninos) e muitas outras subcategorias.

Em “Tokyo Mew Mew” (2000), um mangá leve para jovens garotas, o personagem principal se vê dotado de poderes mágicos e de uma aparência felina após um terremoto; do outro lado do espectro, “Tokyo magnitude 8” (2009) pinta com realismo cuidado as consequências de um sismo gigantesco que devasta o arquipélago. Esta última série descreve um caminho iniciático bastante clássico, o de dois sobreviventes nas ruínas de uma ilha artificial atingida por um terremoto, mas também procura descrever a organização dos resgates com grande atenção aos detalhes.

Dentre essas várias obras, uma se destaca de forma particular: “Spirit of the Sun” (2003), de Kaiji Kawaguchi. O mangá começa com um terremoto gigantesco, tão forte que corta Honshu, a principal ilha do Japão, em duas partes, seguido por um tsunami que devasta o que resta do país. O exército chinês, fingindo levar ajuda humanitária, toma posse daquilo que logo vem a se tornar o “Norte-Japão”, enquanto o exército americano se instala ao sul.

Publicações suspensas

Com ares de mangá pós-apocalíptico clássico, “Spirit of the Sun” também pincela, com certa sutileza, um retrato crítico do Japão dos anos 2000. Faz alusões mal-disfarçadas à severa política de imigração conduzida por Tóquio nas páginas que descrevem as condições de vida dos refugiados japoneses em Taiwan.

São temas correntes e transversais, mas nem por isso o terremoto e o tsunami são assuntos neutros. “X”, um mangá fantástico inspirado na Bíblia e mais particularmente no Apocalipse, teve sua publicação suspensa por vários meses em 1995: por mostrar inúmeros terremotos, que deveriam anunciar a iminência do fim do mundo, o mangá afetou a sensibilidade de muitos leitores, uma vez que Kobe acabava de ser atingida por um terremoto que deixou quase 6.500 mortos.

Várias publicações deverão ser suspensas nos próximos dias no Japão: as reprises na televisão da adaptação para desenho animado de “Tokyo magnitude 8” já foram suspensas, e outros animês que incluem cenas de tsunamis foram tirados da programação ou estão sendo modificados.

A equipe do Senpuu continua na torcida para que tudo se resolva da melhor maneira possível na terra do sol nascente. Que as pessoas consigam se reorganizar e voltar ao ritmo normal da vida.

Além disso, esperamos informações sobre retomada da produção cultural que, afinal de contas, é o foco principal do nosso site. Mais novidades serão postadas assim que possível.

Ajude o Japão!


– Advertisement – BuzzMag Ad
Written By

Patrine atende, às vezes, pelo nome de Ana Carolina Dias é produtora de conteúdo do site e editora do Senpuucast. Também é jornalista, fez estágio como assistente de produção em rádio e atualmente trabalha como editora de web.

Leave a Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

– Advertisement – BuzzMag Ad